-->

terça-feira, 29 de maio de 2007

O mito da necessidade de estabilizador nos computadores.

Estabilizador de computador só estabiliza mesmo é o lucro do vendedor.

Disso eu sei há muito tempo. Há pelo menos 10 anos eu só recomendo estabilizador quando é uma forma prática (já vem com fusível, chave, tomadas, caixa e luzinhas) e barata de reduzir os 220V de nossa tensão de rede (Recife) para os 110V que muitos equipamentos requerem. Se não há nenhum equipamento que requeira 110V, ligo direto na tomada ou no no-break (quando o caso exige um).

Infelizmente essa é uma visão que contraria radicalmente o "conventional wisdom" no Brasil. Até mesmo nas assistências técnicas a primeira coisa que o "técnico" pergunta quando o micro chega com problemas é se você está usando estabilizador. Se estiver na garantia, é melhor que esteja (ou que você minta), porque é capaz da loja querer negar o conserto se souber que você não usa.

Mas a verdade mesmo é que, se você não precisa rebaixar de 220V para 110V, o tal "estabilizador" mais atrapalha do que ajuda.

A fonte do PC, por mais vagabunda que seja, é uma maravilha técnica, comparada com o estabilizador. Ela mesma se estabiliza, muito mais rápido e com uma precisão muito maior;

Eu tentei dizer isso há dois anos no forumpcs, mas fui agredido verbalmente. Hoje percebo que já existe gente competente entrando no combate ao "mito" de que estabilizador é um item importante. Neste tópico, que tem apenas 30 dias de publicação, o usuário Faller do forumpcs dá uma explicação muito boa e bem didática do motivo pelo qual você deveria dispensar o estabilizador.

Outros tópicos interessantes do forumpcs onde se discute o assunto e eu participei. Nestes haviam outras pessoas com a mesma opinião que eu:

Neste eu falo sobre filtros de linha e varistores
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=123676

Este é um debate sobre estabilizadores e sua ineficácia geral
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=127671

Este é novamente sobre filtros de linha e varistores
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=128255

30 comentários:

  1. Com certeza, sem querer puxar saco de ninguem, você tem razão no post da forumPCs.
    Sou formado em Eng. Elétrica, e lembro muito bem de minhas aulas, dos comentários de meus professores de eletrônica de potência e de minha própria experiência no assunto, já que meu trabalho de TCC era a simulação de um UPS tipo online, vulgo no break.

    Voce provavelmente sabe, mas quando a qualidade de energia de no break, vale lembrar que se for um no break do tipo online, e que eu saiba só existem para aplicações industriais, a qualidade de energia da saída com certeza é muito melhor que uma porcaria de estabilizador.
    Fiquei espantado em saber que tem estabilizador que só faz se desligar com sub/sobre tensão (2 níveis de saída). Tinha um velhão em casa que vivia fazendo aqueles barulhinhos de click, quando ligava chuveiro, tv, cafeteira, etc. (morava num condomínio muuito chulé, até gato tinha na energia dos apês (detalhe, gato de um apê para o outro! vizinho te roubando energia! é mole?))

    Ouvi dizer que "existem" estabilizadores microprocessados, com vários níveis de saída (10, 20, sei lá), só que aí eu tô chutando, pois nunca vi um de perto.

    Em resumo, melhor coisa do mundo é um filtro de linha, pq trocar fusível é muito mais barato do que trocar uma fonte. :D

    ResponderExcluir
  2. Ryan,
    Você está completamente certo , quanto ao uso de estabilizadores, os mais baratos , que são os mais vendidos, não passam de autotransformadores, com alguns "taps" que são chaveados mais comumnente via relé. O tempo de resposta deste sistema é tão lento, que o resultado de variação de tensão em sua saída passa a ser pior do que a rede, para entender imagine um ciclo onde a rede primeiro caiu, êle então corrigiu para cima, após a tensão da rede volta ao normal ou quem sabe mais alta, até que passe o tempo da correção via relé, a tensão na saída do dito estabilizador momentaneamente vai estar muito alta, porque a correção anterior ainda está ativada , se me fiz entender tudo ao lerdo processo de correção. Quanto ao que efetivamente acontece ao PC, eu diria que nada de tão ruim, pois a fonte chaveada/regulada vai cuidar das devidas correções com ou sem estabilizador, claro que dentro da faixa de regulação da fonte. Mas para resumir, melhor sem êle e sem gastar dinheiro à toa. Existem os bons , com nucleo saturado, utilizando transformador isolador (primario e secundario), filtros de linha de verdade, mas não são os que estão nas prateleiras das lojas.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante essa informação de que a própria fonte tem a função de estabilizar.
    Mas na hora de comprar uma fonte, como sei que a fonte tem esse recurso? Ou todas as fontes tem esse recurso?

