-->

sábado, 23 de setembro de 2006

Seu Firefox está REALMENTE atualizado?

Se você usa o Firefox, já deve ter percebido que, por default, o browser faz o download automático de suas atualizações. O que você pode não ter notado e se notou não soube o que fazer a respeito, é que essa facilidade não se aplica às extensões. Se você nunca for olhar, ou instalar uma extensão nova, nunca vai perceber que suas extensões estão desatualizadas. O Firefox nem notifica (estou falando de um aviso explícito) nem faz a atualização automática.

Talvez você esteja se perguntando: "e isso é tão importante assim?".

Eu não achava que fosse. Até ontem, não dava a mínima para atualizar extensões, porque eu sou adepto do ditado: "se não está quebrado, não conserte.". E é fato conhecido entre programadores que sempre que você mexe em um software, corre o risco de inserir bugs no programa.

Mas então eu fiquei sabendo da vulnerabilidade da extensão Greasemonkey (muito popular entre usuários do Orkut) que, em teoria, permitia que um site mal intencionado tivesse acesso à sua máquina e até espiasse a sua rede. Esse bug já foi corrigido, mas saber que ele existiu acabou com a minha falsa idéia de que as extensões eram seguras. Até mesmo porque, eu havia acabado de instalar o Greasemonkey.

Agora que meu sonho de segurança acabou, o que fazer? Não pretendo deixar de usar o Firefox e não gostaria de abandonar as extensões, então o mínimo que dá para fazer é me certificar que as extensões estejam atualizadas, para que as vulnerabilidades descobertas sejam corrigidas antes mesmo que você tome conhecimento. Como o Firefox não faz isso (vá entender o motivo), adivinhe: eu preciso de outra extensão para me ajudar ;)

O usuário "|Nadinhooo|" do ForumPCs veio em meu auxílio: a extensão Update Notifier pode ser programada tanto para avisar você que existe uma atualização de extensão disponível quanto instalá-la automáticamente por você.

Mais uma extensão. Espero que seja menos um problema ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.