-->

domingo, 10 de setembro de 2006

Mancada na recuperação de dados

Um amigo me pediu socorro ontem por ter deletado acidentalmente 80GB de arquivos do seu HD. Na operação, decidi tentar primeiro o Ontrack Easy Recovery 6.10, cujo método de recuperação exige que você copie os dados para outro lugar. E como eu não tinha 80GB livres em nenhum HD, coloquei na mesma máquina um HD de 40GB e um de 30GB, para pelo menos poder copiar a maior parte dos arquivos.

E não é que depois de 8H de processamento, marquei 36GB de arquivos recuperados para mover para o HD de 40GB e... não havia nenhum HD para onde eu pudesse mover!

Fiquei invocado com o Easy Recovery, achando que era mais um de seus bugs (sua versão antiga, quando ainda era chamado de Tiramisu, é melhor em muitos aspectos) , mas depois de pensar um pouco acabei descobrindo o motivo: meus dois HDs estavam formatados com NTFS.

Eu geralmente não uso NTFS. Mas para meu azar esses HDs eram justamente destinados a duas máquinas onde estou experimentando com NTFS no Windows XP. Salvei os dados de recuperação do Easy Recovery em outra partição do HD do meu amigo e espero poder recomeçar a recuperação de onde parou, sem ter que processar por 8 horas novamente.

Além disso, já passam das duas da manhã e não estou mais com saco para mover meus dados para outro lugar e formatar os HDs com FAT32.

2 comentários:

  1. Jefferson, já experimentei vários programas de recuperação de dados e o meu preferido é o Getdataback (tem uma versão para FAT e uma para NTFS). Com ele você vê a listagem dos arquivos encontrados e escolhe os que quer recuperar. Basta clicar no arquivo e copiar pro outro HD que pode ter qualquer tipo de partição. Pode até ver se o arquivo está OK antes de copiar.

    ResponderExcluir
  2. A única diferença para o (not so) Easy Recovery parece ser o suporte a NTFS, que já é de grande ajuda para os distraídos como eu. Vou tentar testar esse software.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.