-->

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Problemas no downgrade de firmware Philips

Em quase 100% dos casos, você pode instalar uma atualização de firmware qualquer no seu DivX player e depois reverter para qualquer outra anterior sem deixar rastros ou criar problemas de uso, mas analisando o problema de um leitor eu encontrei um cenário onde um downgrade pode impedir o uso de um aparelho Philips.

De todos os aparelhos que já olhei, os Philips são os únicos que já tem suporte à escolha de fontes para as legendas pelo menu. Em alguns o menu está desativado e em outros as opções são bem limitadas, mas em geral o suporte já existe e só precisa ser consertado e expandido, conforme eu expliquei há semanas no meu Log de Descobertas.

O problema é que ao expandir o suporte a fontes do firmware, mudamos ou acrescentamos números de fontes e o downgrade do firmware não reverte o que foi gravado pelo novo firmware na memória EEPROM (a que guarda as preferências do usuário). Se você instalar um firmware modificado e escolher uma fonte cujo número não coincida com o número de fonte usado nos firmwares "normais", ao instalar o firmware antigo este vai buscar na EEPROM o número de uma fonte que ele não tem ou que é inválida para legendas. O resultado vai de não exibir as legendas a travamento do aparelho, passando por corrupção de toda a imagem, problemas de áudio, etc.

O desenvolvedor de alternativas para firmwares Philips precisa estar ciente disso e incluir no seu firmware que tem suporte expandido a escolha de fontes uma opção para gravar um número de fonte que seja válido nos firmwares "normais" e explicar que opção é essa no readme.txt/leiame.txt, para que o usuário consiga voltar para o firmware original ou outro com modificações menos radicais, caso prefira. O usuário precisará escolher esta opção antes de reverter para o firmware antigo/normal.

Isso é relativamente fácil para quem já sabe incluir a opção de fontes no menu.

[17/10] Se você fizer o downgrade para um firmware que tem escolha de fontes habilitada no menu, mesmo que sejam apenas duas opções, basta selecionar qualquer uma delas para consertar o problema. Isso irá armazenar na EEPROM um número de fonte válido.

Um comentário:

  1. Bem, eu re-instalei o alternativo 2.3 e configurei novamente a opção de legenda no método "mazinho". Voltou a funcionar, inclusive até ficou como eu queria a legenda. O próximo passo é testar o Umbanda com uma fonte adicionada no final, mas o medo de dar brick tomou conta, pq eu não tenho "o cabo".

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.