-->

domingo, 12 de agosto de 2007

Disco enganchando no DVP5100

Eu tive/tenho dois loaders com esse problema. Quando você aperta EJECT, o disco fica preso a meio caminho e é preciso dar uma pancada no aparelho para que ele saia totalmente. O primeiro loader eu praticamente inutilizei, pois desmontei todo e agora não sei se vou conseguir montar corretamente, principalmente depois que um acidente na minha bancada (um parafuso de fixação cedeu) mandou pecinhas para todo lado.

Já o segundo eu consegui consertar simplesmente dando uma pequena folga no parafuso destacado:



Um quarto de volta chega a ser suficiente. É só para reduzir a pressão sobre uma das peças.

Antes eu havia tentado resolver aumentando a pressão da mola em forma de "Y". Mas se você aumentar a pressão o suficiente para que o disco nunca enganche na saída, acaba criando uma dificuldade inversa: na maioria das vezes o disco não vai conseguir entrar até o fim.

É importante salientar que isso não resolve o problema, porque deveria funcionar com o parafuso apertado. Isso apenas o contorna. O danado é que a mecânica do loader de slot é muito complexa e eu não consigo determinar visualmente qual das várias peças móveis é responsável pelo aumento do esforço necessário para ejetar o disco.

É público e notório que não gosto de loaders desse tipo...

6 comentários:

  1. Ah... semana passada passando na Americanas ví um Hynday com divx por R$ 129, não resisti e comprei.
    No 2º dia de uso mechi ele enquanto tocava e deu mensagem de 'no disc'. Recolocando o CD, a cada 20 colocadas dava 'no disk', e então numa tentativa funcionava (Uma em 20) (Ou se desse muitos tapas ele lia... masoquista).

    Abri, soltei o loader pra ver, e tudo parecia ok. Testei com ele solto, e funcionou. Coloquei de volta e parafusei e denovo dava o 'no disk'. Enfim, tirei e coloquei meia duzia de vezes, alterei trimpot, sensor fim de curso, etc, até que percebi que ao parafusar ele no lugar é que dava o problema.

    Resolvi deixando 2 parafusos mais soltos (Tem 4, deixei soltos os dois que vão no meio do aparelho, onde ele não tem pés de apoio)

    Usei um espelhinho como 'regua' pra ver se a base estava inclinada, não ví nada disso. Mas recolodando a tampa superior denovo tive de não apertar os parafusos do meio, senão já sabe, o loader era 'apertado' pra cima pela carcaça inferior, e dava o erro.

    O aparelho aquece todo, e nem é a fonte, é o chipset mesmo, inclusive o dissipador dele pretendo trocar por um maior assim que achar. Acho que com o plastico todo aquecido eu torci ele, ou apertei o meio, algo do tipo que causou isso. Pior é que mesmo em standby ele aquece bastante, o jeito é arrancar da tomada mesmo.
    (É um loader sony, e não é tão molenga assim, talvez culpa do calor numa porca carcaça plastica).

    ResponderExcluir
  2. Caro Jefferson, também estou com o mesmo problema e mesmo dando uma folga no parafuso em destaque o problema não foi resolvido e só consigo retirar o CD/DVD empurrando o mesmo por trás quando o CD/DVD fica no meio do caminho. Este problema me fez comprar outro player (proview 858-que comprei de você). Aguardo que se você conseguir descobrir o real problema nos informe. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Excelente Ryan. Meu DVP-5100K já tomou muito cascudo para cuspir os discos. Tenho que bater e dizer: não engole, dá pro papai...

    Vou abri-lo e repetir o processo no meu player. Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Rubem,

    Só para registro, qual é o modelo exato e o chipset do seu aparelho?

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    tenho esse mesmo problema com o 5965K. Abri, olhei, mas não tive coragem de mexer.
    Vou fechar e acionar a garantia.
    Detalhe: somente ficam entaladas mídias "printable", que pelo que percebi, são mais "gordinhas".

    []'s

    Arivan.

    ResponderExcluir
  6. Olá,


    Hoje o meu DVP5100 começou a se recusar a ejetar os discos. Após uma verificação do mecanismo percebi tratar-se de mau funcionamento do switch que indica ao aparelho a presença do disco e o final do processo de ejeção, no caso o switch SW2 na plaquinha que fica acima do loader. A princípio pensei que era mau contato no switch, mas bastou refazer as soldas do mesmo para voltar a funcionar.


    Abraços,

    Caldas.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.