-->

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Quebrando o galho quando o Explorer se recusa a rodar

Neste momento estou com esse problema na máquina de um cliente. Eu precisei migrar a instalação do XP dele para outro computador, dividindo o HDD com uma instalação do Windows 98 mas por causa de uma doideira qualquer do PartitionMagic a instalação original foi danificada e eu fiquei apenas com um backup que eu havia feito para outro HDD (não tenho mais como usar ferramentas de clonagem). Eu refiz o particionamento desse HDD e copiei os arquivos para a partição limpa, mas por algum motivo tudo parece funcionar menos o Windows Explorer. Eu consigo fazer o logon, mas só vejo o papel de parede, sem ícones e nenhuma barra de tarefas. Tentei, sem sucesso, o seguinte:

  • O Modo de Segurança;
  • Usuários diferentes, incluindo o administrador;
  • Apagar inteiramente a pasta "Documents and Settings";
  • Reinstalar o Windows XP;

Nada muda. Se eu dou CTRL-ALT-DEL, consigo acessar o Gerenciador de Tarefas e executar o que eu quiser, menos o Windows Explorer. Quando eu tento, a barra de tarefas pisca brevemente na tela e some.

Tentei encontrar uma solução para isso no Google, mas não encontrei nenhuma solução para o mesmo problema. Não é uma questão do Explorer.EXE estar ausente ou corrompido.

Eu posso fazer uma nova instalação do XP para esse cliente, mas no momento ele precisa da antiga funcionando para migrar seus e-mails e outras configurações. Ele comprou um PC com o Windows Vista mas por outro motivo estranho o Windows Mail (o sucessor do Outlook Express) não consegue nem enxergar as pastas de e-mail de sua instalação antiga e se recusa a importar. Mas esse é um outro problema.

Então eu parti para o "Plano B": substituir o Shell.

Como você deve saber, o Windows Explorer é apenas uma "GUI" (no caso, é denominada de "shell") para o sistema operacional. Você não precisa realmente dele e pode usar um substituto. Isso não é propriamente um "hack", porque substituir o shell é algo previsto pela MS desde o Windows 3.1 e eu uso o recurso desde aquela época.

Existem vários shell alternativos para o Windows, mas eu precisava de um que pelo menos funcionasse sem precisar de instalação e fosse freeware. Numa rápida pesquisa, encontrei o ROS Explorer.

Eu já conhecia o projeto ReactOS, mas até agora não havia encontrado nenhuma utilidade para ele. O ROS Explorer rodou na primeira tentativa e serviu muito bem.

  • Seu "Menu Iniciar" duplicou o que aparecia no Windows Explorer, com todos os atalhos do usuário;
  • Clicar com o botão direito do mouse sobre um item abre o menu de contexto esperado;
  • Os ícones do desktop do usuário aparecem;
  • Responde inclusive ao atalho Win+E do teclado (mas não a Win+R e a Win+M).
  • E tem uma vantagem: você pode escolher usar a saudosa interface do winfile.exe (o gerenciador de arquivos do windows 3.1).

Um incoveniente é que o programa está em inglês, mas a secretária que vai usar essa máquina não deve encontrar dificuldades por causa disso e de qualquer forma é uma solução temporária.

E tenha em mente que o ROS Explorer ainda não serve como um substituto completo do Windows Explorer. Como Shell do ReactOS já parece muito bom, mas para substituir o Explorer no XP ainda falta implementar muita coisa. Como eu disse no título, é um "quebra-galho".

7 comentários:

  1. Como vc mesmo disse. é um quebra galho, mas pode ter certeza que um quebra galhos desses, pode quebrar uma árvore inteira...rs.
    Repassei a alguns amigos que podem precisar! Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Nessas horas eu usaria logo o Kurunin, Ubuntu ou qualquer outro livecd de alguma distribuição Linux ( já fiz isto mais de uma vez é me salvou de uma situação complicada ).

    ResponderExcluir
  3. Intruder_A6,

    LiveCDs não permitem que eu entre no Windows defeituoso e o use. No geral, você consegue fazer algumas tarefas de gerenciamento de arquivos, rodar anti-virus, consertar o registro, etc. Mas eu estou falando de botar o próprio Windows defeituoso em operação e usar seus drivers, ter acesso aos arquivos que dependem do logon de um determinado usuário, etc.

    A propósito, com o Linux eu consigo acessar "pastas privadas" de uma partição NTFS?

    ResponderExcluir
  4. Já tive um problema semelhante, o Windoes foi configurado para ter dois monitores (mas tinha um só), e o sistem a foi configurado para usar o monitor que não existia, daí o shell ficava "no outro monitor', eu podia acessar as coisas, mas não pelo explorer.

    ResponderExcluir
  5. Tom,

    Isso aí já é mais fácil de resolver. È só usar o velho ALT+SPACE e com as setas de direção trazer a janela que está em primeiro plano para o monitor que você está usando.

    ResponderExcluir
  6. Constantemente sou agraciado com novas informações ou abordagens através de seu blog mas nunca tive o prazer de retribuir, coisa que espero fazer agora com a sugestão deste link adicional, com vários outros shells, vários gratuitos: http://shellcity.net/cgi-bin/DB_Search/db_search.cgi?setup_file=topicpage.setup.cgi&submit_search=yes&topic=A

    E aproveito, já que perguntou sobre acesso NTFS, para sugerir também esta ferramenta Linux que é ótima tanto pelo tamanho (cd card, para guardar na carteira) quanto pelas ferramentas, que inclui o ntfs-3g, para acesso à partições NTFS, tanto para leitura quanto para escrita:
    http://www.inside-security.de/insert_en.html

    ResponderExcluir
  7. Maurício,

    Eu já conhecia o site Shell Extension City, mas já faz tanto tempo que eu não a acesso que não me lembrava dele. Como o link que você forneceu está um pouco difícil de copiar, eu fiz uma cópia aqui.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.