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quinta-feira, 10 de abril de 2008

UPnP paralisando a conexão de banda larga

Um amigo meu teve esse problema no PC dele. Aconteceu há meses, mas só agora estou lembrando de postar aqui.

Ele tem uma pequena rede na empresa dele com três PCs conectados à internet através de um roteador speedstream 5200. Das três máquinas, apenas a dele andava com problema de conexão. Ele não conseguia navegar tranquilamente nem 5 minutos que de repente ficava leeeento demais.

Parado, quase andando.

Eu estive lá de passagem pelo menos três vezes antes de localizar a causa do problema. Eu já havia desligado todos os programas e serviços estranhos ou dispensáveis, mas nada ajudava. Bastava iniciar um download no Rapidshare e acompanhar. Começava estável baixando a 60KB/s e nem cinco minutos depois simplesmente parava. O ícone da rede na barra de tarefas parava de piscar indicando que nada mais estava sendo transferido. E não adiantava esperar, porque só voltava ao normal resetando o modem ou reiniciando o PC.

Porém os outros PCs navegavam e baixavam arquivos normalmente.

Na última vez é que vi uma mensagem em um balão na barra de tarefas que nunca vira antes (em nenhum lugar), de que o Windows localizara um dispositivo UPnP compatível: o Speedstream 5200. Eu não sabia o que fazer com isso e não via necessidade de usar UPnP se o modem já estava configurado corretamente. E a única coisa que eu realmente sabia sobre UPnP naquela data é que segundo Steve Gibson era melhor manter o recurso desativado.

Eu não estava particularmente preocupado com segurança (essa é a crítica ao UPnP feita por Gibson), mas como eu estava desconfiado de que poderia haver uma relação entre as duas coisas, executei o programa UnPnP.exe na máquina do meu amigo para desligar o recurso.

O problema sumiu imediatamente e não voltou a incomodar.

2 comentários:

  1. O D-Link 500B tem essa opção (Menu LAN - Enable UPnP) mas aqui eu sempre mantive essa opção desmarcada. Será que não é isso que está atrapalhando vários donos do 500B?

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  2. Juliano,

    A princípio não parece ser a causa do problema que eu conheço, porque é algo perceptivelmente entre a central e o modem.

    Mas é uma possibilidade. Da próxima vez que eu me deparar com o problema vou testar isso.

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