-->

sábado, 11 de novembro de 2006

Modem Huawei MT800: Só LED Power aceso

Um amigo meu está com um modem assim. O modem ADSL morreu logo após um reset e aparentemente não é o único caso ocorrido com o MT800, porque encontrei outras pessoas que estão até com medo de dar reset em modem por causa disso. Por coincidência (ou não), eu tenho um modem 3COM HomeConnect encostado que também morreu após um reset.

Alguns modems ADSL podem ser "ressuscitados" por um cabo ligado ao PC, como os DivX players baseados em Mediatek. Esses modems tem uma conexão interna de 5 ou 6 pinos para escrita direta na memória flash, que é de um tipo especial, que pode ser programado serialmente no próprio circuito (falarei mais sobre isso outro dia). Já o MT800 tem um conector interno de 20 pinos e possívelmente alguns desses pinos podem ser usados para transferir o firmware, mas não encontrei absolutamente nada sobre isso na Internet.

Eu publiquei uma página com a foto comentada da placa do MT800 aqui.

Se o problema for firmware corrompido ainda dá para resolver dessoldando a memória flash para gravar o firmware diretamente com um programador de eeprom (como já é feito para ressuscitar o DVP642). Eu estou me associando com um velho amigo para comprar o equipamento necessário para fazer esse serviço (ele já tem a habilidade) e pode ser que eu traga boas notícias (ou não) nas próximas semanas.

4 comentários:

  1. Pergunta estúpida mas já tentou ligar o modem com o botão de reset pressionado ?

    Esse procedimento serve pra trazer as configurações de fábrica em vários esquipamentos.

    ResponderExcluir
  2. Robvicz,

    Na verdade, a função de um botão RESET já costuma ser carregar as configurações de fábrica, não importando quando é apertado. Manter o botão pressionado enquanto liga o equipamento é um artifício que os projetistas usam para dizer ao processador que você quer outra coisa (talvez um segundo tipo de RESET) sem precisar colocar outro botão para isso.

    Em equipamentos eletrônicos que não dispõem de circuito watchdog (um circuito independente que reinicia o processador caso detecte um travamento), como o PC doméstico(PCs industriais tem watchdog) o botão RESET é usado para "destravar" o equipamento. Isso é tão comum que as pessoas acabam associando "resetar" com "destravar", mas essa relação não é 100% correta. Excluindo o PC,é mais apropriado dizer que "Resetar" é "Reconfigurar".

    Modems sem watchdog (que precisam ser "destravados" manualmente) são modems mal projetados.

    De qualquer forma, é claro que segui sua sugestão. Mas não surtiu efeito algum :(

    ResponderExcluir
  3. Jefferson,
    Pena que não surtiu efeito, eu tenho um modem da LG (LAM300R) que usa o mesmo Conexant e por 2x eu consegui resolver o problema desta forma. Mas no meu caso era a fonte que estava com problema e fazia com que ele travasse.

    Já o 3com você tem mais chances de resolver, este é um dos melhores modems existente (só perde pros Cisco na minha opinião). O 3Com já conta com uma porta serial (console) e ele guarda um boot-loader separado da firmware. Tanto que é possível acessá-lo pelo console mesmo que a memória flash esteja danificada e fazer alguns testes de dianóstico.

    Tanto o HomeConnect como o OfficeConnect 812 compartilham o mesmo projeto e existe muita informação disponível na net.

    O link abaixo se refere a recuperar a senha mas mostra o menu de manutenção do modem>
    http://www.adslzone.net/tutorial-2.14.html

    Boa Sorte

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8/4/08 12:33

    Tenho um MT880 com este problema. Alguém sabe como resolver o problema? O meu tem um conector interno de 4 pinos. Deve ser uma porta serial. Alguém pode ajudar com o Firmware ou algum programa que reinstale? Grato, Italo

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.