-->

terça-feira, 21 de novembro de 2006

Porque eu migrei para o XP e vou demorar a usar o Vista.

Eu só passei a usar o Windows XP mais ou menos um ano após seu lançamento, meio inconformado porque meu notebook veio com o SO e não tinha drivers para o Win98SE, depois de descobrir o seguinte:
  • Os HDs ficam mais rápidos - Com exatamente o mesmo hardware e Windows 98SE, eu só consigo 10MB/s (15, na melhor das hipóteses). Com o XP o mesmo HD vai a 50MB/s;
  • A rede fica mais rápida - Não tem jeito. Por mais que eu tente, a comunicação via rede entre máquinas Win9X ou entre uma máquina XP e outra Win9X é lenta que dói (não passa dos 50% nos picos e a velocidade é bem instável) . Entre as mesmas máquinas rodando WinXP eu consigo até 82% da capacidade da rede (82Mbps) de forma absolutamente estável.
  • O Win9X tem um estranho e nunca esclarecido bug que faz a máquina ficar congelada por até minutos depois de uma operação que envolve apagar muitos arquivos. E mesmo depois de destravar o Explorer fica lento demais, obrigando você a reiniciar. Com o XP isso nunca ocorreu;
  • Os problemas que eu tinham periódicos (uma vez por ano) de corrupção do diretório Windows com a perda de tudo o que estava no Desktop nunca mais aconteceram;
  • Não preciso me preocupar com os recursos do sistema (que provocam inevitávelmente o travamento de uma máquina Win9X se você não estiver monitorando). No XP o software mal escrito não deixa de consumir desordenadamente os recursos, mas isso nem faz cócegas no SO; Também fica muito mais fácil desenvolver uma aplicação que usa muitos recursos, porque no Win9X tentar abrir um projeto que consome muitos recursos no Delphi (que já consome uma cota considerável) manda o SO para o boot; O desenvolvedor precisa ficar de olho nisso, claro, porque como o XP "não reclama" é muito fácil desenvolver um programa no XP que simplesmente não consegue rodar no Win9X sem drenar toda a GDI;
Além disso, a versão Sp2 trouxe segurança satisfatória e temos o suporte a NTFS (que eu prefiro não usar, mas que está à mão quando é necessário);

Essas coisas, a longo prazo, acabaram justificando o valor das licenças.

Não consigo enxergar nada nas especificações do Vista que realmente me interesse. Talvez daqui a uns dois anos, quando o hardware não estiver fazendo diferença e eu trocar de notebook, eu acabe usando o SO. Mas estou perfeitamente satisfeito com o XP e não vejo razão para o (caro prá ******) upgrade.

10 comentários:

  1. A grande diferença de velocidade ao acesso ao HDD deve-se ao fato do Windows XP estar ativado por padrão o modo Ultra DMA (acesso direto a memoria) que também pode ser ativado no windows 9X.

    ResponderExcluir
  2. Eu não me lembro exatamente de tudo o que testei, mas o modo UDMA foi certamente uma das coisas que verifiquei. Posso ter verificado no lugar errado, claro.

    ResponderExcluir
  3. Você está falando daquele checkbox chamado "DMA" que aparece para cada um dos drives? Eu habilitava isso em todos os meus drives. Havia uma melhora na velocidade, mas nunca passou dos 15MB/s (geralmente, apenas 10MB/s).

    Se conhece outro modo, por favor diga. Eu posso até instalar o Windows 9x em uma das minhas máquinas XP só para testar isso.

    ResponderExcluir
  4. [quote]Você está falando daquele checkbox chamado "DMA"[/quote]

    Isto mesmo lembrando que o modo UDMA deve estar ativado na BIOS do sistema e deve-se usar cabos de 80 vias (aqueles com fios mais finos) para testes você poderia também desativar o (smart) OK.

    Muito legal e util o seu blog, tem algum endereço em que eu possa acessar o velho havia textos que eu estava lendo.

    ResponderExcluir
  5. Tenha em mente que eu disse "com exatamente o mesmo hardware".

    Eu não desativei nenhum endereço antigo.

    ResponderExcluir
  6. jefferson,
    serio, eu passei muito tempo sem usar o NTFS, serio mesmo, desde que mudei do 98 para XP, sempre fiquei no FAT32, sempre pensando em uma emergencia e tal.

    recentemente (3/4 meses) comprei um HD novo (SATA) e criei coragem para mudar para NTFS, até hoje nao me arrependo.

    é mais rapido, gasta menos espaço (só lendo para entender, eu nao explicar :P) e tem mais seguranca.

    ne pergunto o porque nunca tinha feito isso antes.. onde nunca tive problema e essas emergencias.

