-->

sábado, 5 de abril de 2008

Windows XP: de 21 a 25 minutos para permitir o logon.

Resumo: era um problema na configuração de login automático.

E não, não era um Pentium MMX 233 com 16MB de RAM. Era um P4 2.4GHz com 1GB de RAM :)

Pois é. Encontrei esse problema ontem no servidor de um novo cliente. Ao reiniciar, o servidor levava 50 segundos só para aparecer o logotipo animado do XP. Depois de 1m20s piscava uma tela exibindo a mensagem de logon e em seguida passava mais de 20 minutos exibindo a mensagem "O Windows está sendo iniciado".

Eu só desconfiei de que não estava travado porque ninguém sequer sabia desse problema (a não ser talvez o técnico que eu estava substituindo) porque o servidor nunca era desligado pelo cliente, mas teria desligado (e travado) em caso de falta de energia. Depois de cinco minutos esperando eu fui jantar e quando voltei a mensagem tinha finalmente desaparecido. Eu tinha que resolver outros problemas no servidor e sair para jantar a cada boot, fosse qual fosse a razão, estava fora de cogitação.

No dia seguinte eu comecei a trabalhar nisso e cronometrei. Da última vez que passei na sala do servidor e ainda estava "travado" tinham se passado 21 minutos. Quando voltei aos 25 minutos o XP finalmente tinha destravado.

Ao destravar aparecia a mensagem que havia "piscado" aos 1m20s. Era a tela de logon tradicional preenchida com o usuário "Administrador" e uma mensagem "Não foi possível fazer logon no sistema..." sugerindo que a senha estava errada. Ao dar OK aparecia a tela de boas vindas e bastava clicar no usuário "Administrador" para entrar sem precisar nem de senha.

As conclusões óbvias:
  • O XP estava configurado para logon automático usando o usuário "Administrador";
  • A senha fornecida para o logon automático estava errada.
A relação entre isso e os mais de 20 minutos de espera ainda era nebulosa, mas como era a única pista que eu tinha, lá fui eu resolver.

Executei o comando control userpasswords2 (no Windows 2000 é o mesmo comando, sem o "2");
Desmarquei a opção "os usuários devem digitar um nome de usuário..."


Nota: a imagem acima é do meu Windows e não do cliente.

Ao clicar em OK, perguntou usuário/senha, coloquei "Administrador" e deixei as duas caixas de senha em branco (eu vou deixar para definir novas senhas depois);

Nota: Se no seu caso houver uma senha, use-a. Estou deixando em branco porque nesse caso o Administrador não tinha senha.



Ao reiniciar, o logon automático funcionou e o boot passou a levar apenas 2 minutos.

O que eu suponho que aconteceu é o seguinte: Eu sou o terceiro técnico que essa empresa chamou, sendo que o segundo passou pouco tempo lá. O segundo possivelmente não sabia a senha definida para o servidor pelo primeiro e decidiu "limpar" a senha do Administrador para poder trabalhar. Isso permitiu fazer a administração do servidor, mas quebrou o funcionamento do logon automático. Por que isso levou a 20 minutos de espera eu ainda não faço a menor idéia.

O maior problema estava resolvido, mas ainda faltava a pausa de 50 segundos até exibir o logotipo animado. Descobri que o servidor tinha dois HDDs mas que apesar de ambos estarem sendo reconhecidos pelo BIOS, só um aparecia para o Windows. Ao remover o HDD "invisível" o tempo de boot caiu para 1 minuto.

O HDD estava com defeito.

3 comentários:

  1. Anônimo6/4/08 00:43

    Windows!! ;)
    por isso é bom saber os "atalhos" que a Microsoft esconde, conhecimento do "control userpasswords2" é realmente importante, já que a configuração de usuário do Windows XP é fraca! mais importante ainda é um técnico ter conhecimento do regedit, ali sim fica o "misterio" do Windows! (da para fazer de tudo)
    Agora realmente interessante, um simples erro de login automático...

    ResponderExcluir
  2. show ta de parabens rodei tudo aki , e aki me deu bem resolvi esse problema.
    hehehee.

    ResponderExcluir
  3. Cara parabéns pela dica. Pessoas como vc engrandecem a o nivel técnico de todos nos.
    Obrigado...

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.