-->

domingo, 17 de setembro de 2006

E o tutorial não era tão bom assim...

Neste outro post, falei de um tutorial que supostamente explicava como inserir legendas em um DVD que você já tem, mantendo todos os menus e legendas originais.

Pois bem. Acabo de testar o tutorial e descobri que não é bem assim. O tutorial foi editado 39 vezes e, provavelmente quando o autor adotou o DVD-Lab Pro (lá pela página 8 do tópico), deixou de ser possível manter as legendas originais do filme.

Isso foi decepcionante. Um balde de água fria mesmo :(

Tive que ler todas as 16 páginas procurando entender isso e lá pela página 12 é que o autor do tutorial admite que as legendas originais precisarão ser ripadas para texto com OCR e reinseridas no filme. Lamentávelmente, poderia ter editado o tutorial pela 40a vez explicando isso, mas não o fez. É por isso que eu não costumo recomendar tutoriais sem testá-los antes :(

O link para as legendas nos menus se perde e você só poderá acessá-las via botão subtilte do remoto.

Vou continuar fazendo testes com o processo, de qualquer forma, porque embora não seja tão bom quanto eu esperava, ainda é útil. Só vai dar mais trabalho chegar ao resultado desejado.

E certamente funciona para quem quer apenas inserir uma legenda selecionável, sem manter as originais.

[18/12/07] Veja aqui um tutorial que funciona.

2 comentários:

  1. Olá, Jefferson!

    Eu já brinquei com esse tutorial que você postou e embora dependendo do caso ele funcione, de fato é bem chatinho. Descobri um que é bem mais simples.

    http://forum.videohelp.com/viewtopic.php?t=275603

    Basicamente o PGCDemux separa os VOBs em arquivos de audio, video, legenda e um txt com capitulos.

    Vc usa um programa como o Subtitle Creator para criar uma legenda sup baseada numa srt por exemplo. Então vc pode trocar por uma das sup originais que nao o interessa ou a adiciona.

    Então usa o Muxman pra juntar de novo o video, audio, legendas, capitulos, etc. E finaliza com o Vobblanker para juntar ao menu original.

    Se vc simplesmente trocar uma legenda sup do DVD original por uma criada, está pronto. Se for o caso de adicionar uma a mais vc tem q fazer um passo adicional com o Ifoedit para editar os arquivos texto IFO do dvd. Mas isso é mais simples do que parece, é só seguir o tutorial direitinho.

    Depois q descobri esse método nao uso outro. Coloco legendas BR em DVDs gringos e europeus q baixo, troco versão full nacional por um uma wide estrangeira que ache na net, etc.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou pesquisando isso agora e, o tutorial usando o subtitle creator do vcdhelp até funciona no PC, mas ao colocar no player standalone (eu tenho LG e PROVIEW) eles simplesmente se perdem e congelam quando vão mostrar a nova legenda. Alguma sugestão?

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.