-->

sábado, 10 de novembro de 2007

Nero 7 - Cheio de "prá que isso?"

Apesar de já ter saído o Nero 8, eu ainda uso o Nero 6 e estou muito satisfeito com ele. Eu definitivamente não sou o tipo de pessoa que acha que "o mais novo é o melhor". E o Nero 6 já comprovou sua estabilidade e eficiência para mim. Além disso, se tudo o que você espera é que o programa grave CDs e DVDs direito, onde o software pode melhorar sem acrescentar recursos desnecessários?

Mas os últimos drives da LG estão vindo com uma cópia do "Nero 7 Essentials" (Nero Expres 7 e Nero Backit-up 7) e precisei instalar a pedido de um cliente. Antes de começar a instalação já achei que havia algo muito errado:



Para que raios um programa de gravação de mídia óptica precisa do Directx 9?!

E não adianta desmarcar a opção, porque aí o Nero 7 não instala. Num PC doméstico de alguém que jogue eu não me incomodaria. Mas para que atualizar o DirectX na máquina do Departamento Financeiro (era o meu caso)?

Como não tinha jeito, mandei instalar. Outra decepção, porque foi penosamente lerda em um XP com 512MB de RAM. Eu teria instalado o Nero 6 em um décimo do tempo, no mesmo PC.

A única vantagem, que foi decisiva para o cliente querer o Nero instalado em mais dois PCs: Esta versão permite escolher o idioma Português.

Eu entendo que um cliente que não entenda lhufas de Inglês ache isso um grande diferencial, mas se o texto da imagem acima for um exemplo do Português usado no Nero 7, eu fico com o Inglês mesmo. O que danado significa "O tempo de execução do Usuário Final"? A hora em que ele vai morrer?

Coloquei isso no Google e só encontrei uma página. Coincidentemente (ou não) um texto da MS sobre DirectX. Pedi para ver a página em Inglês e então descobri que isso é uma tradução porca de "End-User Runtime". Eu entendo o que significa isso em Inglês, mas não faz o menor sentido na tradução.

Infelizmente, já li reports de que o Nero 6 (e até versões iniciais do Nero 7) não funcionam direito sob Windows Vista, por isso vou ter que ir me acostumando a instalar esta josta para clientes.

Mas vou continuar com meu Nero 6 por um bom tempo ainda.

9 comentários:

  1. Recomendo o uso do Nero Micro: http://en.wikipedia.org/wiki/Nero_%28computer_software%29#Criticisms

    O arquivo de instalação possui 13mb e instalado ocupa 20mb. E somente o Nero é instalado (Burning Rom e Express).

    ResponderExcluir
  2. Ele não instala directX porque ele a partir da versão 7 em diante traz consigo o NeroVision(Conversor e Autoria de Dvds), posso estar enganado, mas alguns programas de vídeo funcionam com uma qualidade melhor com directx instalado, se é verdade ou não, vai saber, já tive a experiência de instalar outros conversores e eles recomendarem a instalação do Directx

    ResponderExcluir
  3. "um programa de gravação de mídia óptica"


    Até hoje não entendo o motivo de se usar o Nero. Há outros programas gratuitos, leves e eficientes.

    http://pplware.locais.net/2007/06/21/infra-recorder-0431-beta/
    http://sourceforge.net/projects/infrarecorder

    ResponderExcluir
  4. O Nero usa o directx para aplicações junto ao media center..
    Na minha opnião o 8 foi só para marketing.. muitas mudanças no visual.. talvez para ser a "versão ideal para o Vista".. mas para o mesmo já está disponível desde a versão 7.10 .
    Att.

    ResponderExcluir
  5. Havokdan,

    No Nero 7 "Premium" ou "Ultra" faz sentido, mas estamos falando do "Essentials", que só grava discos.

    Entretanto, ao rodar o Nero 7 essentials em minha máquina hoje eu recebi uma oferta da Ahead para comprar a versão completa e essa oferta deu a entender que eu apenas faria o download de um número de série. Isso dá a entender que está tudo instalado no PC, incluindo o Nerovision. Nesse caso faria sentido, mas enfiar meia dúzia de programas ocultos no meu HDD é estratégia altamente questionável.

    Eu dei uma busca rápida e não achei nada além do Nero Express e do Backit-Up.

    ResponderExcluir
  6. Anõnimo,

    Vou comentar sobre isso em outro post.

    ResponderExcluir
  7. Também uso o Nero 6 desde que saiu e não tenho previsão para usar outro.

    ResponderExcluir
  8. Já deu prá perceber que vc é muito relutante em instalar certos programas ou plugins(a exemplo do DirectX, .NET, etc.). Isso é louvável em termos de economia de recursos, mas não esqueça que existem usuários e usuários e muitos, por desconhecimento, acabam deixando de instalar ferramentas que podem fazer falta posteriormente apenas lendo certos comentários, para depois correr atrás do que está faltando, por que não está funcionando... Eu, particularmente, costumo avaliar a necessidade ou não de cada instalação. Uma coisa que aprendi ao longo da vida é não acreditar em tudo leio ou escuto. Prefiro ter a experiência de acertar ou errar, só assim aprendo o que é certo ou o que é errado.

    ResponderExcluir
  9. Henriqer

    Este blog é voltado para usuários avançados (ou que desejam ser usuários avançados) e técnicos (veja o subtítulo do blog). Se um usuário comum cai de pára-quedas aqui e aplica uma sugestão que depois vai lhe criar problemas, paciência. Eu não pretendo escrever nivelando meus leitores por baixo.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.