-->

quinta-feira, 30 de novembro de 2006

Acelere os downloads

Isso pode não ser nenhuma novidade para a maioria dos que já tem banda larga há muito tempo, mas técnicos que só tem acesso discado, como eu, podem achar útil essa dica.

Um de meus clientes regulares me chamou e pediu que eu ajudasse o filho dele a configurar os "programas para baixar arquivos" porque estava tudo muito lento.

De fato, o garoto tinha uma conexão de 600Kbps e na maior parte do tempo a velocidade total do emule não passava dos 30KB/s, quando deveria bater nos 60KB/s.

Depois de muito fuçar, acabei descobrindo a razão: O limite de upload da linha do garoto era de apenas 18KB/s e ele estava liberando tudo para o emule. Bastou dizer ao emule que usasse apenas 10KB/s nos uploads que a velocidade dos downloads subiu imediatamente, chegando aos 60KBs desejados alguns minutos depois.

O garoto também me pediu um programa para baixar torrents que, como o emule, permitisse administração remota, porque ele estava testando o Bitlord que, além de deixar a máquina extremamente lenta, não tinha essa função. Essa eu não pude responder na hora, mas depois de alguma pesquisa em casa acabei achando o uTorrent (Micro Torrent).

A administração remota do uTorrent chama-se "WebUI" e ainda está em fase beta, mas funciona bem. De qualquer outro computador na Internet, o garoto agora consegue acessar o seu e ver como estão os downloads, adicionar torrents, etc. Muuuito mais rápido e seguro que usando software de controle remoto como o VNC. O problema: a WebUI não funciona com o IE. Mas como ele já estava disposto a experimentar o Firefox, não foi nenhum empecilho.

Ainda teve um bônus: Com o uTorrent o desempenho geral da máquina ficou melhor e os downloads ficaram mais rápidos do que quando ele estava testando o bitlord.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.