-->

quarta-feira, 16 de maio de 2007

kibibyte, mebibyte e gibibyte

Soa engraçado em ouvidos brasileiros, mas essas unidades existem desde 1998, tendo sido aprovadas pelo IEC e fazem parte do padrão conhecido como IEEE 1541. As abreviações são: KiB, MiB e GiB. O "bi" no meio vem de binary. Um kibibyte é então um "kilo binary byte".

O objetivo é acabar com a ambiguidade de longa data gerada pelas unidades "tradicionais" kilobyte, megabyte e gigabyte.

Em HDDs, por exemplo, um gigabyte segue há muito tempo a regra científica, com base decimal, e equivale a 109 (1000x1000x1000).

Já com memórias de qualquer tipo, um gigabyte segue a regra "dos computadores", com base binária, e equivale a 230 (1024x1024x1024).

O uso dos prefixos "kilo", "mega" e "giga" com bases binárias nunca esteve inteiramente certo mesmo, por isso o IEC decidiu que o caso dos HDDs está certo e todo o resto deve mudar para as novas unidades (é só uma sugestão, claro, mas o IEC é o IEC).

Assim, não é inteiramente correto dizer que um módulo de RAM tem 512MB. O correto é dizer que ele tem 512MiB.

Eu venho protelando a adoção das novas unidades há pelo menos um ano, quando descobri que existiam, para não causar confusão. Mas eu venho encontrando cada vez mais textos técnicos que usam as unidades novas no exterior, por isso estou aproveitando este post para avisar a vocês que não estranhem.

Assim como eu já venho usando "HDD" em vez de "HD" há algum tempo, vou me policiar para usar as unidades corretas, mas não vou fazer disso uma regra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.