-->

terça-feira, 29 de maio de 2007

Eu e meu PC com seis HDDs e um gravador IDE

Já que acabei de falar de contrariar o "conventional wisdom", vou registrar aqui uma outra situação onde eu fui recebido com deboche e sarcasmo por afirmar fazer algo que a maioria pensa que é imposível: ter seis HDDs IDE em um único PC.

E não, não é usando adaptadores USB. Todos os HDDs ligados em portas IDE.

Isso é perfeitamente possível quando uma placa mãe tem uma controladora RAID PATA. Ao contrário do que pensa a maioria, não é obrigatório que os HDDs ligados à controladora RAID estejam em um array ( o que a maioria chama de "RAID") para que a coisa funcione. Se você não disser à controladora que quer montar um array com os HDDs, todos continuam operando de forma independente, como os conectados às controladoras IDE normais da motherboard.

Assim, motherboads como a ASUS P4B533-E e a Soyo Dragon podem ter até oito dispositivos IDE independentes.

Eu uso regularmente sete. São seis HDDs e um gravador de DVDs IDE.

Outra coisa que eu digo que faz alguns acharem que eu estou mentindo é que eu penduro isso tudo na fonte de PC genérica mais barata que eu puder encontrar. Fonte de 400W reais (e R$200+)? Para quê, se uma Satellite de 350W "irreais" (e R$35) segura tudo o que eu tenho de forma perfeitamente estável?

Mais sobre isso, incluindo fotos do equipamento e o suposto "entendido" debochando de mim, nesta página do forumpcs.


Nas fotos a fonte é uma VCOM de 400W, mas era uma Satellite de 350W antes dela e agora é uma Satellite de 350W de novo (eu queimei a VCOM fazendo uma grande bobagem, que comentarei outro dia).

[30/05] Fotos do mesmo PC hoje, dando destaque à ventilação dos HDDs e gravador feita por um ventilador de 12cm Nework de 220V/17W. Apesar da distância, até o HDD mais distante recebe sua cota de ventilação.




19 comentários:

  1. Meu RAID é PATA !! Daria uma boa camiseta ou slogan no estilo Meu nome eh Eneas (RIP)!
    Parabens pelos 6 HDs no PC .. mas convenhamos .. seu PC eh muito feio.
    abracos
    Augusto

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que é feio. Mas é de uma praticidade imbatível :)

    Eu trabalho com manutenção e meus PCs me ajudam a testar peças de clientes. Gabinetes só servem para me atrapalhar. :)

    Mas os outros três PCs da casa ficam em gabinetes. Não tem cabimento eu deixar um arranjo desses decorando o PC da sala, por exemplo ;)

    ResponderExcluir
  3. Cara, uma pergunta totalmente fora do assunto, mas que me veio à cabeça vendo as fotos no ForumPcs e que você não precisa responder se não quiser: aquele dispositivo usb em acrílico verde sobre um dos monitores, é um adaptador IRDA? Cara, acho que tenho um igual, que comprei à toa: você já tentou (e conseguiu?) usá-lo para substituir controle remoto (para controlar outros dispositivos IR, como TV, decoders de TV à cabo e DVD)?

    ResponderExcluir
  4. Não, aquilo é uma placa de som USB.

    Adaptadores IRDA não servem para o que você quer. Eles tem um alcance propositalmente curto e não operam na freqüência dos remotos comerciais.

    ResponderExcluir
  5. Valeu, já desconfiava mesmo. Mas na época que comprei, nem imaginava se serviria ou não (tem mais de 1 ano, já :P)

    ResponderExcluir
  6. Tenho dois HDs ( atualmente SATA ), e eles esquentam muito, fico imaginando se fossem 6 acho que iriam fritar de tanto calor.

    Você tem coragem, muita coragem.

    A que temperatura chegam os seus HDs, no meu caso quando os meus HDs passam de 50ºC começo a ter problemas ( e eles certamente terão uma vida útil bem menor )

    ResponderExcluir
  7. Intruder_a6

    Meus HDDs não esquentam nada. Veja as fotos. Além de estarem em um ambiente aberto tem ventilação forçada só para eles.

    ResponderExcluir
  8. Pela foto ficou meio confuso, mas parece que estão todos largados em cima de uma mesa ( infelizmente não tenho espaço para fazer uma coisa destas, e a esposa me matava ).

    Meu sonho são os novos HDs de estado sólido ( infelizmente ainda estão muito caros e com pouca capacidade ), para quem usa a máquina fechada deve resultar em HDs bem mais frios, econômicos de energia, além de que com a melhoria tecnológica deve resultar em HDs realmente multitarefa ( com tempo de acesso randômico e seqüencial bem melhores que os melhores HDs SATA 2 ou SCSI ).

    ResponderExcluir
  9. Eles estão largados sobre a mesa, mas numa posição que permite ao ventilador de 12CM à frente deles manter todos refrigerados.

    No computador do lado é o mesmo arranjo, mas são apenas 4 HDDs.

    Um arranjo conveniente assim não é difícil de conseguir com um gabinete grande, principalmente se todos os HDDs forem SATA (cabo máximo de 1M).

    ResponderExcluir
  10. Intruder_A6,

    Eu editei o post colocando duas fotos que mostram como está hoje, dando destaque ao ventilador.

    Note que está melhor organizado :)

    Mas a (des)organização anterior não era pior, no que diz respeito à ventilação.

    ResponderExcluir
  11. Em outro post, vc fala pra ler o que o Faller falou sobre estabilizadores (o que é verdade, e inclusive o Laércio Vasconcelos tb o faz há anos), então recomendo que vc leia o que ele fala das fontes genéricas e vagabundas tb...

