-->

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Colocando o XP em duas ou mais sub-redes ao mesmo tempo.

E com uma placa de rede apenas.

Geralmente quando você pensa em dar a um mesmo PC Windows dois ou mais endereços IP em redes diferentes pensa logo em acrescentar adaptadores de rede. Mas isso é dispensável desde o Windows 2000. A maioria das pessoas não precisa disso, mas entre outras coisas essa capacidade do XP me permite configurar modems ADSL e roteadores seja lá qual for o IP sem precisar me desconectar da minha rede habitual.

O principal motivo para você não conseguir encontrar essa opção é estar usando DHCP. A opção de acrescentar mais endereços IP a uma conexão de rede do XP só é habilitada se você já estiver usando um endereço IP fixo.

No exemplo abaixo, eu já estou conectado a uma sub-rede 192.168.0.x e vou me conectar também a uma sub-rede 10.1.1.x



Se você estiver usando DHCP o botão Adicionar aparece desabilitado.



Coloque o endereço que você deseja assumir na outra sub-rede.



O resultado:



Depois do procedimento do exemplo acima você passa a acessar computadores ou dispositivos nas sub redes 10.1.1.x e 192.168.1.x. E ser acessado por eles. Teste com o comando PING.

Editado: Esqueci de avisar que se você for se referir aos PCs pelos seus nomes, a coisa pode não funcionar. Usando esse recurso você precisará se referir aos PCs pelos seus endereços.

2 comentários:

  1. Jeff, quanto ao seu comentário: ... se você for se referir aos PCs pelos seus nomes ...

    Você observou como fica o "Tipo de nó" quando executa essa configuração?

    ResponderExcluir
  2. Usando DHCP ou dois endereços IPs o "tipo de nó" (node type) na minha máquina é sempre "misto".

    Segundo o livro "Configuring and Troubleshooting Windows XP Professional" o problema com os nomes ocorre porque NETBIOS só pode se anexar (bind) a um endereço IP. Então a resolução de nomes só funciona para uma das sub-redes.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.