-->

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Conectores do HDD de notebook SATA

ou: Transferindo arquivos de um notebook para um desktop.

Sob condições excepcionais, você consegue transferir arquivos numa rede de 100mbps a até 9.8MB/s. Um HDD IDE de notebook, 4200RPM, moderno mas relativamente lento (Hitachi Travelstar IC25N040ATMR04-0) conectado diretamente a uma porta IDE tem uma velocidade sustentada de 22MB/s (um pouco mais que o dobro). Uma transferência de 30GB de arquivos que levaria (sob condições muito boas) 51 minutos via rede, toma apenas 23 minutos por transferência direta na IDE, com esse HDD.

Com HDDs mais modernos e rápidos (5400RPM, por exemplo), ou para transferências de volumes maiores de arquivos, a desvantagem da rede se torna ainda maior.

Você neste ponto pode pensar em gravar DVDs, mas pense bem: a não ser que você queira desperdiçar DVD-R, vai ter que gravar a não mais que 6X em DVD+RW, o que não passa de 9MB/s (a mesma velocidade da rede). E o DVD ainda terá que ser lido na outra máquina. Uma operação que ocorre, com ótima mídia e leitor, a uns 10MB/s. E a cada 4.7GB você vai ter que estar por perto para colocar outra mídia.

Por isso é que para mim é desejável que eu possa conectar o HDD de meu notebook diretamente no meu desktop de vez em quando. No meu defunto Pavilion ZE5375 o HDD era facilmente removível, numa operação que não levava mais que 10 segundos (é serio, a tampa do compartimento nem tinha mais parafusos) e como vocês viram ontem, meus PCs são horríveis mas tremendamente práticos. Para retirar o HDD do notebook e instalar em qualquer dos meus PCs eu levava mais tempo desligando e reiniciando do que para fazer a instalação.

Eu sei, eu sei... Já estou no quarto parágrafo e o texto ainda não tem nada a ver com o título. Continue lendo que já, já eu paro de enrolar.

Para fazer essa operação é necessário um adaptador, porque o conector de um HDD IDE de 2.5" é fisicamente diferente do de um HDD IDE de 3.5" (um HDD "normal"). Isso não é problema para mim, porque eu tenho dois, mas esses adaptadores são relativamente difíceis de achar e caros.

Mas com a morte do meu Pavilion e a necessidade de comprar outro notebook, veio uma preocupação: notebooks novos estão vindo com HDDs SATA de 2.5". Mesmo que eu consiga um notebook com tudo o que eu quero e cujo HDD seja facilmente removível, como conectar um HDD SATA de 2.5" ao desktop? Meus adaptadores certamente não vão servir.

Por sorte, não é preciso nenhum adaptador. Uma das vantagens do SATA é que os conectores do HDD de notebook são os mesmos do HDD de desktop:


Deu trabalho achar essa foto.
Fonte: The Tech Report

Essa foi uma ótima surpresa para mim. Isso torna ainda mais fácil e mais seguro o meu trabalho, porque os adaptadores IDE para HDD de notebook além de caros são mecânicamente frágeis e instáveis.

Caramba... se não fosse a diferença de consumo esse tipo de coisa permitiria até usar um HDD de desktop temporariamente no notebook. Para comparações de desempenho, testar outro SO, etc.

E para terminar o incentivo, já existem cases (gavetas) USB para HDD SATA de notebook por R$ 76. Mais barato que meu primeiro case USB IDE.

07/09/2010: Para os padrões de hoje, R$76 está caríssimo!

8 comentários:

  1. Tendo um case eSata você ganha um HD de alta performance, portátil e de baixo consumo. Tem placa mãe que já tem o conector eSata embutido no espelho traseiro. E há cases avulsos que trazem um espelho adaptador para eSata, que nada mais é que uma extensão que vai ligada em uma das portas Sata livres. Só falta os notes virem com uma dessas externa, aí fica tudo uma maravilha: a performance dos eSata é quase a mesma que o HD teria se estivesse instalado diretamente dentro do gabinete (afinal, é a mesma interface, só com um cabo maior :D)

    ResponderExcluir
  2. Olá sabe me dizer aonde eu acho um espelho para transforma porta sata para esata, se puder me ajudar eu agradeceria muito, Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Amigo, ótimo post, meu note, pavillion foi pro saco tb, comprei o conector para sata e n era o mesmo do. O meu é igual ao seu da foto. Infelizmente não consegui achar um conector compatível, mas fiquei feliz com o seu post, ajudou bastante. Obrigado pela ajuda. Se souber algum lugar que tem esse tipo de conector posta ai por favor.

    ResponderExcluir
  4. cara...vc acabou de salvar minha vida com esse texto!

    ResponderExcluir
  5. Cara, meu Toshima A205-S5833 veio com dois controladores SATA, e dois espaços pra eu por HDs SATA, mas porem, contudo, entre tando, como nada são só flores, o controlador do HD secundário veio sem o conector... procurei feito doido na net e o máximo que consegui achar um site de portugal (desativado) foi uma foto do que preciso http://twitpic.com/1gvagg ... se vc souber onde posso encontrar este bendito conector ou se souber pelo menos o nome técnico disso, please avisa...

    ResponderExcluir
  6. cara só pavillion da problema? o meu tb foi pro saco...
    GRAçAS ao seu post percebi que não preciso de adaptador nenhum... pior de tudo kkkk é igual a brincadeira de criança... triangulo quadro e circulo KKKKK
    valew pelo post

    ResponderExcluir
  7. Jefferson, esse conector pequeno já é tanto alimentação e dados? Preciso ligar um hd de notebook a um adaptador sata/usb.

    ResponderExcluir
  8. Não. Embora o HDD de notebook só precise de 5V e tenha condições de ser alimentado inteiramente por uma porta USB, ele ainda precisa ser conectado ao cado de força. É um saco, mas é assim mesmo.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.