    Não é pq vc usa uma e funciona que seja o certo a se fazer (Como técnico em eletrônica vc sabe muito bem a diferença de qualidade pra uma fonte "real"), vc poderia deixar claro isso nos seus textos, pois vc é gerador de opinião com seu blog, muito bom por sinal.

    Fica a sugestão e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo,

    Eu sei que boas fontes são tecnicamente melhores, mais resistentes a abusos e desperdiçam menos energia, porém na maioria dos casos (mas não em todos) fontes genéricas funcionam perfeitamente bem.

    Quase todo mundo que eu conheço usa fontes vagabundas e vive muito bem com elas. A única pessoa que eu conheço que escolhe a fonte a dedo é um colega que faz overclock no processador. A propósito, ele é o único gamer que eu conheço pessoalmente.

    Eu tenho cinco computadores na minha casa. Todos usam fontes vagabundas. Eu não tenho experiências negativas com fontes genéricas a não ser "comprei, chegou com defeito, trocar".

    Na única vez que um cliente meu "deu a louca" e decidiu comprar um gabinete de grife de R$500 com fonte não-genérica, a fonte pifou em menos de um ano e foi consertada na garantia. Se não me engano, a fonte pifou uma segunda vez e foi trocada por uma genérica.

    Diante disso, é difícil para mim dizer para meus leitores: "Eu só uso fontes de R$35, mas é melhor você comprar uma fonte de R$200". Eu estou mais propenso a dizer: "compre memórias Kingston".

    Além disso, eu vejo tantos "mauricinhos" nos fóruns arrotando configurações, comparando pontuações no SuperPI ("o meu é maior que o seu, tá vendo?")e falando da necessidade de se ter uma fonte "tal" que eu acabo não querendo ser confundido com eles. Até mesmo porque não sou mesmo um deles :)

    ResponderExcluir
  13. Anônimo1/6/07 13:53

    Ryan, dentro desse assunto sobre fontes.

    Estou montando um computador e encomendei um gabinete com uma fonte de 200 W (planejando trocar por outra fonte avulsa), encomendei tudo de um mesmo fornecedor e o gabinete que eu queria já vinha com uma fonte e custava praticamente a mesma coisa que de outros fornecedores sem a fonte. Só queria um gabinete que não parecesse uma nave da Stars Wars.

    Como você eu sempre usei fontes genéricas e nunca me deram problemas então nem esquentei muito quanto a questão de que fonte comprar, só me ative as exigências mínimas da placa mãe que escolhi.

    Adquiri uma placa Foxconn G9657MA, onde é recomendado fonte 2.0 (não faço idéia do que significa esse 2.0) e no mínimo 250 W de potência, então comprei pela internet uma fonte 2.2 de 350 W Dr.Hawk (é recomendado 2.0, mas só achei fontes 1.3 e 2.2, daí imaginei que maior que 2.0 seria bom e menor não).

    A pergunta é a seguinte, o que significa essas numerações nas fontes (2.2;2.0; 1.3)? Outra coisa, para um mesmo PC com exatamente as mesmas caracteríticas, colocar uma fonte de 500 W nele significa maior consumo de energia elétrica no fim do mês do que colocar uma de 350 W?

    E que eu tinha dinheiro para comprar tanto uma de 500 W quanto de 350 W e na hora comprei a de 350 w pensando no consumo, pois nunca desligo meu PC.

    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Marcos,

    Minha informação anterior não está totalmente correta.

    A eficiência de uma fonte chaveada varia de acordo com a potência consumida, mas esa variação não é linear. Você pode ter um desperdício de 10% da eficiência tanto se estiver sub-utilizando a fonte (25% ou menos do máximo) quanto se estiver usando-a no seu limite (70% ou mais do máximo).

    É complicado prever o quanto você desperdiça, porque até mesmo a marcação na fonte pode ser mentirosa. É preciso fazer um review da fonte com equipamentos apropriados para saber.

    ResponderExcluir
  15. Meu PC tambem tem 6 HDs IDE, eu uso um controlador PCI Raid.
    Leandro leandrooff@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Legal que o tal de GARRAPA, nem apareceu mais pra dizer nada, nem pra bater novamente.

    Eu também já tive problemas com Trolls no FPCs.

    Jefferson, na minha opnião, e me parece que é a sua, não vi nada de extraordinário na sua configuração de 7 HDD (ou 6 HDD + Gravador).

    Enfim, essas placas com 4 conectores IDE não são novidades, eu nunca usei um micro assim, pois HDD ainda é uma coisa meio cara, então eu no máximo tenho 2 no dervidor e 2 no meu desktop.

    Acho que o grande problema ali foi a arrogância do elemento em não aceitar algo que ele não compreende, algumas pessoas tem a tendência em complicar o que é simples, e simplificar o que é complicado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Leandro,

    Grappa não era um troll. Eu tenho o hábito de verificar com quem estou lidando quando me meto em uma discussão e meço a participação do indivíduo em outros tópicos (coisa que ele certamente não teve o cuidado de fazer). E constatei que ele *parecia* uma pessoa séria.

    Porém naquele dia ele deve ter acordado com o pé esquerdo e realmente o que sobrou em arrogância faltou em experiência, conhecimento técnico e capacidade de fazer uma busca simples no Google.

    Eventualmente, até o melhor indivíduo pode ter um surto desses, mas o mínimo que eu espero é que o cara volte para admitir o erro e pedir desculpas. Isso ele ficou me devendo até hoje.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.