-->

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Velox: algumas linhas não gostam de certos modems

Esse é um problema curioso cuja causa eu não consegui determinar e cuja solução infelizmente é trocar de modem. Algumas linhas ADSL aqui em Recife simplesmente se recusam a operar com certos modems roteados. Os mesmos modems que funcionam sem problemas em outras linhas. Basta colocar o modem problemático em modo bridge (ou em uma linha sem o problema) para que funcione normalmente.

O sintoma é que ou a conexão não finaliza ou quando finaliza cai minutos ou horas depois. O D-Link DSl-500B, por exemplo, fica acusando "PPP Down" e a lista de diagnóstico é estranha:
  • Sincronização ADSL - OK
  • Autenticação com o ISP - OK
  • Ping DNS Server - OK
  • Ping Primary Gateway - Fail

Eu entendo muito pouco de ADSL e do procedimento de conexão. Talvez por isso eu não consiga entender como o modem consegue fazer a autenticação com o ISP mas não consegue achar o gateway da Telemar.

Outro fato curioso é que mesmo neste estado é possível fazer a conexão, se no PC eu fizer a "discagem". A conexão então ocorre normalmente. O problema é que para cada PC da rede é preciso fazer a discagem também e cada um acaba recebendo seu próprio IP externo. Como há anos eu ouvi estórias de gente que fez isso e acabou recebendo uma conta bem gorda do provedor no fim do mês incluindo o "acesso extra", eu tenho medo de deixar a conexão assim.

O modem está no modo roteador e só opera em modo bridge!?

E se eu coloco o modem em modo bridge e um roteador depois do modem, tudo funciona normalmente.

O problema ocorre com os seguintes modems:
  • D-Link DSL-500B
  • Speedstream 4200
  • Thomson SpeedTouch 510 (este ainda conecta, mas não passa nem 2 horas conectado)
E não ocorre com os seguintes (na mesma linha)
  • Speadstream 5200 E240
  • Huawei SmartAX MT800 (o verde)
Sempre lembrando que os modems problemáticos funcionam normalmente em outras linhas.

Alguém aí sabe por que acontece e, melhor ainda, como resolver sem ter que usar modems específicos? À Telemar não adianta reclamar porque basta falar em "roteador" para que o suporte se recusa a ajudar. Eu tenho um cliente que precisa usar dois modems por causa disso: Um é dele, roteado. Quando precisa reclamar qualquer coisa com o Velox ele passa antes para o fornecido pela Telemar, que está em modo bridge.

E olha que o Velox dele é empresarial!

33 comentários:

  1. Olá..
    bem, aconteceu +/- isso comigo uma vez + era questão de DNS. mas depois de re-configura-lo, ele funcionou..

    você consegue pingar algum endereço ??

    presumo que esteja colocando os valores de vpi e vci corretamente..
    0 33
    me passa o log do modem depois ?
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Tarbes,

    Acho que estamos falando de problemas diferentes. Eu não creio que o modem acusaria "PPP Down" nem que funcionaria em outra linha sem qualquer mudança na configuração se o problema fosse de DNS.

    Sim, eu coloquei VPI e VCI corretamente.

    Não tenho como mandar o LOG. Esse problema ocorre em linhas que não são minhas e os modems problemáticos já foram substituídos.

    ResponderExcluir
  3. Desculpas, não disse que seu problema era DNS, mas de qualquer forma.
    o seu problema ja aconteceu comigo. com um Speedtouch v6..
    mas "rebootei" ele e refiz toda a configuração e funcionou..
    Até!

