Nunca havia acontecido antes, mas só esta semana já me deparei duas vezes com esta mensagem, ao tentar fazer qualquer alteração no Windows com o msconfig.exe :
"erro de acesso negado ao tentar alterar um serviço. Talvez você tenha de fazer logon usando uma conta de administrador para fazer as alterações especificadas."
Óbviamente eu estava usando uma conta de administrador nas duas ocorrências. Isso ocorreu com dois clientes completamente distintos, que me chamaram por motivos diferentes. A mensagem não impede que as alterações sejam feitas.
Pesquisando no Google, encontrei uma possível explicação.
Aparentemente, a HP encontrou uma vulnerabilidade em um de seus gigantescos "drivers" de impressão e fez um patch que foi instalado automáticamente nas máquinas dos usuários de algumas de suas impressoras. Esse driver ou algum serviço instalado por ele parece estra tomado por excesso de paranóia, daí o problema.
Existem relatos de que o problema pode ser provocado por alguns programas de firewall, mas nenhum dos dois clientes tinha firewall instalado. E ambos possuem impressoras HP.
[24/12/07] O problema apareceu no notebook da minha irmã. E ela também usa uma impressora HP. Eu ainda não tenho solução para isso.
[07/04/08] O problema apareceu no meu PC principal. Eu também uso uma impressora HP, mas é uma Laserjet 1100, que não carrega nenhum processo automático que poderia fazer uma atualização sem meu consentimento. Pelo menos não que eu saiba...
Eu tive esse problema, resolvi usando outro comando, que agora eu não me lembro, só sei que a extensão do comando é .msc, quando me lembrar eu posto aqui, eu também tenho impressora HP, mas no meu caso acho que foi virus pois perdi acesso ao regedit e outras coisas sumira do xp
ResponderExcluircara bem provavel que seja um virus...eu vivia com o xp e o antivirus sempre atualizado e mesmo assim acabava pegando pragas....muitas vez por culpa de brejas do windows..entao o que fiz instalei o linux....agora nao volto pra essa peneira do windows nunca mais...
ResponderExcluirPode ter sido "services.msc", mas existem vários outros (são 17 em c:\windows\system32). Usar services.msc vai ajudar a resolver meu problema quando eu souber qual o serviço está provocando o sintoma, se for um serviço.
ResponderExcluirO seu caso é outro. O de meus clientes não foi infecção.
jah tive um problema parecido com esse ae, usei o TuneUP Utilities e resolveu o meu problema, tb tive um problema parecido com esse que bloqueou meu gerenciador de tarefas, mas nesse caso tive que criar uma nova conta admin, e migrar os arquivso pessoais, tb resolveu.
ResponderExcluirrfariasbsb,
ResponderExcluirMuitos problemas no Windows, assim como no Linux, são provocados por erros nos programas instalados, não sendo em nenhum dos dois casos culpa do Sistema Operacional.
Eu trabalho em minha máquinas 100% do tempo como Administrador e a atualização do XP em todas elas é propositalmente desligada por mim (meu XP atualiza, mas eu não quero que faça isso) e mesmo assim não pego vírus. Aliás, uma delas nem anti-virus instalado tem, apesar de estar 100% do tempo conectada à internet. Como eu disse em um post há semanas, basta ter bom senso para se manter seguro contra a maioria dos malwares.
Usar Linux não é opção viável nem para mim, nem para meus clientes. A não ser que seja como servidor ou em aplicações específicas.
Estou com este problema no meu pc!
ResponderExcluirE não sei como resolver ainda!
Tambem tenho uma HP instalada aqui. Será que é ela? Mas instalei apenas o driver.
Caro Jefferson Ryan,
ResponderExcluirPrimeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo ótimo conteúdo do seu blog. Estou lendo ele já tem uns 40 minutos e até agora só achei informação interessante aqui.
Não comentei nos outros posts pois estava justamente procurando um post onde eu poderia ser útil e, talvez tenha achado agora.