    ResponderExcluir
  7. Saulo,

    Eu uso NTFS apenas quando é estritamente necessário e nunca percebi vantagem no desempenho. Nesta máquina onde estou agora, tenho cinco HDs e apenas um é NTFS, que uso quando preciso armazenar algum arquivo maior que 4GB. Não percebo qualquer diferença entre os cinco (a não ser que o quinto, na USB, fica mais lento).

    E como eu não preciso da segurança do NTFS (e ela me atrapalha às vezes) eu só tenho motivo para usar NTFS mesmo quando lido com arquivos grandes, que são normais quando você faz capturas de vídeo.

    ResponderExcluir
  8. Eu confesso, tinha medo de usar o sistema de arquivos NTFS no caso de recuperação em uma pane ou algo parecido. FAT32 é mais simples por isso rapido e menos seguro. Mais e quando falta energia elétrica ou trava o sistema e seus arquivos são corrompidos. Você os perdia com NTFS isso não aconteceu mais e hoje temos muitas ferramentas compatíveis com o mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Henrique,

    Eu desconfio que essa "robustez" possa ser atribuída ao XP e não ao sistema de arquivos. Posso estar falando uma graaande besteira, mas o fato é que continuo usando FAT32 e continuo tendo problemas esparsos com falta de energia e outros acidentes de hardware ou software que fazem a máquina reiniciar, mas desde que comecei a usar o XP não tive um único incidente de perda de arquivos.

    Quando eu usava Win9x, periódicamente eu perdia alguma coisa importante. Um problema recorrente é que de vez em quando o diretório Windows inteiro era corrompido após uma dessas falhas. E como eu tinha o (mau) hábito de guardar todos os meus documentos e downloads no desktop e o desktop do Win9x fica dentro do diretório Windows, eu perdia tudo o que não tinha backup.

    Além disso, como trabalho com dados de clientes, eu verifico diariamente se minhas máquinas mantém a integridade de dados. Eu movo diariamente gigabytes de dados entre drives e depois confiro o hash (CRC32) de cada um deles, com um programa específico para ess fim. Cópias perfeitas, byte-a-byte, sempre. Quer o HD esteja usando NTFS ou FAT32.

    Eu o meu caso tem um agravante: eu não uso gabinetes! Meus HDS ficam 100% do tempo espalhados sobre a mesma prateleira onde está a motherboard. Não há blindagem de nenhum tipo.

    E quando alguma coisa dá errada em um cliente, fica tudo mais complicado quando esse cliente está usando NTFS. Diagnosticar e recuperar um sistema XP em uma partição FAT32 é muuuuito mais fácil, rápido e não requer ferramentas específicas. Eu costumo fazer remoção de parasitas (virus, trojans, adware, etc) "na munheca" reiniciando a máquina via "DOS", procurando pelos indícios e apagando/movendo os arquivos suspeitos pela linha de comando. E isso é muito mais simples quando se está usando FAT32. Basta procurar uma máquina próxima que tenha Windows 9X, fazer um disco de boot e pimba! você está dentro da partição XP. Se o cliente usar NTFS eu tenho que estar com as ferramentas específicas comigo.

    ResponderExcluir
  10. Bem, primeiro puxar o saco dizendo que teu site é muito interessante, principalmente no conteúdo bem técnico e especializado.

    Sobre o NTFS, eu mesmo tenho as mesmas manias de ter várias partições, discos rígidos, etc. Quando resolvi migrar para o NTFS (novamente após a 100a. formatação do micro), percebi o quanto havia perdido usando o FAT32.
    Fora segurança, que pra mim não serve pra nada (e inclusive existem programas que quebram a criptografia do NTFS do XP num piscar de olhos), percebi o aproveitamento de espaço de disco e a velocidade que o NTFS oferece.
    O tamanho dos clusters e a quantidade são mais eficientes que o FAT32. veja no link os exemplos de tamanho usados: http://support.microsoft.com/kb/140365
    Fora isto, o sistema NTFS indexa melhor os arquivos, melhorando a velocidade de acesso as pastas com muitos arquivos e com fragmentação de disco. mais informações aqui : http://www.easeus.com/data-recovery-ebook/ntfs-index-record-and-contents.htm

    Bem, quanto as ferramentas, hoje existem várias. Inclusive vc já deve ter ouvido falar dos famosos Boot cds, como o bart's e o ultimate. Se tiver curiosidade, experimente o Hiren's BootCD 8.6 - www.Thanki.Tk
    Possui uns 80mb. Gravei o CD e testei: Ele tem ferramentas para praticamente tudo!
    São vários Anti-vírus, muitos programas de testes de velocidade, programas de particionamento, programas para recuperar HDs, senhas-mestre do XP, bem.. tem uma lista enorme. Vale a pena conferir.

    A mensagem ficou meio grande hehehe, mas valeu só queria dar minha contribuição. Pretendo comprar um daqueles divx players da kiss. Moro em SP e se comprar te mando um review legal do bicho.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.