Um cliente me apresentou um problema incomum em uma de minhas visitas há uma semana: a tecla CAPS LOCK do teclado dele não funcionava mais e ele queria saber se eu podia consertar. O motivo é que ele gosta especialmente do teclado, que não se vende mais (um
Gertec EZ keyboard ergonômico).
Tem que gostar mesmo, para me pagar por hora por isso.
[24/06/08] Mas você também pode dar uma sobrevida a teclados de notebook com a dica a seguir.
Só a tecla CAPS LOCK não funcionava, o que me fez descartar a hipótese de mau contato em alguma linha/coluna da matriz, mas refiz as conexões assim mesmo. Também procurei por sujeira no contato da CAPS LOCK, mas estava tudo OK. E meu cliente não leva bebidas para junto dos computadores (a propósito: eu levo, o dia inteiro, mas é muito raro eu derramar alguma coisa).
Se me recordo bem, eu até verifiquei a continuidade do circuito flexível com um multímetro. Não encontrei um motivo para a danada da CAPS LOCK se recusar a funcionar.
Não queria deixar o cliente na mão, por isso procurei uma solução por software. Testei dois programas que supostamente podiam ajudar, ambos shareware, mas não chegaram nem perto.
A solução veio quando encontrei a recomendação de um programa gratuito da própria MS, mas dirigido ao Windows 2003:
remapkey.exe.

Remapkey tem apenas 340KB, não precisa de instalação e funciona também no Windows XP (assim como no NT e no 2K). Com ele você pode mudar facilmente, por arrastar e soltar, o papel de qualquer uma das 100 teclas básicas de um teclado de PC. A modificação é feita no Registro do Windows, que permite a troca global (funciona para todas as aplicações) dos scancodes associados a cada tecla (um "remapeamento"). O programa pode até ser deletado depois da alteração, porque tudo só depende mesmo da configuração no Registro.
Com a ajuda dele, em segundos, eu configurei a tecla SHIFT direita para funcionar como CAPS LOCK (até controlando o respectivo LED no teclado). Eu esperava que o cliente respondesse com algo do tipo "é o jeito...", mas ele me surpreendeu ficando muito satisfeito com a solução.
Editado: você tanto pode trocar a posição de duas teclas quanto duplicar uma tecla, "eliminando" a outra. E você pode reverter tudo a qualquer tempo, usando o programa.
Se você dá manutenção precisa ficar atento a isso. Se alguém "de sacanagem" usar uma ferramenta como essa no Windows, você vai ficar maluco tentando entender porque nenhum teclado plugado na máquina funciona como deveria, apresentando o mesmo "defeito" esquisito; e até desconfiar de vírus. Remapkey roda facilmente de um pendrive e seus efeitos só serão sentidos depois que o Windows for reiniciado, o que torna ainda mais fácil "aprontar" uma dessas.
Na minha primeira pesquisa, há uma semana, eu encontrei remapkey.exe para baixar em um arquivo único, mas agora não estou achando mais. Você pode obtê-lo no
Windows Server 2003 Resource Kit Tools, de 12MB.
[17/08] O leitor Felix localizou e me enviou (obrigado!) o link para
apenas remapkey.exe.