-->

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Quando a touchscreen do TREO deixa de responder...

...já passou da hora de fazer uma limpeza!

Eu tive esse problema anteontem. O meu Treo 650 estava no bolso da camisa e à noite quando eu estava saindo de um cliente um dos alarmes ajustados no PalmaryClock fez com que ele vibrasse. Tirei do bolso e quando pus o dedo na tela para desligar o alarme, nada! Apertei várias vezes, em vários lugares, e o digitalizador continuou me ignorando.

Eu ainda conseguia fazer tudo o que era possível com o teclado. Não estava travado.

Dei um soft reset. Nada.
Retirei a bateria e deixei algum tempo sem ela. Nada.

Eu já estava preocupado com a hipótese de ter que comprar outro smartfone. É verdade que o Treo está muito mais barato hoje do que quando comprei (na época custou R$3000 trazido do Japão por um amigo), mas eu definitivamente não estou com R$700 sobrando para isso.

E, honestamente, não creio que compraria um Treo outra vez.

Eu pensei em dar um hard reset, mas como isso é um tremendo aborrecimento, mesmo em situações "normais", decidi pesquisar possíveis soluções no Google antes. Ainda bem, porque logo nas primeiras páginas os relatos de outros usuários me lembraram que eu teria inutilizado o aparelho (ainda que momentaneamente) se tivesse dado um hard reset com o digitalizador parado. O problema é que depois de um hard reset o Treo exige que se faça a calibração do digitalizador e se este não estiver funcionando, daí não passa (cor e cheiro de baita erro de projeto). Do jeito que estava eu ainda conseguia aproveitar muito do aparelho, mas após um hard reset ele teria virado um sofisticado peso de papéis.

Só que eu continuei procurando e não muito longe (não levei nem dez minutos de pesquisa), encontrei esta página com uma possível solução. Peguei então um recibo de caixa automático que estava sobre a minha mesa e com ele comecei a retirar todo o pó e partículas estranhas que haviam se acumulado nas bordas do digitalizador. Não precisei nem de um minuto e nem sequer fiz uma limpeza muito rigorosa. Logo depois de retirar um pedaço razoável do que parecia ser uma bola de fiapos de tecido branco, liguei de novo a tela touchscreen estava funcionando!

O problema é que a sujeira entre o digitalizador o o frame chegou a um ponto de sensibilizar o digitalizador como se o stylus estivesse permanentemente sendo pressionado sobre ele naquele ponto. Como o TREO650 não tem a tecnologia multitouch do iPhone, todos os meus toques eram ignorados.

Um comentário:

  1. Há.. olha só era isso mesmo!!

    Hj estava fuçando tentando limpar o leito de SD e até entortei um pino.. eu corrigi o pino e dei essa limpadinha nas bordas do toutch.. e o toutch parou de funcionar..


    Desmontei todo o palm e adivinha..
    tinha acumulado mais sujeira ainda ao tentar limpar o touch em um dos lados..
    limpei de novo. e Funfou!!!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.