-->

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Típica malandragem chinesa

Não, não é que eu ache que os chineses tem alguma exclusividade com "malandragem". O brasileiro faria o mesmo ou pior, nas mesmas condições.

O exemplo mais antigo que eu conheço de produto chinês que "não é o que parece" é o das calculadoras com alimentação por painel solar. Há mais de 10 anos que existem produtos chineses no mercado onde o painel solar não passa de um pedaço de plástico imitando um painel solar de verdade. Isso é tão comum que você acaba nem acreditando que realmente exista uma calculadora alimentada por energia solar, mas elas existem.

Mas eu não tinha visto isto ainda:


Note como a antena é apenas um pedaço de plástico sem nenhuma ligação com o circuito.

E tem até um esperto no mercado livre tentando capitalizar a confiança de seus possíveis compradores com essa imagem. O texto:

PESSOAL! Como sou engenheiro eletronico, Venho aqui responder algumas dúvidas de nossos clientes! O CHIPSET OSR É O UNICO ZERO INTERFERENCIA! GARANTO! E o adaptador bluetooth com antena vendido no ML , a antena não funciona pra nada! Sabem pq? Eu comprei um adaptador bluetooth que vinha com antena (essa característica até me fez querer este modelo pq assim podia mais facilmente orientar o sinal). No entanto depois de o abrir vi que não há ligação nenhuma entre a antena e o circuito. Ou seja é só ENFEITE.


Se ele apresenta a imagem como se fosse sua, eu não confiaria em mais nenhuma palavra vinda dele, incluindo a informação de que se trata de um engenheiro eletrônico.




6 comentários:

  1. hehehehehe
    Realmente não se pode confiar...
    O nome do Profissional é Engenheiro Eletricista.
    Só se ele for um engenheiro robô para ser "Engenheiro Eletrônico", como boneco eletrônico ou aparelho eletrônico!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade se reparar-mos na lateral há uma chapinha metalica que passa proxima ao cicuito e é ligada na antena. Em transmissão de radio frequencia até onde conheço uma antena não tem necessidade de estar ligada diretamente ao circuito

    ResponderExcluir
  3. a chapinha que vc diz ter visto não passa de um reflexo de flash rsss

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/3/09 10:52

    HE.HE...
    Comprei um desses, e logo vi a malandragem....

    ResponderExcluir
  5. A antena neste xing ling está no shield (placa de circuito impresso): é aquela pistinha retangular no final da placa de componentes, A preta é enfeite. Mas por causa da outra, ele funciona, mesmo que seja com baixa potência.

    ResponderExcluir
  6. Unknown, eu estou com dificuldade para entender por que, 9 anos depois, você veio aqui declarar o que todo mundo já sabia.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.