    ResponderExcluir
  4. Bem, espero que a informação sivra Jefferson. Eu tenho um modem Siemens speedstream 4200 (um dos que aparece na lista) e ele funciona como bridge ou roteador sem problema. Mas é como você disse, o problema deve ser mesmo da cidade, porque eu sou de Olinda. Por sinal, a minha conexão costuma ter um desempenho consideravelmente melhor que as de amigos meus, tanto em Recife como em Olinda. Quando da primeira instalação houve problema de conectividade limitada ou inexistente e vieram 2 técnicos em casa, sendo 1 de linha telefônica e outro de conexão. Pelo jeito eles fizeram um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Aqui em Salvador já vi acontecer isto com um modem, acho que foi com o Huawey ( laranja ), que toda vez que tentava colocar para roteador não conectava ( parece até alguma pegadinha da Telemá, será ??? ), mas como bridge funciona sem problemas.

    Nunca conseguir entender porque isto acontece ???

    ResponderExcluir
  6. Intruder_A6,

    Eu passei muito tempo achando que fosse um bloqueio na Telemar, mas só até descobrir que a troca do modelo de modem resolvia o problema.

    Hoje na minha bolsa de equipamento de rede eu preciso andar com dois modems ADSL completamente diferentes só para não ser apanhado de surpresa por esse problema durante um atendimento.

    ResponderExcluir
  7. Isso não ocorre apenas em Recife não! Aqui no Rio, quando comprei um DSL-500B, o danado recusava-se a se "manter de pé" por mais de 5 minutos, coisa que no meu atual Speedstream 5200 E270 não ocorre. Depois, acabei lendo em um forum que esse modelo específico não suporta muito bem o modo roteador. Acabei deixando ele em modo bridge, na casa da minha mãe pois lá ela tem um D-Link DI-524 servindo de router.

    Ryan, você tem certeza que esse problema é relacionado apenas com algumas linhas? Pois testei tanto aqui em casa como na casa da minha mãe e o problema ocorre da mesma forma.

    []'s
    Daniel

    ResponderExcluir
  8. Daniel,

    Tenho certeza. É só pegar o modem do jeito que está, sem mudar nem a senha de conexão, e colocar em outra linha sem o problema que conecta na hora. Trazendo de volta para a linha problemática retorna o problema.

    ResponderExcluir
  9. Outra coisa: eu tenho três clientes usando o DSL-500B no modo roteador, instalados por mim mesmo. Um é pessoa física e os demais são empresas. Nenhum deles reclama de qualquer problema.

    E pode ter certeza de que reclamariam.

    Você experimentou o DSL-500B como roteador na casa de sua mãe antes de instalar como bridge?

    ResponderExcluir
  10. Ooops... desconsidere a pergunta. Você mesmo disse que aconteceu do mesmo jeito na casa de sua mãe.

    ResponderExcluir
  11. Daniel,

    As duas casas são próximas? Usam o mesmo prefixo?

    ResponderExcluir
  12. Na verdade não usam o mesmo prefixo, mas acredito estar conectado na mesma central. (pois moro perto, a cerca de duas quadras)

    O problema ocorre com mais frequência quando coloco o 500B em modo roteado e começo a usar programas de P2P como o eMule, Azureus, BitComet, etc. Parece que o modem não aguenta a carga e reinicia sozinho. Primeiro achei que fosse defeito do aparelho e troquei o mesmo por outro igual e o problema continuou, por fim peguei o 5200 da casa da minha mãe para ter certeza que não era a minha linha, e o problema não se repetiu com o Speedstream.
    Resolvi o problema deixando o 500B em modo bridge, ligado a um DI-524 fazendo o trabalho de roteador lá na casa da velha. Assim funciona perfeitamente.
    E eu acabei ficando com o velho 5200 cansado de guerra, mais que aguenta o tranco.

    []'s
    Daniel

    ResponderExcluir
  13. Para mim tem a ver com o DSLAM. Eu tenho um officeconnect encostado porque mudei de 1 mega para 2 megas. Quando foi alterada a velocidade, a conexão começou a cair toda hora.

    Aqui no RJ, pelo menos em minha central, 2 megas ainda é ADSL 1 então o 3COM deveria ser compatível.

    Atualmente uso um SS4200 sem o menor problema.

