-->

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Como renomear muitos arquivos sem morrer de tédio

Investigando o problema apontado ontem por Rafa Librenz, que me avisou que as imagens da página sobre Widescreen do meu site não estavam abrindo, descobri que todas elas tinham sido gravadas no servidor (unix) com nomes completamente em maiúsculas, quando nas minhas páginas HTML os nomes são todos em minúsculas.

Como o meu padrão é usar minúsculas, o erro estava no nome dos arquivos. Como renomear 130 arquivos sem gastar os dedos e a paciência? Eu conheço um ou dois truques usando o comando REN no prompt do comando, mas nenhum que mude a capitalização dos nomes.

Depois de uma rápida pesquisa, encontrei a solução: o freeware RenameMaster

Meus critérios:
  • Que fosse um programa pequeno;
  • Que não precisasse de instalação;
  • Que fosse freeware;
RenameMaster atendeu todos os requisitos. Procurar por ele, baixá-lo e procurar a opção que eu precisava levaram menos tempo do que eu levaria para renomear um terço dos 130 arquivos "na munheca". Já ganhou um espaço no meu kit de utilitários.

[16/08]: Uma característica interessante do software que eu só notei agora é que ele tem um preview automático. Qualquer opção que você assinale mostra que arquivos serão afetados e o resultado do lado direito do nome original. Simplificou bastante uma operação que precisei fazer agorinha mesmo.

11 comentários:

  1. Ótima dica, ainda não testei, mas vou guardar essa dica aqui para o momento de necessidade!

    ResponderExcluir
  2. Saudações Ryan,

    Não sei se o programa lhe atenderia especificamente para o fim declarado, mas costumo utilizar a função "Batch Conversion/Rename" do conhecido visualizador/editor de imagens IRFANVIEW.

    Ele permite, inclusive, a utilização de vários caracteres curingas com funções previamente determinadas (a relação pode ser consultada no próprio programa) e é bastante prático, sem falar de LEVE - o mais importante.

    Imagino que você pelo menos já deve ter ouvido falar do programa, dada a notoriedade do mesmo.

    O IrfanView, salvo engano, começou como um projeto de mestrado, tem aproximadamente 1 MB e é capaz de ler virtualmente todos os arquivos de imagem.

    Instalando alguns plugins de poucos KB's é possível ainda, executar inúmeros arquivos de áudio e vídeo, incluindo MP3 e DIVX/XIVD.

    É realmente impressionante e garanto que vale a pena dar uma olhada, pois é um programa realmente multifuncional e que roda em praticamente qualquer PC paleontológico (como o meu).

    Cordial abraço.

    PS: Também o utilizo muito para fazer conversões em massa de arquivos de imagem, principalmente JPG.

    ResponderExcluir
  3. PianoThad,

    Eu tenho a versão 3.99 do Irfanview no meu PC, mas numa rápida olhada não consegui encontrar opção para mudar a capitalização dos nomes dos arquivos. Existem opções úteis, como renomear baseado no conteúdo dos campos EXIF, mas me parece que o Irfanview não ajudaria em nada no meu problema específico.

    Eu procurei por "lowercase" no help e nada foi encontrado.

    ResponderExcluir
  4. eu uso a anos o CK Rename, (tenho q renomear mais de 1000 arquivos em segundos) ultra rápido altamente detalhado e super facil de usar, e nao precisa de instalaçao. 600k Facilmente encontrado no Emule

    ResponderExcluir
  5. :) Esse utilitário é fera, utilizo para renomear Legendas / Filmes - e deixar tudo padronizado.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito do renomeartudo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Experimente o The Rename ...programa espetacular com a possibilidade de criar regras de renomeação muito completas com dezenas de parâmetros possíveis

    ResponderExcluir
  8. Fiz uma classe em java que funciona legal, posso postá-la se quiserem.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Ryan, já ouviu falar no 4NT (antigo 4DOS)? Substitui o prompt de comando com muito mais funcionalidades. Uso ele para tarefas simples com uma linha ou batchs.
    Você tem um DOS "bombado" e com uma variedade de funções pré-definidas. Renomear pra caixa alta seria algo como:
    for %arquivo in (*.gif) do ren %arquivo %@upper[%arquivo]
    Costumo fazer mais coisas e muito mais rápido pelo prompt que pelo windows. É um dos Softwares que uso há mais de 10 anos e que merece o registro.

    ResponderExcluir
  10. No meu comentário anterior esqueci de testar o comando, ele não funciona com nomes longos, faltou acrescentar aspas na segunda parte. Se puder corrigir aquele e desconsiderar esse...
    for %a in (*.*) do ren "%a" in %@upper["%a"]

    ResponderExcluir
  11. valeu a dica__Achei um ótimo que já solucionei o problema__" Ron's Rename " ___abraço

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.