-->

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Recuperando a senha do Incredimail, do jeito difícil.

A solução para isso é simples, mas a precipitação fez com que eu complicasse meu cenário. Eu precisava instalar uma impressora de rede para um usuário, mas não estava conseguindo porque esse usuário estava fazendo logon em um domínio NT e ele não tinha permissão para instalar impressoras nem "herdava" as impressoras instaladas pelo administrador local. Mas o problema não terminava aí: não existia na empresa um servidor para o domínio onde o funcionário estava logando!

Na verdade, não existia controlador de domínio algum na empresa.

Meu melhor palpite é que houve uma tentativa de se instalar um controlador de domínio nessa empresa, mas ela fracassou por um motivo qualquer (nem imagino qual tenha sido), o controlador de domínio foi removido e alguns funcionários continuaram logando "às cegas" graças às credenciais armazenadas em suas máquinas. Metade dos usuários nessa empresa estava logando no domínio inexistente e metade estava logando diretamente no PC. E nenhum deles estava ciente das diferenças e consequências. Nem os donos da empresa sabiam de que "domínio" eu estava falando.

Eu poderia ter contornado o problema simplesmente criando um novo perfil local para esse funcionário e esquecido o perfil anterior que logava no domínio, mas como a máquina não era usada para nada complicado e o programa mais importante da empresa é uma aplicação DOS no servidor cuja "instalação" não vai muito além de colocar um atalho no desktop do usuário, decidi aproveitar para consertar a bagunça e desconectei essa máquina do domínio inexistente.

Errei feio.

O recepcionista usava o Incredimail para receber e-mails da empresa no perfil conectado ao domínio. Ao desconectar do domínio seu perfil ficou inacessível. Até aí tudo bem, porque configurar o incredimail no seu novo perfil e importar as mensagens do outro perfil, mesmo sem poder logar nele, era fácil. Mas o que eu não antecipei é que nem ele nem ninguém na empresa sabia qual era a senha do e-mail!

O Incredimail havia sido configurado anos atrás e ninguém sequer sabia quem havia feito a configuração. Assim como ninguém soube me dizer quem era que fazia a administração do domínio deles na internet (e tinha a senha mestre do servidor de e-mail).

Sentiu o drama?

É claro que alguém pagava pela manutenção do domínio e em algum momento (ou dia) revirando documentos eu ia acabar descobrindo como chegar ao responsável e definir uma nova senha. Mas este era o meu "plano B". O "plano A" ainda era consertar a minha "caca" no próprio PC.

Existem programas na internet que se propõem a recuperar especificamente as senhas do Incredimail e conseguem fazer isso mesmo para contas onde você não está logado. Eu testei a versão trial do Incredimail Password Recovery e consegui ver os três primeiros caracteres da senha: "rec" (de "recepcao"), mas isso não foi suficiente porque eu testei e, ou a senha não era "recepcao", ou haviam mais caracteres.

Seria mais fácil se eu pudesse logar no perfil anterior, mas perdi completamente o acesso a ele ao desconectar do domínio. Desconectar de um domínio inexistente é fácil. Mas reconectar...

Então eu experimentei o seguinte (digamos que o usuário se chamava Roberto):
  • Entrei como Administrador;
  • Criei um usuário "teste";
  • Dei logoff como Administrador e entrei como "teste" para que o perfil fosse criado;
  • Dei logoff como "teste" e entrei como Administrador;
  • Copiei (não movi) todo o conteúdo (incluindo arquivos ocultos e protegidos) da pasta C:\Documents and settings\Roberto para C:\Documents and settings\teste;
  • Dei logoff como Administrador e entrei como "teste". O desktop já mostrava que eu estava com a configuração perdida do usuário Roberto. Ao entrar no Incredimail eu tive acesso a todas as mensagens e pude enviar e receber e-mails normalmente;
A minha "caca" estava consertada, mas era uma gambiarra (maior do que eu pensava, como explicarei adiante). Eu ainda não sabia qual era a senha.

Só que tendo acesso ao perfil as coisas ficam bem mais fáceis. Baixei o freeware Mail Passview, que me mostrou imediatamente qual era a senha do Incredimail: "recepcao2004".

Testei com o novo perfil do usuário. Funcionou. Então eu fiz a importação das mensagens do perfil anterior (o próprio Incredimail faz isso) e foi aí que eu percebi que a gambiarra que eu havia feito era maior do que eu imaginava.

Eu fiz a importação apontando para a conta "teste" porque eu havia recebido mensagens por ela e por isso imaginei que ela deveria ter mais mensagens que a cópia original em "Roberto". Grande engano. Apesar de ter recebido as mensagens logado como "teste", as mensagens foram armazenadas no perfil "Roberto".

Faz sentido.

Mas bastou apagar as mensagens importadas de "teste" e fazer a importação do perfil "Roberto" para que tudo ficasse do jeito que deveria ser.

Depois que o plano A deu certo eu segui com o plano B e verifiquei no Whois do registro.br que o servidor DNS do domínio é da inter.net, logo a hospedagem devia ser deles. Quando eu mencionei "inter dot net" para um dos donos ele lembrou e respondeu: "ahhh... inter ponto net. É isso mesmo".

Na pior das hipóteses bastaria contatá-los para conseguir novas senhas.

2 comentários:

  1. Parabéns cara muito bom o seu poste o site e muito bom também trabalho fazendo gambiarra e tem que ser criativo parabéns

    ResponderExcluir
  2. Parabens !!!! Tb tive problemas com senhas ... esse post ajudou bastante .. muito obrigado !!!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.