    ResponderExcluir
  14. Ryan,

    Ja tive problema identico ao seu, dai quando entrei em contato com suporte do velox ja sabemos a resposta: A Telemar não dar suporte a modem roteado. O engraçado é que no dia anterior eu tinho pedido pra mudar a velocidade de 600 pra 1MB, coincidentemente (ou não), logo depois da troca de velocidade o modem DLINK 502G parou de funcionar roteado, apenas funcionava em Bridge, minha solução foi reinstalar o firmware do 502G usando a versão Full do firmware, depois inserir o MAC do modem via terminal, configurei o modem normalmente e voilá, funcionando bem até hoje. E isto ja aconteceu com 3 clientes meus aqui em Salvador, fiz o mesmo procedimento e funcionou, com a diferença que eles não solicitaram mudança de velocidade.

    Agora no seu caso o estranho é que o mesmo modem que funciona em uma linha, em outra não funciona, você verificou o sinal da linha (é medido em DB) como estar?

    PS: O Dlink 500B ja instalei ele diversas vezes, e ele funciona normalmente em modo Router.

    Eneris.

    ResponderExcluir
  15. Daniel,

    É bem provável que as duas linhas estejam na mesma central.

    Quanto ao fato do modem não conseguir sustentar o tráfego P2P, eu já ouvi falar desse problema e pode ser do modem/configuração/firmware. Supostamente tem a ver com o número de conexões simultâneas exagerado e pode ser ajustado tanto no modem (UDP timeout e TCP timeout) quanto no software de P2P.

    Mas isso é o que eu li por aí, porque ainda não tive que resolver esse problema específico.

    ResponderExcluir
  16. Eneris,

    Eu nunca notei uma tela com a medição do nível de sinal da linha. :(

    Vou prestar atenção da próxima vez (lembre-se de que não tenho ADSl em casa).

    ResponderExcluir
  17. Ryan,

    Para ver o nivel do sinal da linha, apos entrar na configuração do modem no DLink, procure por WAN-DSL e na tela que aparece clique em DSL PARAM.

    PS: Os Modem ADSL Dlink ja tem um historico de não aguentar conexoes simultaneas (uso de softwares P2P), desta forma, o coitado congela, no Dlink 500G por exemplo a melhor solução é colocar o firmware do JETSpeed 520 nele que tudo é resolvido.

    Desculpa se ficou offtopic.

    Eneris

    ResponderExcluir
  18. Na época eu tentei arranjar um firmware para o 500B, mas o único que achei era o que já estava instalado no modem. Havia outros, de outras operadoras tipo BRTurbo, etc. mas achei prudente não arriscar.
    O que me deixou furioso foi não ter descoberto antes de comprar que ele apresentava esse problema com programas P2P.
    Atualmente estou com um problema intermitente em que faz a conexão DSL cair, já notei que na estatística do modem, ele apresenta alguns erros de CRC tanto em Tx como em Rx. Já até abri um chamado na Telemar para eles verificarem minha linha pois é irritante vc estar navegando e perder a comunicação.

    []`s
    Daniel

    ResponderExcluir
  19. Tenho um DSLink 260E e usando ele roteado acontecem problemas com p2p. O modem chega a resetar.
    Fazendo a "discagem" pelo Windows, funciona na boa.
    Usando ele roteado, o Azureus se conecta a apenas cerca de 30 ips. Discando pelo Windows, ja atingi 400 facilmente. Mas nunca precisei ir além disso.

    Tenho Speedy 2mb. (1,8 pra ser mais preciso, até hoje, foi o máximo que eu vi eles liberarem pra quem tem plano Power)

    Estou pensando em trocar esse modem.

    ResponderExcluir
  20. Não consegui usar o Dlink 500G no modo router com P2P em duas residências onde morei, ou melhor, até consegui mas as soluções e ajustes usados só atenuavam o problema, acabei usando só bridge mesmo. No guia do Hardware li que o problema do Dlink 500G era pouca memória e que alguns serviços tinham que ser desabilitados no modem para ele funcionar bem.