Não sei se no caso dos seus clientes foi problema com drives da HP, mas eu já tive esse problema em alguns clientes e resolvi da seguinte forma:
Iniciar, Executar, gpedit.msc, OK
Dentro de Diretivas de Grupo (a janelinha que abriu), vá até Configuração do Usuário, Modelos Administrativos, Sistema. Dentro de Sistema, procure a chave "Impedir acesso a ferramentas de edição do Registro". Clique duas vezes nessa chave e modifique para "Desativado".
Não me lembro agora se é necessário reiniciar o computador ou apenas fazer um logoff (pela lógica um logoff resolveria).
Espero que o seu problema seja resolvido. Por favor, me envie um e-mail caso o problema persista para que eu possa verificar o que posso fazer.
Obrigado pelo ótimo blog.
Guilherme,
ResponderExcluirObrigado pela colaboração, mas penso que você entendeu errado o problema.
Pelo que sei, essa diretiva de segurança impede o usuário de usar o Msconfig. Conforme eu expliquei, o uso do Msconfig é normal, exceto pela mensagem.
Sim, Jefferson... essa diretiva de segurança pode tanto permitir quanto negar acesso ao MSConfig :)
ResponderExcluirPor isso, na chave de configuração da mesma, você deve marcar como "Desativado" para que ela anule qualquer outra configuração e/ou diretiva de segurança que esteja negando acesso ao MSConfig ou qualquer outra ferramenta para alteração do registro do Windows.
Note, você estará DESATIVANDO a opção de "Impedir acesso a ferramentas de edição do Registro".
Guilherme,
ResponderExcluirEu ainda não estou entendendo qual a relação dessa diretiva de segurança com o problema que descrevo neste post.
Repetindo: o uso do msconfig é normal, exceto pela mensagem. Se essa diretiva estivesse em uso eu não poderia usar o msconfig.
E gpedit.msc nem existe no Windows XP Home. Dois dos computadores onde encontrei esse problema usam essa versão. Os outros, não sei.
COm certeza tem a ver com o drive da HP, pois comigo foi depois de instalar o drive da HP, e na loja do meu amigo isso acontecia e ele tinha uma impressora HP..
ResponderExcluirtem tudo a ver...
vamos procurar a solucao..
flW!
Alguém conseguiu uma solução? estou tendo o mesmo problema...
ResponderExcluirGuilherme..
ResponderExcluirParabens pelo Blog...
Estava lá eu procurando uma soluçao para esse problema quando acabei chegando aqui !
Sem Mais Nem Longas... Queria Postar aqui a soluçao !!
Apos Muitas e muitas pesquisas encontrei um forum em Ingles que resolvel meu problema !!
E Espero que resolva o de vcs tbm !!
Lá vai...
Recomendo antes de qualquer alteraçao no PC... Faça um ponto de Restauraçao !
1. Vá em Iniciar> Executar
2. Digite REGEDIT e de Enter ou Clique em OK.
3.Clique sobre os sinais (+) ao lado esquerdo das pastas nos itens citados abaixo.
# HKEY_LOCAL_MACHINE
# System
# CurrentControlSet
# Services
# PML Driver HPZ12
4.Na tela do lado direito Procurar por START e de duplo clique sobre ela.
5.Mude o Valor Decimal para um dos citados abaixo !
2 > Automatico
3 > Manual
4 > Desativado
[Testei Desativado e Manual Funcionou com os dois !]
6.Clique em OK.
7.Feche o Editor de Registro.
8.Reinicie o Computador !
Boa Sorte e Boa Tarde !
FOnte: http://www.pchell.com/support/msconfig_access_denied_error.shtml
Consegui resolver meu problema em X:\Arquivos de programas\HP\Digital Imaging\bin\hpqdirec.exe ou seja Central de Soluções HP>Atualização de Software HP!
ResponderExcluirÉ pessoal, fiquei muito empolgado com todas as sugestões do blog, mas infelizmente nenhuma delas resolveu meu caso. Já rodei vários anti-vírus, inclusive específicos para o Bagle que é citado em muitos fóruns como o causador desse bloqueio parcial ao MSConfig. Gostaria muito se alguém encontrou solução diferente postar aqui por favor! Agradeço a todos e parabéns pelo Blog!
