-->

sábado, 13 de outubro de 2007

HP Pavilion a6015br e a6030br - Drivers XP

Resumo:

Você precisa deste driver de áudio, deste driver de vídeo e deste driver para o modem.
Links atualizados em 07/02/2010.

A estória completa

Os dois modelos vem com o Windows Vista e a HP não tem drivers para XP no site (na verdade, não tem nada para download lá). Apenas a cliente que comprou o 6015 (veja meu post anterior) precisou instalar o XP, mas como ambos usam a mesma motherboard (RC415ST-HM), o que vou escrever a seguir vale para os dois.

O PC foi adquirido para substituir o da recepção do consultório da cliente (ela é médica) e precisava operar em rede com outro PC, que era o servidor da aplicação, o PersonalMed 2005.

Desde o momento da compra a cliente sabia que não ia poder usar o Vista Starter na sua aplicação, por isso adquiriu junto com o PC uma cópia do Vista Home Basic (sim, isso saiu caro e não tive nada a ver com isso - foi orientação do vendedor), mas teve problemas porque não conseguiu instalar o PersonalMed no Vista. Isso tudo ocorreu antes da cliente me conhecer e ela me contratou justamente para resolver esse e outros problemas que estava tendo com o PersonalMed (irei falando sobre o restante em outros posts). Como para mim o Vista ainda é um SO "beta" e a cliente não podia ficar perdendo tempo testando ele para a Microsoft (e me pagando por hora para isso) recomendei a ela instalar o HDD da máquina anterior, com Windows XP, no HP novo. Até mesmo porque eu não tinha experiência com as idiossincrasias do PersonalMed (que ela já havia me antecipado serem muitas) e o suporte do desenvolvedor já havia mostrado ser caro e de utilidade duvidosa.

Quase tudo funcionou na primeira tentativa. Apesar da motherboard ser completamente diferente, o XP não deu nenhum erro de inicialização e em minutos a instalação cliente do PersonalMED já estava em operação porque por sorte a rede também foi detectada.

Com a substituição do HD SATA original por um IDE, o boot ficou tremendamente demorado, com 25 segundos ou mais apenas exibindo o logotipo da HP (que normalmente é exibido por dois segundos ou menos). Para resolver bastou desligar a controladora SATA no setup. Depois, mesmo religando a controladora sem nenhum HDD SATA instalado, o boot continuou rápido. Desligar a controladora deve ter apagado a referência ao drive SATA que estava instalado e a presença dessa referência é que fazia o boot demorar.

Mas ficaram faltando os driver de vídeo, áudio e modem. Isso não criava absolutamente nenhum problema para o usuário, confirmado pela cliente, mas seria bom (e elegante) corrigir de qualquer forma.

Como eu disse logo no início, o site da HP não tem driver nenhum. E eu já tinha conhecimento de que o suporte não iria me ajudar em nada, por isso parti para o Google. Se eu tivesse procurado usando o modelo do PC, talvez tivesse me poupado bastante trabalho, mas quando eu peguei esse serviço há três semanas pesquisei pelo modelo específico da motherboard e não encontrei nada que ajudasse, por isso usei uma combinação de análise do log do Unknown Devices e leitura da referência dos chips na placa para achar os drivers que faltavam.

Driver do áudio
Realtek ALC888 HD Audio
Link para a página e link direto para o arquivo
04/04/2009: Link alternativo

Driver do vídeo
O vídeo é ATI integrado (IGP), por isso basta usar o Catalyst IGP

Com a instalação do driver do vídeo, o item "barramento SM" também será instalado. Após a instalação, ficou dando erro em MOM.EXE ao iniciar o Windows. Resolvi entrando no MSCONFIG para desligar o Clistart. Esse PC é usado na recepção de um consultório médico, logo não precisa de nenhum serviço avançado que porventura seja proporcionado por esse programa da ATI.

Driver do modem
O modem é fabricado pela Digitron, mas não há drivers no site. Buscando por Motorola "PCI-3" (é o que está escrito no chip) no Google, demorou mas achei driver: Link para a página e link direto para o arquivo

Como eu disse um pouco antes, se eu tivesse buscado pelo modelo específico do PC e não da placa no Google, isso poderia ter me poupado bastante trabalho, porque hoje enquanto confirmava este post eu encontrei facilmente outras pesssoas com o mesmo problema e até com a solução, que foi encontrada usando um caminho diferente do meu.

AVISO: Eu não publicarei comentários oferecendo "downloads alternativos" se não forem de sites de comprovada confiabilidade (um site de fabricante, por exemplo).