    Posteriormente troquei de modem, comprei um Kaiomy que é perfeito para P2P. Certo dia, após uma grande chuva, tive um problema na linha (umidade), o técnico da BrasilTelecom disse que o sinal da linha estava tão baixo que o modem só segurava por que era um Kaiomy, troquei a fiação é ficou perfeito novamente.

    ResponderExcluir
  21. Pois é, eu tentei instalar um DLink 500B esta semana aqui em SP, em um acesso da 'dupla' Telefónica/Terra, como roteador. Exatamente o mesmo diagnóstico aparece, e o modem não autentica nem a pau. E quando resolve autenticar, em raríssimas vezes, isso só acontece depois de muito mexer na interface de administração (abre, fecha, reboota, etc) sem muito nexo. Humm... Parece que o único jeito de fazer a coisa funcionar a contento é no modo bridged e autenticar no micro. Que é exatamente o que eu não quero fazer. Tem gente aqui que consegue a coisa rodanado legal em outras linhas da Telefónica, o que me faz pensar que o problema pode ser tão somente do dito provedor. Alguma outra experiência semelhante ??

    ResponderExcluir
  22. O meu problema é IDÊNTICO ao do jefferson. No meu cliente estácom um DSL-500B, quando está em router só dá "PPP down" e consigo discar pelo Windows. Já o SS5200 funciona normalmente. Testei N configurações, atualizei o firmware para Entrei em contato com a DLiNK para oBCM-1.1.TM.20060205.img, baixado do site da DLINK. Liguei para a DLINK, fiz todos os testes com eles e eles disseram q o router estava com problema. Enviamos para a troca, trocaram ( conferimos o serial e a carcaça ) e... Mesma coisa. Liguei para a DLINK, refizemos os N testes e mandaram eu atualizar para outro firmware, o da Sercomtewl bcm96338R_DLINK_SC_fs_kernel20071015.img

    Continuou o problema... Já tentei de tyodas as formas possíveis e nada. Detalhe, esttando diretamente a partir de uma máquina, sem switch no caminho.

    Pesquisei na Internet e vi que tinham outros casos, nenhum solucionado.

    Caso tenham qq dica, favor informar pessoal.

    Jefferson, teste este outro Firmware e veja se no seu caso resolve. Tem opções um pouco diferentes neste firmware.

    Boa sorte para nós!

    :-)

    ResponderExcluir
  23. com o meu pouco conecimento nesta area de redes, posso afirmar que esse problema nao e do aparelho e nem da linha telefonica e sim na central do velox de sua cidade.
    uma vez que cada porta do roteador da telemar usa tecnologia diferente para as mesmas o que acaba gerando essa incompatibilidade em certos aparelhos, a ideia real da telemar e fazer com que ninguem consiga mais rotear um modem para nao mais compartilhar internet sem a sua autorizaçao.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo5/2/08 22:50

    Aqui na minha casa (Recife - PE) está acontecendo exatamente o mesmo problema. Eu utilizava um SpeedStrean 5200 que funcionava perfeitamente em modo router. Infelizmente o modem quebrou e fiz a infeliz escolha pelo DLink 500B. Inicialmente ele funcionou configurado como router por uns 2 dias, mas após isso começou a dar PPP Down. Em mod bridge está funcionando perfeitamente. Inclusive peguei um Speed Stream 5200 emprestado (igual ao meu antigo) e o mesmo funcionou roteado, como esperado. Alguém já descobriu uma razão (técnica) ou solução para este problema? Se sim, manifeste-se.

    ResponderExcluir
  26. Pessoal, eu também estou com esse problema. Mas agora parece q melhorou. Fiz a atualização do firmware e depois tirei o DNS automático e coloquei os numeros deles manualmente. Está mais estável. Testem e veja se resolve.
    Att.

