-->

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Excel travando o PC inteiro ao salvar planilhas

Cenário:
  • Microsoft Office 2003;
  • Windows XP SP2 com atualizações desligadas;
  • PC conectado a um servidor de domínio Windows 2003;
  • Arquivos localizados em um compartilhamento no servidor.


Ao salvar o arquivo, seja com Salvar ou com Salvar Como, o indicador de progresso na barra de status do Excel ia até 100% e dali não saía. O Excel parava de responder e o Windows Explorer também. Dar CTR-ALT-DEL exibia a janela de opções, mas pedir para exibir o Gerenciador de Tarefas não tinha qualquer efeito. O PC ficava completamente inutilizado exigindo apertar o botão de reset.

Durante o travamento, abrir o arquivo salvo a partir de outro PC na rede mostrava que todas as alterações haviam sido salvas no disco antes do Excel parar de responder.

Deixei o Process Explorer rodando no PC, configurado para mostrar o histórico de CPU dos processos e pedi que o cliente reproduzisse o erro. Quando o Excel parou de responder um simples ALT-TAB me permitiu ver a janela do Process Explorer, que continuava funcionando normalmente. Os gráficos mostraram que a CPU permaneceu livre antes e depois do problema. Como não era um problema de CPU, desconfiei da rede.

Porém, salvar arquivos manualmente na mesma pasta e a partir do mesmo PC usando o Windows Explorer não criava problema algum. O cliente já estava há dias com o problema e a pesquisa que fiz no Google sobre o Excel travando ao salvar arquivos só indicava cenários que nada tinham a ver com o problema do cliente. Foi só na terceira vez que estive lá que percebi ao fazer logon no servidor uma inesperada mensagem de erro sobre Arquivos Offline. Fiquei desconfiado, porque aquele PC não deveria estar com esse recurso ativado (até mesmo porque não tinha qualquer utilidade no desktop do cliente) e quando fui checar que arquivos estavam envolvidos encontrei três arquivos desconhecidos e justamente um arquivo que estava sendo salvo quando o Excel parou de responder.

Mesmo sem entender a relação do problema com o fato de Arquivos Offline estar ativado, desliguei o recurso. O problema sumiu imediatamente.

Continuo sem entender o motivo do travamento. Fiz uma pesquisa incluindo o dado novo e encontrei pelo menos uma pessoa com o mesmo problema. E este outro caso que é bastante similar e dá uma possível solução para o caso em que o uso de Arquivos Offline seja necessário.

2 comentários:

  1. Muito Bom cara!!!

    att.: França Ailson

    ResponderExcluir
  2. Cara, sua dica me ajudou muito, nunca iria imaginar que tinha relação com arquivos off-line!
    Muito obrigado por compartilhar a solução!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.