-->

sábado, 26 de abril de 2008

O mínimo necessário para rodar MKV no Windows



O usuário leigo, quando se vê diante de um arquivo que não consegue reproduzir, mete-se a instalar "codecs" e, pior, pacotes de codecs. Eu sou contra a idéia de instalar pacotes de codecs, cada um instalando trocentos arquivos, programas, filtros e sabe-se lá o que mais, quando existem soluções mais "enxutas" para isso. E não foram poucos os relatos de pessoas que ficaram com o Windows completamente detonado pela instalação dessas coisas.

Primeiro, o básico:

Você não precisa instalar um codec se tudo o que você quer é reproduzir os arquivos. Um codec, por definição, é capaz de ler e gravar naquele formato específico. No Windows, se você está usando players compatíveis com DirectShow, como o Windows Media Player, tudo o que você precisa é de filtros.

Isso mesmo. Você não precisa instalar um único codec que seja em seu PC, a não ser que queira criar ou converter filmes.

Quem conhece meu trabalho já está careca de saber o conceito de "contâiner" e que Matroska (.MKV) é meramente um, como o AVI. Depois que você extrai os streams que compõem o contâiner, não existe diferença entre AVI e MKV.

Usando DirectShow, dois elementos básicos são necessários quando você tenta reproduzir um contâiner qualquer:
  • Um filtro splitter (divisor) que conheça a estrutura do contâiner. O spliter se encarrega de entregar os streams de áudio, vídeo, legendas, etc, ao estágio seguinte na cadeia DirectShow. Após o splitter, o player não sabe mais a diferença entre AVI, RMVB, MKV, MP4, etc.
  • Um filtro decoder para cada tipo de stream.
Então, resumidamente, você só precisa disto para reproduzir arquivos .MKV no Windows, partindo de uma instalação limpa:
  • FFDSHOW - Um pacote de filtros decoders que, naturalmente, não faz distinção entre containers;
  • Um splitter Matroska, como o Haali;
Você pode precisar acrescentar outras coisas, como o VsFilter para exibir legendas, o Morgan Stream Switcher * para poder escolher entre trilhas de áudio e o ac3Filter para audio AC3. Mas o mínimo necessário para que você veja que funciona são os dois itens. Você só não precisa de um splitter para o container AVI porque todas as versões do Windows já vem com um incluso (ou algo semelhante).

* 24/06/10: não é mais necessário usar o Morgan. O FFdshow já tem capacidade embutida. E o Morgan tem causado problemas com o ac3filter.

Existem também players capazes de reproduzir Matroska nativamente, sem ajuda de filtros, como o VLC. Mas ultimamente o VLC tem me deixado na mão, principalmente com conteúdo HD e arquivos VOB.

11 comentários:

  1. hmm, a questão de pacotes é saber oq vc tá instalando

    sou encoder de fansubs, e uso a anos o pacote K-lite Mega Codec Pack

    com ele rodo qualquer video, em qualquer container q esteja - e ainda tenho encoders pros principais formatos atuais (de DivX 6.8 à h264/VC1)

    creio q pra quem sabe oq tá instalando, o K-Lite Mega é excelente - trás o melhor player q ja usei (Media Player Classic), é super leve, tem 17MB, e resolve todos os problemas.

    ResponderExcluir
  2. Também uso o K-lite e até agora achei ele o mais completo de todos que já usei.

    []'s
    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Eu baixei o K-lite agora para testar e parece uma boa opção, porque o instalador dele me pareceu bem mais inteligente que o das gerações anteriores de "packs" que eu testei.

    Porém eu continuo achando melhor instalar apenas o necessário e quando for necessário. Poderei até recomendar o K-Lite, mas apenas para quem quer soluções rápidas (como a maioria dos usuários).

    ResponderExcluir
  4. Jefferson,

    Eu venho usando o K-Lite mas sinceramente nunca confiei muito nas dúzias de arquivos instalados.

    ResponderExcluir
  5. Também acho melhor instalar separadamente conforme a necessidade, mas por questão de praticidade já usei e recomendo o CCCP.

    ResponderExcluir
  6. Usei o CCCP, e achei mais pesado q o K-Lite Mega o_O - fora q não trás alguns codecs para encode (como o Divx Audio encoder)

    no K-Lite vc escolhe q decoder para cada codec - oq normalmente é o FFDshow ou o decoder do próprio codec

    fora q trás os splitters do Haali e do gabest, os melhores atualmente

    pra audio é o msmo - vc escolhe c quer q o ffdshow decode, ou os próprios codecs, como o MP3 fraunhofer e o AC3 Filter

    enfim, vc escolhe exatamente oq vai instalar - tb já fui daqueles de deixar os codecs separados e instalar um por um - mas pra q ter esse trabalho, c o K-Lite Mega trás tudo em 1, e funfa q é uma blza? ^^
    fora q ele verifica se tem codecs quebros, ou registros invalidos no windows...
    e pra quem usa WinAvi, encaixa como uma luva... @_@

    ResponderExcluir
  7. Eu também depois que conheci o Kazaa Lite Mega Codec Pack e o MPC não instalo outra coisa. O interessante do KLMCP é que você pode escolher rapidamente qual o perfil de instalação que vai usar (playback only, Lot of stuff, custon, etc), ou seja você instala só o que precisa ou se estiver com pressa e for só reproduzir us playback only e boa.

    Se não abrir com o que é instalado pelo KLMCP ou é muito alienígena ou é muita novidade.

    Como falaram, de quebra bem com as melhores opções da atualidade e alem de vir com o Media Player Classic que além de levíssimo é muito flexível.

    ResponderExcluir
  8. Atualmete uso o K-Lite Mega Codec Pack, por hora nada a reclamar dele, uso basicamente para assistir videos, e o mesmo tem se mostrado bastante util e estável.... Lógico, se vc comecar a fuçar ele vai acha alguma coisas como, se ativar as miniaturas para arquivos rmvb, o Win da pau...
    Quanto a trabalhos como conversão de videos não sei como se comporta... No mais tudo ok...
    Abçs!

    ResponderExcluir
  9. Senhores,
    instalei o FFDSHOW e o HAALI, mas o meu Media Player continua não conseguindo abrir o arquivo MKV.
    Fiz algo errado?
    Jeferson, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  10. Valew cara, ajudou muito o seu artigo...
    Tava com um problemao pra rodar matroska no wmp!

    Brigadão!

    ResponderExcluir
  11. ótimo artigo, simples e esclarecedor

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.