ResponderExcluirGildicley Alves
Pois é. Eu também testei todas as soluções apresentadas aqui e nada mudou.
ResponderExcluirEu desabilitei o serviço PML Driver HPZ12 no Regedit e agora estou alterando o msconfig normalmente.
ResponderExcluirSolução testada e aprovada!
Oi,gente.Eu to c/ esse problema aki no meu msconfig,no entanto,eu nao tenho impressora Hp nao.Não tenho ideia do q fazer!!Se alguem puder ajudar,agradeço.
ResponderExcluirPois é... comigo tbm ta acontecendo.. mas eu nao tenho HP...
ResponderExcluirSerá que todo esse povo que comentou aqui ainda tá com esse problema, ou resolveu e nem compartilhou?? =(
tb tenho o mesmo problema e nao tenho nada da HP (amém)
ResponderExcluirSó uma pergunta, por acaso algum de vcs tem instalado o spybot? pode ser ele.
ResponderExcluirEu nunca usei o spybot.
ResponderExcluirÉ um m* mesmo... eu já tinha visto esta msg em muitos lugares e também no meu computador. Recentemente formatei e de início nada da msg, nao tenho nada da HP nem Spybot... de uma hora para outro simplesmente a msg voltou a aparecer... coisas da vida!
ResponderExcluirNão sei já conseguiram revolver o problema de vcs, mas como aconteceu o mesmo comigo e eu consegui revolve-lo decidi postar aki, no meu caso o que gerou a msg foi a instalação do modulo de segurança do meu banco, uma vez que eu ñ tenho nem HP e nem o Spybot, ele instala um plugin GBPlugin, ele nega acesso a algumas chaves de registros. A solução eu encontrei forum clube do Hardware http://forum.clubedohardware.com.br/remover-gbplugin/518260 "remove_GbPlugin", espero ter ajudado
ResponderExcluirNADA ACIMA RESOLVEU MEU PROBLEMA, TENHO HP, SPYBOT E NADA
ResponderExcluirocorreu o erro após instalar uma impressora HP.
ResponderExcluirsó foi resolvido com a sugestao da Layla: remove_GbPlugin (http://www.4shared.com/file/55436461/942cfb60/remove_GBPlugin.html)
Bom Dia!
ResponderExcluirprobleminha interessante!
eu segui as cordenadas do "Drop" e alterei no registro lá para "Desativado" e nao apareceu mais a mensagem ao alterar alguma coisa no MSConfig...
porém a dúvida, não vai alterar nada em relação a minha impressora hp? driver? erro de comunicação? nada?
Obrigado pela ajuda!
Blog da hora!
tenho esse problema em 5 máquinas 3 delas nem impressora tem, nem uso banco......continuo aguardando solução definitiva...
ResponderExcluirnada disso ai em cima serviu pro meu caso, que é idêntico, altero o msconfig, mas tenho que confirmar a tal mensagem chata!
Resolvendo facilmente o problema!
ResponderExcluirFiz um backup !
Formatei!
Instalei SP3 ORIGINAL !!!
Sem mais.
Anônimo,
ResponderExcluirFormatar funciona até você instalar de novo o software que causa o problema.
Esse problema também ocorre no XP SP3.
Eu tambem estou com o mesmo problema e possuo uma multfuncional HP DeskJat F4180.
ResponderExcluirVou testar a dica do Gullherme e si resolver eu posto aqui
Olha eu formatei meu pc ontem e fui instalando drives por drive e fazendo testes para descobrir si realmente esse problema si partia da HP.
ResponderExcluirFui instalando os drives mas quando eu instalei o navegador FireFox versao 3.0.8 ai aconteceu o problema. Ai tentei restaurar o SO e de nada resolveu.
Ou seja o problema todo esta acontecendo por causa do navegador FireFox!
Mas ainda nao descobrir como resolver o problema.
Ate o momento o unico jeito que encontrei é formatando o pc e reinstalando tudo novamente e esquecendo do FireFox pois se instalar ele o problema voltará.
Algum de você nao usa o SP3 e tem esse problema ?
ResponderExcluirInstalei o Firefox 3.0.9 e o problema também existe...
ResponderExcluirCoisa chata eihn?