    Zx Spectrum

    ResponderExcluir
  27. Comprei um 500B como todos vocês. Três dias depois ele, em modo roteado, não conseguia mais fazer a conexão PPPoE (mas o sistema operacional com o modem em bridge conseguia normalmente). Liguei para o suporte técnico da DLink e eles ficaram um tempão comigo revendo minhas configurações. Acabei trocando o firmware e também não surtiu efeito. Diante disso, o atendente me deu um RMA (código necessário para levar o equipamento à assistência) e eu levei o modem para o conserto.
    Para não ficar sem internet durante o tempo do conserto, comprei OUTRO 500B (eu não sabia que o problema era de projeto) e botei para funcionar em casa.
    Antes de o primeiro modem retornar da assistência técnica, o problema se repetiu com o segundo. Como ele continuava funcionando em bridge, aguardei o retorno do primeiro para enviar o segundo. Quando o primeiro ficou pronto, retirei um e entreguei o outro na assistência técnica e notei que o modem havia sido trocado.
    Fui para casa e instalei o modem que funcionava perfeitamente (já era o terceiro). Antes de o segundo modem retornar do conserto, o primeiro modem (que era o terceiro) já havia parado de funcionar em modo roteado. Solicitei novo suporte telefônico e me sugeriram enviar o modem por correio diretamente para São Paulo para analisar o que estava acontecendo (como se eles já não soubessem...). Nesse meio tempo, ficou pronto o meu segundo modem que estava na assistência técnica. Fui lá buscar e constatei que havia sido trocado. Instalei o segundo modem (o quarto, na verdade) e ele funcionou perfeitamente por duas semanas e voltou a dar problemas.
    Vou hoje enviar o meu 1º(3º) modem por correio para São Paulo para ver o que acontece.
    É um absurdo já estar com o quarto modem estragado e o fabricante nada resolver em relação a isso.
    Acredito que, em seguida, eles pedirão para que eu entre em contato com a operadora de telefonia para checar a qualidade da minha linha.
    Não farei isso, já que a minha linha está perfeita pois o sistema operacional consegue negociar uma conexão PPPoE sem qualquer problema.
    Alguém já conseguiu alguma solução? Sugiro que vocês continuem entrando em contato com o fabricante pois o problema me parece bem claro que seja do modem.
    Caso ajude, no firmware da Telemar existe uma opção para registrar o log da conexão PPP. Marquei a opção e verifiquei o log:
    kernel: ADSL link up, interleaved, us=576, ds=4511
    ppd[226]: PPP server detected
    ppd[226]: Failed to negotiate PPPoE connection: 2 No such file or directory

    Um abraço a todos e parabéns ao Jefferson que apontou o problema de forma brilhante.

    ResponderExcluir
  28. Sei que deve ser chatíssimo postar em tópico antigo, mas esse foi o único lugar que encontrei onde esse problema específico é tratado. Não acredito que muitos venham a ler isso, contudo, vou continuar postando minhas desventuras com o 500B até um desfecho satisfatório (assim espero...).

    Havia dito que iria mandar meu modem por correio para São Paulo, conforme orientação do atendimento. Entretanto, ao ligar novamente para pedir dados adicionais, fiquei sabendo que o frete correria por minha conta. Ora, se paguei R$ 77,00 no modem, qualquer coisa acima de R$ 8,00 ultrapassaria 10% do valor do objeto, um péssimo negócio para mim. Assim, solicitei novo RMA para encaminhar meu modem para uma assistência técnica aqui do RJ mesmo, onde resido.
    Enviei o 1º/3º modem para a assistência técnica, enquanto aguardava com o meu 2º/4º modem funcionando em modo bridge.
    Uma semana depois, peguei o modem de volta e ele havia sido trocado (já era, portanto, o 1º/3º/5º). Ato contínuo, deixei e meu 2º/4º modem por lá mesmo.
    Voltei para instalar o modem novo e ele estava funcionando perfeitamente. Seis dias depois (hoje) parou de fazer a conexão PPPoE. Como está funcionando em bridge, vou aguardar o retorno do 2º/4º modem para mandá-lo novamente para o conserto.
    Quando isso terminará? Quantos modems a DLink precisará trocar até me enviar um que não quebre? Não deixem de acompanhar o próximo capítulo da saga.