26 comentários:

  1. Prezado amigo sofredor: va no site da WWW.ecusa.com/ecswebsite/donwload/category
    escolha a serie 410
    categoria=placa mãe+soquet=755+modelo RC410L/800M=V2(drivers igual ao da RC451ST)
    va na tageta drive no campo direito
    va em brive de som e baixe + va tambem em VGA(adptador de video)baixe e instale os dois e seu problema para HP pavilio a6030br estara pronta para executar o WinXP Pro
    f.francioni@hotmail.com(técnico de informática)

    ResponderExcluir
  2. meus parabensSS. . . ja me ajudo bastante. . .vlw .. .

    abrç's

    ResponderExcluir
  3. ok... os drivers funcionam, mas nao consegui o driver para o teclado funcionando no xp.. alguem sabe aonde encontrar ??? modelo 5189 hp

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/2/08 10:07

    Nossa cara quebro uma arvore tava com mesmo problema aqui e valeu mesmo. A hp deveria fechar as portas pra nao colocarem estas porcarias no mercado.

    ResponderExcluir
  5. Rapah, meus sinceros parabens, seu blog foi extremamente util, brigadão mesmo e mais uma vez parabens, pq vc merece!!!!
    grande Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Voê foi super feliz nas suas palavras cara.

    Tenho certeza que vc tirará as dúvidas de muitas pessoas que adquiriram o mesmo PC.

    Parabéns cara.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2/4/08 12:39

    Ainda não testei mas segundo os comentarios postados estou botando mta fé. Valew mesmo me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo2/4/08 17:35

    Olha muito obrigado já resolvi meu poblema !!!

    Obg mesmo..

    ResponderExcluir
  9. Há mais ou menos um ano, estava com o mesmo problema, consegui resolver, mas até hj tenho o teclado hp 5189 sem botões multimídia no WinXP.
    Acho que a hp esqueceu que o Windows Vista precisa de um super-computador pra funcionar, o que não é o caso das máquinas deles.

    ResponderExcluir
  10. valeu ai cara vc me ajudo bastante em valew mesmo brigado muito agradecido

    ResponderExcluir
  11. Valeu amigo!!!

    ResponderExcluir
  12. jah ajudooo bastanteee manoo!Parabéns aaeww!!

    ResponderExcluir
  13. Meu caro, muito obrigado pela ajuda, estava meio perdido sem saber onde achar o driver de uma placa que eu nem conhecia, porém encontri seu poste (devo admitir que a priore não confiei muito, porém ví que o que falavas era verdade). Funcionou e indico os lincks para qualquer pessoa.

    Jackcehu
    Core 2Duo
    2GB Memória Ram (Kingston)
    Gigabyt
    330 Gbg HD (Sansung)

    ResponderExcluir
  14. Muito boa a atitude! Ajudou muito mesmo! Existe diversos "profissionais" por ai que jamais ajudariam dessa forma. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo4/4/09 09:37

    Olá... estou com problemas para achar o "drive" de som do "pavilon pc a6015br". Quando tento abrir os "sites" aqui recomendados, não abrem. Agradeço antecipadamente.

    Euclides
    ecl_jp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Anônimo4/5/09 20:00

    Muito Bom,de GRANDE UTILIDADE ESSE POST!!

    ResponderExcluir
  17. valeu o esforço pra achar o driver!
    ótima indicação!
    parabens!

    ResponderExcluir
  18. rapaz..
    massa, finalmente deu certo.

    abraços

    ResponderExcluir
  19. legal, só falta pra mim o Barramento SM, alguem sabe onde achar?

    ResponderExcluir
  20. Anônimo5/5/10 23:23

    Vlw parceiro....
    Muito Obrigado...

    ResponderExcluir
  21. cara vlw muito passei dois dias tentando encontra e nada o som fuiciona direitinho sao iniciativas como essa que conseguem fazer com que a gente não desita

    ResponderExcluir
  22. Emanuel Andson1/9/10 12:24

    valeu amigo, eu tambem sou técnico de info e tava procurando os drives justamente desse modelo de pc, eu ainda não instalei mas estou sentindo firmeza nos comentarios dos amigos aí!!!valeu aê irmão e que DEUS te abençoe pois são pessoas com iniciativas assim que facilitam os nossos problemas tecnicos...

    ResponderExcluir
  23. Obrigado, resolveu meu problema também.

    ResponderExcluir
  24. Resolveu meu problema, obrigado

    ResponderExcluir
  25. Parabens...excelente seu blog(post). Estava a tarde inteira procurando e achei aqui como resolver o problema do erro MON.exe
    mas olha so, no megaupload tem todos o drivers num pacote so, mas nao posso colocar aki, entao procurem pelo google assim: PC HP A6015BR Drivers Win XP rar - Download from megaupload

    Boa sorte a todos

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.