    ResponderExcluir
  4. Marcos,

    A estabilização é parte da natureza da tecnologia usada em uma fonte de PC (fonte chaveada). Até a mais vagabunda delas consegue se adaptar a variações na tensão de entrada melhor que um "estabilizador" de PC.

    ResponderExcluir
  5. No meu caso tive muito problemas com varias fontes e só resolvi comprando um módulo isolador. Sei que o correto seria fazer terra, mas não tenho como fazer isso no meu apartamento...

    ResponderExcluir
  6. Levi,

    Como você teve problemas com mais de uma fonte eu suponho que seu problema esteja relacionado mesmo é com a falta de aterramento.

    Se bem que eu já tive dois computadores na casa ligados sem aterramento por vários anos (me deu preguiça passar a fiação) e nunca tive problema que eu pudesse relacionar à alimentação. O único incoveniente é que davam choque.

    Mas todos estão aterrados agora (tenho cinco computadores na casa).

    ResponderExcluir
  7. Belo artigo, Ryan!
    Mas me diz uma coisa: aqui em casa, além do PC, tenho ligado no estabilizador meu modem ADSL e meu monitor LG de 17". Eles, teoricamente, poderiam ser ligados diretamente a régua e a tomada? E na minha sala, onde tenho HT, Sky, tV e DVD? Lá também tá tudo ligado num outro estabilizador que a loja de HT me vendeu junto.
    Ah! E só pra constar: em ambos os casos as tomadas são do tipo 3 pinos e tenho o aterramento (barra de cobre enterrada na terra).
    Valeu...

    ResponderExcluir
  8. Só para complementar, no site do clubedohardware.com.br, existem artigos técnicos interessantes sobre as fontes de alimentação chaveadas e análises de algumas fontes.

    ResponderExcluir
  9. O Laércio Vasconcelos diz isso sobre fontes e estabilizadores há anos!

    ResponderExcluir
  10. VR5,

    O monitor certamente usa tecnologia de fonte chaveada. Assim ele está muito melhor ligado diretamente na tomada que no estabilizador. Já o modem ADSL, depende. A maioria certamente já usa fontes chaveadas, mas não posso ter certeza.

    Mas mesmo que a fonte do produto não seja chaveada, eu acho o danado do estabilizador desnecessário. Até mesmo porque não dá para saber se o seu estabilizador realmente funciona. Na maioria das vezes é só mais um objeto consumindo energia.

    Mas tenha em mente que eu recomendo o uso de um bom filtro de linha, para que em caso de surto sejam os fusíveis/varistores do filtro a queimar (facilmente substituíveis) e não os do seu equipamento.

    Mas como reconhecer um "bom filtro de linha" sem desmontar o bicho? De olhos fechados eu só recomendo os da APC.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho interessante que depois de meter o sarrafo em alguem, esses caras normalemte somem.

    Jefferson, favor não alimentar os Trolls.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. O cara não era exatamente um troll. Era apenas mais um idiota pomposo, metido a sabido.

    Um troll quer tumultar e criar intriga por diversão.

    ResponderExcluir
  13. Ryan,

    Quanto ao filtro que voce recomenda, tambem sou fa da APC e utilizou um filtro deles no meu notebook, mas fora este modelo, nenhum outro é comercializado no Brasil, teria uma outra opcao compravel?

    ResponderExcluir
  14. Edison,

    Eu não tenho mais informações sobre isso.

    ResponderExcluir
  15. Jefferson, já há um bom tempo ouvi falar o que você defende neste post e eu sempre fiquei na dúvida entre ser um dos que abandonaram o estabilizador ou não. Mas quando li este seu post - por já ter confiança em você de outros post e até já termos trocado email sobre um DVD que eu tinha - eu fiquei mais propenso.
    Assim, gostaria de saber que, em Recife, se você usa algum transformador de 200V para 110V no seu micro. Pois, imagino eu, assim a fonte do PC poderia trabalhar mais aliviada nas compensações das variações.

    ResponderExcluir
  16. Airton,

    Eu só uso o estabilizador se houver algum equipamento agarrado ao PC (caixas de som, impressora...) que exija 110V. Aí eu ligo tudo em 110V sem deixar tomadas de 220V por perto, para evitar enganos.

    Não sendo esse o caso, o PC vai direto para a tomada de 220V.