    ResponderExcluir
  29. Rodrigo Souza30/3/09 15:44

    O problema está na dslan. Por exemplo, descobri que o meu 3com officeconnect 812 é incompatível com dslans Huaweii e NEC. Como descobri? exatamente depois que trocaram a minha porta de uma Lucent/Alcatel para um NEC.
    Ocorre exatamente o problema misterioso de PPP down. Já um Parks 617 bridge funciona no talo nesta mesma linha. Ah, e nem adianta reclamar com a Brasil Telecom, eles não estão nem aí se o seu modem funfa ou não em determinado tipo de porta.

    ResponderExcluir
  30. jonas eff26/9/09 01:39

    Ola pessoal poucos comentarios encontrei na internet sobre esse tema do dlink 500b. Adquiri um dlink 500b geração II e tive o mesmo problema de não trabalhar adequadamente em modo router, em bridge trabalha perfeito, no modo roteado aconteceu uma coisa que nimguem aqui no rio que usa velox soube explicar, somente algumas páginas eu conseguia acessar mas em bridge tudo funcionava bem, o velox com suporte não conseguiu me ajudar, minha duvida é será que a velox nas linhas adsl2 esta bloqueando algo para que nimguem compartilhe o sinal? Obs: eu peguei esse mesmo modem e conectei em outra linha velox que é adsl de 2 megas que não sei se é adsl 1 ou 2 e tudo funcionou perfeitamente em router. Pergunto sem abuso quantas maquinas eu posso conectar no meu modem passando por um switch em modo bridge?

    ResponderExcluir
  31. "quantas maquinas eu posso conectar no meu modem passando por um switch em modo bridge?"

    Em modo bridge você só pode ter *uma* máquina conectada.

    A opção é comprar um roteador wireless e usá-lo para fazer a discagem PPPOE. Daí suas máquinas conectam-se a esse roteador (mesmo que seja com fio). A Telemar vai enxergar um modem bridge, mas você vai ter as vantagens de uma conexão roteada.

    ResponderExcluir
  32. A verdade é o seguinte: vou procurar não me estender muito, conheço bem esses problemas desde o início de tudo,na maioria das vezes o problema é no provedor, e nas empresas que servem
    o sinal mesmo, perdas de senha(provedor)dificuldade de acesso(provedor) falta do sinal ADSL da (operadora), nesse caso quando voce que sabe identificar a falta do sinal ADSL, quando voce liga para a operadora para reclamar, eles simplesmente mentem, sem dó nem piedade, achando que somos ignorantes, ficam empurrando o problema para o provedor e vice versa, os menos informados saem em desespero a comprar modems, a gastar seu dinheiro sem necesidade, eles não estão nem ai para nós que enchemos a barriga deles, é isso mesmo.
    Bastava explicar, falar a verdade tipo: Estamos com problemas, estamos resolvendo, vai demorar ou vai ser rápido, mas não fazem como criansinhas dizendo não fui eu. Isso é feio, é ridículo. Pior ainda é que contratam estagiários a cada tres meses para dar help, quandos esses aprendem ja ta na hora de serem mandados embora
    para dar espaço para a nova safra. Essa informação eu obtive através de um desabafo de um teleoperador que só faltou chorar, depois de eu ter chingsdo muito o coitado, pobre infeliz.
    É isso gente.

    ResponderExcluir
  33. Muito obrigado pela sua dica!
    Meu DSL-500B com firmaware de 2012 só parou de dar "PPP Down" quando conectei ele bridged no DI-524. ADSL da Oi.
    Entrou na hora!
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.