-->

terça-feira, 19 de setembro de 2006

Transforme seu TREO em um iPod


Seguindo uma dica do colega Goldbach, estou testando o mOcean no meu TREO650. Minhas impressões são mistas e ainda não dá para fazer um review, mas já posso "soltar" algumas coisas.

O mOcean é um conjunto de software para Palm e conduite Mac/Windows que visa transformar seu PALM compatível (apenas Treo 700p, Treo 650, Palm T|X e LifeDrive) em um iPod.

Eu nunca usei um iPod e é minha primeira vez com o iTunes, por isso dêem um desconto, OK? :)

  • As músicas são classificadas automaticamente por suas tags id3, tornando fácil, mesmo com as músicas misturadas, selecionar por artista e álbum;
  • Após instalar o conduite de ligação com o iTunes, você precisa explicitamente dizer ao conduite o que quer transferir, senão nada funciona;
  • Funcionou com o iTunes 6, transferindo uma playlist que eu criei no iTunes, com música e tudo, para o cartão SD do TREO650;
  • O programa precisa ser instalado no PALM transferindo o arquivo mOcean-Installer.prc via hotsync. Quando o hotsync termina, a instalação começa no PALM. Curiosamente, se você tiver o Winrar instalado em sua máquina e abrir com ele o mocean.zip baixado do site da MotionApps, ao tentar clicar duas vezes no prc, esperando enviá-lo para o Quick Install, aparece o conteúdo do prc ainda no Winrar (são 7 arquivos). Você pode ser tentado a instalá-los um por um (como eu fiz) mas o software vai funcionar apenas parcialmente;
  • As músicas não são transferidas via hotsync normal. Você tem que usar a opção SYNC do mOcean para iniciar a transferência. Quando ativada, o TREO650 passa a ser enxergado momentâneamente pelo Windows como um disco removível (assim como o iPod) e as playlists/músicas são transferidas para o cartão. Após a transferência, o disco virtual é desligado (o que é uma pena). Por conta desse esquema de funcionamento, não consegui fazer o SYNC via bluetooth, embora meu hotsync via bluetooth funcione normalmente;
  • Não sei se foi coincidência ou proposital, mas o SYNC só funcionou mesmo após um reset inesperado do TREO. Não houve nenhuma mensagem dizendo que foi o mOcean que fez o reset nem encontrei isso no manual do mOcean;
  • Após o reset, o brilho da tela do TREO voltou zerado. Até parecia que havia pifado, mas bastou acessar o controle de brilho via teclado para resolver o problema;
  • Para quem já usou um iPod isso pode ser intuitivo, mas para quem nunca usou, a necessidade de usar aquele disco na tela para selecionar alguns itens é estranho. Por exemplo, parece que só é possível dar seu "rating" a uma música esfregando o dedo sobre a figura do disco na tela;
  • Não consegui fazer com que o esquema de rating (nota ou avaliação) funcionasse. Eu até consigo classificar uma música enquanto a escuto, mas ao ouvir outra e voltar a ela, a classificação sumiu;
  • O mesmo rating feito no iTunes também não é transferido para o mOcean no SYNC. Ou seja: até agora, o esquema de rating não serve para nada. Não que o rating realmente me interesse, porque acho bobagem dar "nota" a uma música (ou eu gosto, ou não gosto), mas como as playlists não funcionam do jeito que quero, isso podia ter alguma utilidade;
  • O esquema de criar playlists enquanto se escuta as músicas é furado. Pela propaganda, fui levado a entender que eu poderia colocar uma música na playlist enquanto a ouvia, mas não funciona assim. Você só pode colocar uma música na playlist enquanto está nos menus, navegando pelas músicas. Isso tem sua utilidade e já o torna melhor que os softwares concorrentes que testei antes, como o Realplayer para Palm e o Pocket Tunes, mas ainda assim não atende minha necessidade. Eu gostaria de poder encher o meu cartão (2GB) com MP3 que não ouvi ainda, colocar no modo shuffle (aleatório) e à medida que vou escutando as músicas ir colocando na playlist só as que eu achar que valem a pena, rapidamente. Com o esquema usado pelo mOcean, se eu gostar da música que estou escutando vou ter que procurá-la nos menus para colocar na minha playlist. Nada inteligente. Se é asim que o iPod opera, não serve para mim;
  • Você tanto pode escolher as músicas pela categorização do iPod como pode acessar dietamente o cartão e procurá-las pelos diretórios.
Resumindo, por enquanto, as únicas vantagens do mOcean (para mim) são:
  • Sua classificação automática e rápida das músicas no cartão pelas tags id3;
  • O fato de poder criar playlists no iTunes e transferir com música e tudo.

Um comentário:

  1. A classificação por tags id3 é um recurso que o Pocket Tunes (outro player para Palm OS) já oferecia, criando pastas dentro do programa a partir dos metadados. Portanto, se o único diferencial do mOcean for sua integração com o iTunes da Apple, ele deixa de ser tão interessante quanto eu pensei que fosse. Mas isso talvez valha apenas para mim, que nunca usei o iTunes.

    Agora, Jefferson, o mOcean oferece algo equivalente ao comando "Enqueue" do Winamp? Ou seja, colocar uma música na fila de reprodução sem interromper a execução em andamento?

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.