    ResponderExcluir
  17. Aqui eu só uso um filtro de linha com 3 plugs p/ o pc devido às várias tomadas que tenho. E tudo aqui é no 110V. Por mim, não importa onde tá ligado o PC, se ligou e ficou estável, beleza!

    ResponderExcluir
  18. Eu a mais de 10 anos digo aos meus clientes que o aterramento é muito mais importante que o estabilizador.

    ResponderExcluir
  19. Aterramento é necessário para o bom funcionamento das fontes chaveadas, estabilizador é marketing.
    Quer 110 volts, use simplesmente um transformador (de preferencia isolado)redutor de 220v para 110v.

    ResponderExcluir
  20. Qual é a diferença entre estabilizador e módulo isolador? Tenho o segundo há 9 anos. Até hoje não queimou. Isso é normal? E ele ajuda em alguma coisa? Não encontrei respostas TÉCNICAS no google sobre a diferença entre ambos, se é que existe.

    Aproveitando o post, eu ia perguntar isso no Fórum PCs, mas não recebo o e-mail de confirmação e os moderadores não entram em contato comigo.

    ResponderExcluir
  21. O estabilizador (AVR) é um regulador de tensão, inútil para computadores e eletrônicos modernos. O tal módulo isolador é um transformador isolador, que dá proteção ao usuário (e não aos eletrônicos) contra choques elétricos. Ele será útil apenas para uso com máquinas que têm interação com o ser humano (em consultórios médicos e odontológicos por exemplo), quando não existir aterramento em tais locais.

    ResponderExcluir
  22. isso era algo que eu tambem suspeitava... pois sempre que dava uma variação na corrente, a fonte segurava, mas meu estabilizador só lascava tudo...

    Queimei 2 fontes, dai decidi tirar o estabilizador (que teria que dar a vida pela fonte), da lá pra cá n queimei mais nenhuma fonte rsrs, o estabilizador só serve para ligar as caixas de som do pc...

    ah adorei a resposta ao cara do forum, pena q ele n soube responde... foi agredindo logo, n sabia argumentar.

    ResponderExcluir
  23. Tonho, eu uso módulo isolador e mesmo assim há uns tempos recebia choque se eu encostasse no gabinete. Levei o gabinete pra um técnico avaliar isso e parou. Não sei o que ele fez.

    ResponderExcluir
  24. Bom, este é um post antigo, mas acho que algum temas são atemporais e não perdem atualidade. Trabalho com manutenção a 27 anos, e sou técnico de informática, muitos dos mitos aqui relatados eu vivo discutindo com clientes, como o caso dos estabilizadores, um habito muito arraigado, como já comentado aqui, qualquer fonte chaveada pode resolver o problema de uma oscilação de até 5%, as vezes mais.Acontece que muitas vezes o computador vinha com monitores em 110v e o mesmo para impressoras, isso esta mudando, os monitores são bi volt automáticos assim como muitas impressoras. Na pratica o estabilizador serve como transformador e como régua como vários conectores de força. Se vc for ver o preço de uma régua e de um transformador por separado é uma evidente vantagem pratica e economica, mas de forma alguma para estabilizar que seria a sua função verdadeira.

    ResponderExcluir
  25. Outra coisa, o problema do choque eu resolvo em 90% das vezes invertemdo o conector na tomada, isso coloca fase com fase e neutro com neutro.

    ResponderExcluir
  26. Ryan,mim, vi, e fiquei.

    A fonte do PC de minha cunhada queimou ontem, ligado a um estabilizador...
    O que foi falado aqui é a pura verdade.

    Como faço um aterramento??

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  27. Jefferson,

    Em primeiro lugar, parabéns pelos sábios conselhos.

    Gostaria de saber qual a finalidade do no break (seria apenas para manter o PC ligado quando de quedas de energia?).

    ResponderExcluir
  28. Antigamente sempre pensava que era vital ter um estabilizador. Um PC ligado direto na energia era algo de risco.
    Quando perguntava para que servia o estabilizador fui informado que era para "estabilizar a tensão", sem isso o computador podia queimar.
    Já informei isso para muita gente... rss
    Pra mim ele hoje funciona como um benjamim(Tê).

    ResponderExcluir
  29. Anônimo3/7/12 23:31

    tsc tsc tsc...

    Então gastei dinheiro à toa.

    ResponderExcluir
  30. É! acho que perdi minha 3ª fonte por conta do estabilizador. Agora corro feito doido procurando uma boa eletrônica / eletrotécnica que consiga reparar a fonte (se é que tem reparo), porque esta última de 750W real não dá pra jogar no lixo. Foi cara!!!! Alguém conhece / indica alguma aqui em Recife / PE? Obrigado.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.