Estou com esse problema no PC e no Note!
O pior é que quando inicializam às vezes não inicializam alguns programas (antí-vírus, bluetooth, controlador de volume, o RealTek) e não consigo dar jeito...
Esse problema começou esses dias comigo...
ResponderExcluirPrimeiro nos PCs do trabalho e agora acabou de acontecer em casa...
Detalhe: NÃO USO HP EM CASA ! ! ! USO UMA EPSON STYLYS CX4900 ! ! !
E aí?
F**U tenho uma HP, firefox...
ResponderExcluirEstava com este problema. Estou usando o SP3 e tenho impressora HP. Foi só desativar usando a dica do Deny que logo depois o msconfig voltou ao padrão com tudo ativado. Valeu, obrigado.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirNão sei o que causa, mas se quiser retirar algum servico do iniciar automático com ou sem permissão baixe o easy cleaner e use a opção Iniciar dele, é rápido e sem as frescuras do windows
ResponderExcluirFrank,
ResponderExcluirIsso não tem nada a ver com o problema deste post.
jeffersonjbj, qual é a dica do Deny???
ResponderExcluirEstou com o mesmo problema.
Só como referência, ainda não testei nenhuma das dicas.
Tenho impressora HP, não uso Firefox, SO:Windows XP Home original com SP3.
Sergio
Tenho o mesmo problema com MSCONFIG, e por causa desse aviso de logon o MSSQL Express não funciona corretamente. quando tenho que compilar meu programa ou acessar o DataModule dele não acessa devido uma restrição do MSSQL. E mais o regedit também não abre. Não tenho HP mas uso o firefox.
ResponderExcluirAjuda aí!
tou com o mesmo problema mas olhando nos pots acima vi um comentario que aconteceu igual ao meu pc...
ResponderExcluirAo instalar o novo firefox 3.5.5 o tal problema
"erro de acesso bla bla" começou...
tenho HP e nunca tinha dado esse erro antes..
apareceu depois que atualizei o firefox ...
Pode ser algum problema em conjunto HP e firefox ?
Vou deletar meu firefox e ver que consigo...
se der certo volto aqui novamente e digo os passos que tomei...
abraço e boa sorte a nós todos...
Bom dia a todos!
ResponderExcluirLendo os posts, vi que estão com o mesmo problema que eu e como dito acima provavelmente é causado pelo GBplugin programa usado pelos netbankings no meu caso BB, desative ele que funciona normal.
TODO MUNDO AQUI JÁ ACESSOU ALGUMA CONTA DO BANCO DO BRASIL OU REAL NA MÁQUINA COM ESSE PROBLEMA?
ResponderExcluirJá formatei 3 vezes, o problema sempre vem depois q acesso o site do banco.
O BB fez umas mudanças em suas seguranças e acabou criando essa kgada no plugin de segurança. Então, tentem desinstalar ele.
Nada tem resolvido
ResponderExcluirJá removi o GBplugin e o PML Driver HPZ12 já estava desativado. Esse mesmo problema ainda persiste e não consigo instalar o software da minha impressora HP. :/
ResponderExcluirOlá, tbm estive com o mesmo problema, e sim o computador do cliente tem uma HP, não sei se o caso é o mesmo com vocês, mas pelo menos comigo mesmo aparecendo a m* mensagem ele desmarca a opção. Depois que reiniciei o computador realmente a opção estava desmarcada, sendo assim não fazendo diferença a msg.
ResponderExcluirNão tenho como desinstalar o driver da impressora para ter certeza se é dela, mas caso alguem vai fazer de tudo para resolver isso, desinstale todos os drivers e utilitários da impressora e vê se o problema persiste, isso vale também para o firefox. Assim que formatar o computador tente acessar o msconfig se ele estiver funcionando vá criando pontos de instalação, intalando seus softwares normalmente e testando o msconfig, para assim verificar quem é o causador, se o problema der assim que você instalar o windows com certeza é algum driver do seu computador.
abrçs
@_C3low
secedit /configure /cfg %windir%\repair\secsetup.inf /db secsetup.sdb /verbose
ResponderExcluircoloca isso no promp de comando