-->

sábado, 13 de outubro de 2007

Pinnacle Studio versus WinAVI - Velocidade

Um de meus clientes grava os exames de seus pacientes em vídeo e gostaria de poder entregar esses exames em DVD a eles ainda durante a consulta. O problema é que o processo, usando o Pinnacle Studio 8.4, demora excessivamente. O tempo de criação de um DVD no Studio, depois que você clicar em Criar Disco, é dividido em duas fases:
  • Renderização: Transformar o seu clipe em um arquivo MPEG compatível com DVD-Video;
  • Compilação - Criar os VOBs usando o MPEG criado na renderização
Em um Athlon XP 2200+ o Studio, no modo rascunho, leva 06m42s para renderizar e 03m22s para compilar, num total de 10 minutos, um vídeo típico do cliente que tem meros 02m59s. Na mesma máquina, o WinAVI Video Converter cria um DVD a partir do mesmo vídeo em 02m30s!

E isso é no modo rascunho. No modo "normal" do Studio 8.4, a renderização leva 12m50s e a compilação leva 03m06s, num total de 16 minutos.

Eu comecei meus testes com a versão 8.4 do programa e depois atualizei com o patch mais recente, para a 8.12. Inicialmente deu a impressão de ter piorado, porque a lógica da divisão entre renderização/compilação mudou, mas o tempo final permaneceu mais ou menos o mesmo.

E a aplicação do meu cliente não requer uma conversão "classe Hollywood" (putz, nem mesmo de uma "classe Embrafilme") logo uma suposta qualidade superior do resultado do Studio não se justifica.

Eu constatei com a ajuda do Google que existem outras pessoas reclamando da lentidão do Studio, quando comparado a outros programas, por isso fiquei com duas opções:

  • Trocar o software - Isso pode ser relativamente barato ou caro, mas exige que o cliente aprenda a usar algo novo (porque provavelmente não vai ser o Studio);
  • Trocar o hardware - Tem um custo mínimo razoávelmente alto porque vai ser necessário trocar motherboard e processador, no mínimo, mas o cliente não muda nada em seu procedimento.

Minha pesquisa sobre a troca do software ainda não está pronta. No próximo post eu falarei sobre minha pesquisa sobre os benefícios da troca do hardware desse cliente.

10 comentários:

  1. você ja tentou usar o VSO Software ConvertXtoDVD ele e bem leve e pratico e pode solucionar o seu problema pois é capas de fazer e gravar um dvd em apenas 3 passos(abrir o programa, selecionar o arquivo e iniciar) além de poder fazer menus com imagens de maneira simples

    ResponderExcluir
  2. cqjr,

    Todas as vezes que testei, o ConvertXtoDVD, levou horas para fazer o que o WinaVI faz em minutos. Além disso, na maioria das vezes o programa acusou erro no meio do processo e tive que começar de novo.

    Na aplicação desse cliente, o ConvertXtoDVD simplesmente é um remédio pior que a doença.

    Porém, o ConvertXtoDVD ainda tem vantagens em relação ao WinAVI, como a criação de menus elaborados onde você pode ter, digamos, quatro filmes em um único DVD e items de menu apontando para cada um deles. Além disso, permite legendas selecionáveis.

    O WinAvi é incapaz dessas coisas mas isso é irrelevante na aplicação citada.

    ResponderExcluir
  3. Jefferson,

    comigo acontece exatamente ao contrario o winavi sempre deu algum erro durante o processo aqui, tanto que desisti de usar ele a muito tempo , quanto ao tempo um filme de 2 horas pode demorar bastante mais um vídeo pequeno como o do seu cliente pode ser bem rápido ainda mais as novas versões do programa, porem se você quiser somente converter o vídeo para mpeg tem outro programa chamado Ultra Video Converter que se você não conhece seria uma boa opção ao winavi.

    ResponderExcluir
  4. Meu cliente precisa converter para DVD-Video. Apenas mpeg não basta.

