-->

domingo, 21 de outubro de 2007

Como transformar um CD de boot em um DVD de boot

Para os bons entendedores: Uma das muitas utilidades disso é criar o seu próprio Hiren´s Boot DVD :)

Você precisa já ter lido este post e estar com a imagem do disquete pronta.

Com o Nero Express 6 é muito fácil criar um CD/DVD de boot a partir de um disquete de boot. Basta colocar o disquete no drive e escolher as opções adequadas no programa. Se você está convertendo um CD de boot em um DVD de boot, só é preciso de um passo extra: adicionar o conteúdo do CD e todos os extras que você quiser acrescentar (afinal, para que um DVD se você não quer enfiar mais coisas nele?) para o Nero.

Mas você tem uma imagem do disquete e o Nero 6 não aceita isso. Existem duas formas de contornar esse problema:
  • Gravar a imagem em um disquete de verdade - O Winimage (pago) e o RawWrite for Windows (gratuito) servem, mas para usar este último você precisa renomear o arquivo para *.img. Eu testei com ambos.
  • Usar um drive de disquete virtual - Conforme explico neste post.
Como muitos PCs já estão vindo de fábrica sem drive de disquete e os disquetes de verdade estão se tornando cada dia que passa menos confiáveis e são tão lentos quanto sempre foram, eu recomendo a opção do drive virtual. No meu teste, funcionou sem nenhum problema aparente no Nero Express 6. A única dúvida foi que o drive foi reconhecido pelo Nero como tendo apenas 1MB, mas o processo todo funcionou bem e o DVD final deu boot sem qualquer problema que eu tenha notado.

[22/10] O gratuito BurnAtOnce, ao contrário do Nero, consegue carregar a imagem de boot direto de um arquivo. Mas embora teoricamente ele seja capaz de gravar DVDs, eu testei a versão 0.99.5 em dois PCs com dois gravadores de DVD diferentes e só aparecem opções para gravar CDs, por isso sua utilidade é limitada para mim.

[11/11] Desde a versão 7, o Nero Burning ROM já consegue carregar a imagem de boot direto de um arquivo. Mas infelizmente a capacidade de fazer discos de boot parece ter sido totalmente removida do Nero Express.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.