-->

sábado, 23 de setembro de 2006

Um DivX Player mais "light"

Dez dias atrás, eu estava ajudando um de meus leitores a diagnosticar um problema com o Avisub e precisei baixar o DivX Player 6.3 da DivX para fazer testes, já que é o único software que conheço que exibe as legendas embutidas do DivX 6/DMF (quem conhecer outro, por favor comente!).

Levei um susto quando vi o tamanho do instalador: 15MB

Comparando com outros softwares "Media Player" populares:


Como era o jeito, baixei e mandei instalar, torcendo para que eu pudesse deselecionar o que eu não queria.

Que nada. Para instalar o player, o instalador me obrigou a instalar o codec DivX6, no qual eu não tinha o mínimo interesse.

Depois de instalado, fui verificar se não tinha um jeito de rodar só o player em outra máquina, sem precisar instalar o codec também. Depois de alguma tentativa e erro, catando DLLs, consegui.

O resultado está aqui

A minha versão "light" tem apenas 6.6MB compactada e 17.2MB descompactada. Roda sem precisar de instalação. Nem dele mesmo e muito menos do Codec DivX6.

Reproduz DivX e XviD no Windows XP SP2 recém instalado (nenhum codec ainda instalado) sem precisar de arquivos extras. Ainda não sei se roda no Windows 95/98. Você sequer precisa ter o FFDShow ou o codec XviD instalado para rodar XviD com ele. A princípio, você só precisa dele e do Ac3Filter para rodar a maioria dos AVIs, mas ainda preciso fazer mais testes.

Encontrou um problema ou incompatibilidade? Comente!

17 comentários:

  1. O player mais rápido que já vi de Divx é o DzMovies Multimedia Player, e só pega 200k. Para ver legendas divx em qualquer player, também nesse uso o DivxG400, só tem um problema, ele não enxerga os códigos Itálico dos .srt e não funciona se o codec avisub estiver instalado e ativado, mas não troco pelo avisub, porque tem várias opções de configuração.

    DzMovies:

    http://www.divx-digest.com/software/dzmovie_play.html#downloads

    DivxG400

    http://www.tac.ee/~prr/videoutils/divxg400.html

    ResponderExcluir
  2. Jonatas,

    Avisub não é um codec e nem sua função é exibir legendas externas. Você talvez esteja confundindo com o DirectVobSub/vsFilter, que também não é um codec, é um filtro.

    Quero ressaltar que o único valor do DivX player 6.3 para mim é a exibição de legendas embutidas, DivX6.

    ResponderExcluir
  3. Para mim o melhor player e um dos mais completos é o Crsital Player..não sei como um programa desse tão bom é tão pouco conhecido
    para quem quiser testar ele vai aí o link: http://www.crystalplayer.com/index.php?page=home

    ResponderExcluir
  4. Olá Ryan
    Aqui Não funcionou...
    " Falha na inicialização do aplicativo devido a configuração incorreta. A reinstalação do aplicativo pode resolver o problema."

    Eu não consegui resolver, que será que está havendo, alguma dica?

    Grato

    Sidnei

    ResponderExcluir
  5. Sidnei,

    Não sei. A mensagem de erro é genérica demais e, como eu disse no texto, o meu pacote funciona em um Windows XP SP2 recém instalado.

    Que versão do Windows você está usando?

    Em meus testes, não funciona em um Windows 98 recém instalado, mas a mensagem de erro é mais específica, acusando o arquivo que falta.

    ResponderExcluir
  6. O link do rapidshare parece estar inativo...

    ResponderExcluir
  7. Vou fazer o upload para outro lugar

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/2/07 19:31

    Olá Jefferson!

    Conforme o usuário acima afirmou, o arquivo não está mais disponível pra download. Se for possível, por gentileza adicione um novo link.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  9. O link para download foi corrigido. Desculpem a demora. :(

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Ryan, e parabéns pelo excelente blog!

    ResponderExcluir
  11. Tive o mesmo problema descrito no post, mas a versão light não funcionou no Vista e como não queria instalar o codec junto procurei outra forma. Já estava desistindo, quando achei a solução.Creio que achei uma melhor solução,
    http://labs.divx.com/archives/000072.html
    é um player web compativel com DMF. consegui assistir com legendas, e deu pra testar os videos antes de gravar o dvd+RW pra assistir no player CCE 813DV que tenho.
    a manha é:
    -apos download instale normalmente esse player. no firefox, mande abrir o arquivo e o player roda normalmente. O unico incoveniente é que ele copia o video pra pasta Meus Documentos\Videos\DIVX\ então de vez enquando o bom apagar o conteudo dessa pasta.

    ResponderExcluir
  12. Testei este player com o Windows 200 e funcionou perfeitamente, só precisei baixar uma dll (msvcr80.dll) e colocar na pasta do player, que ele passou a ler os videos. Obrigado pelo trabalho que teve, realmente é uma mão na roda.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo5/8/07 00:22

    eu prefiro so instalar o codec e rodar o divx no proprio WMP com o VOBSUB.

    ResponderExcluir
  14. se depois de instalar esse seu player "light" e abrir o filme jah com a legenda DMF embutida no virtualdub.. sera q na opção Save as AVI (F7) ele salva um AVI normal com legenda embutida?? q possa ser vista em qualquer player normal do windows??

    ResponderExcluir
  15. Theo,

    Não existe AVI normal com legenda embutida. Toda legenda embutida é um hack.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo7/6/09 01:16

    Muito grato,
    Esse player vai ser uma mão na roda pra mim!
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  17. Estava procurando um player desses para windows, ficou muito bom, parabéns e muito obrigado por compartilhar seu "invento" conosco.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.