    Mesmo que o ConvertXtoDVD funcionasse, eu estaria trocando seis por meia dúzia, porque a intenção já é reduzir o tempo que o Studio v8.4 está levando para criar o DVD. Uns poucos minutos a mais ainda é muito tempo no cenário do meu cliente.

    ResponderExcluir
  5. chegando em vi que o Ultra Video Converter tem uma opção de converter também em dvd que eu não me lembrava, por nunca ter usado para isso, realizei alguns teste e obitive os seguintes resultados
    num XviD de 356MB(43 minutos)e resolução de 624x352 ele converteu em 19 minutos e 32 segundos
    um XviD de 64MB(13minutos) e resolução de 480x360 ele converteu em 5 minutos e 13 segundos
    um Xvid de 4,34MB(1 minuto) e resolução de 480x360 ele realizou em 30 segundos
    a minha maquina é um
    Athlon XP 3700,1GB de ram, HDD SATA de 160, abit Fatality e Windows XP SP2.
    os testes foram realizados com o Ultra Video Converter 3.0.0511 na qualidade 1 sendo que o mesmo possui 6 níveis de qualidade, ele também possui a opção de colocar legenda nos filmes e inserir vários
    filmes no dvd

    ResponderExcluir
  6. cqjr,

    Eu testei rapidamente o Ultra Video Converter 3 e o tempo de conversão do meu AVI de teste, na pior qualidade possível, estava estimado em uns 40 minutos. O dobro do que leva o WinAVI. Nesta aplicação, está descartado.

    Eu fiz também um teste com a versão 2.14 do ConvertXtoDVD e embora eu tenha conseguido estabilidade, o tempo de conversão mesmo na qualidade mais baixa ainda é o dobro do tempo que leva o WinAVI na mesma máquina.

    É uma pena que mesmo a versão mais recente (8.0)do WinAVI não suporte múltiplas threads, porque a vantagem sobre os outros seria espetacular com um dual core. Na situação atual esses programas ainda podem empatar com o WinAVI (talvez até com uma qualidade superior) dependendo do processador usado.

    Mas ainda estou para achar um programa mais rápido em monocore.

    ResponderExcluir
  7. olha ja usei muitos conversores o mais rapido e seguro e o winavi apesar que usuario : tem que ser instalado codificadores e decodificadores bons qualquer coisa me adicionem para mais contatos ou e-mail: samuel353@itelefonica.com.br

    ResponderExcluir
  8. ele que grave direto em mpg2 e use o dvdlab com um modelo já definido
    que a conversao é infima já que o video é pequeno.

    ResponderExcluir
  9. Marcos prazer sou, resido aqui na estância curto muito o seu site, e estou postando para falar das maravilhas do WinAvi, veja, meu dvd é o 3040K Philips,então sempre uso o Avisub, para legendar (aprendí aqui)quando não dá reencodo com o excelente WinAvi (mantendo em avi)tenho excelentes legendas amarelas em tamanho estabelecido por mim. E a descoberta, peguei uns Avi`s que vieram com o famoso Qpel que com certeza iria engasgar no meu dvd,lí seu tutorial p usar o virtualDub, Mas resolví encodar no WinAvi e eis que o mesmo retirou o Qpel, e com uma velocidade extraordinária faça testes e divulgue para os leitores de seu site, um programa de conversão mais rápida no momento com qualidade e ainda limpando, so pra complementar usei a versão 8 e utilizei os encoders de audio e vídeo "ZJMedia" embutidos. Espero ter contribuido.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Fausto,

    Obrigado pela sugestão. Não me passou pela cabeça usar o WinAVI para fazer conversões AVI-AVI.

    O único problema é que o WinAVI não é gratuito, como o Virtualdub. E preferencialmente (a não ser que não haja opção viável) eu só faço tutoriais com softwares gratuitos. Mas vou fazer uma menção a isso na página do tutorial, depois que tiver testado.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.