-->

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Aprenda a se virar com o teclado errado

Essa dica é muito velha, mas sempre vai existir quem não sabe (veterano ou novato). Desde o DOS é possível "digitar" qualquer caractere da tabela ASCII no teclado mesmo que a respectiva tecla não exista. Você só precisa saber o código ASCII do caractere e usar o seguinte procedimento:
  • Segure a tecla ALT esquerda;
  • Digite o código ASCII no teclado numérico;
  • Solte a tecla ALT.
O caractere desejado vai aparecer.

É preciso usar o teclado numérico (a linha de teclas numéricas horizontal do teclado não serve)

Um amigo meu precisou disso hoje. Ele me telefonou porque estava com um notebook e não conseguia encontrar a "barra invertida" (\) no teclado.

Eu estava na rua e não tenho esses códigos na cabeça, mas pude dar a solução para ele porque uso no meu TREO o freeware ASCIIChart.



Notebooks geralmente não tem um teclado numérico separado, mas em geral a região central do teclado vira um teclado numérico apropriado quando você ativa NUM LOCK.

Para os que não andam com um PALM por toda parte, existem pelo menos dois códigos que é sempre bom lembrar, principalmente para aqueles momentos quando você está perdido no prompt de comando:
  • ":" = ALT+58
  • "\"= ALT+92
Nota: para códigos a partir de 127, você pode precisar colocar um zero na frente para obter o símbolo esperado. Para códigos abaixo de 127, tanto faz.

Ou seja:
  • 127 = 0127
  • 128 <> 0128

Consulte também esta página, e esta.

3 comentários:

  1. Legal! Mas como fazer isso no Linux, já cansei de procurar e não encontro como.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, funcionou direitinho no meu!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM, principalmente a dica " Notebooks geralmente não têm um teclado numérico separado, mas em geral a região central do teclado vira um teclado numérico apropriado quando você ativa NUM LOCK." FOI UMA AJUDA E TANTO!!!
    Agradecido,
    Almeida.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.