-->

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Para simplificar (ou complicar) sua escolha de SO

O primeiro dos programas abaixo é boa notícia para a MS. Os outros, problemas :)

Styletap - Status: Funciona!

Permite rodar programas PalmOS no Windows Mobile



Quando decidi comprar meu TREO650, pesou muito o fato da plataforma PALM ter uma quantidade superior de programas. Mas agora com o Styletap, que vem recebendo muitas análises positivas por sua alta compatibilidade, estabilidade e facilidade de uso, uma das grandes "vantagens" do PalmOS está em risco. Custa US$50, mas se rodar todos os programas PalmOS que você realmente usa e não tem equivalentes no Pocket PC...


Access Linux - Status: Ainda só na promessa

A futura versão do PalmOS, que permitirá também rodar os programas antigos, com a vantagem de ser Linux (o que vai abrir espaço para um grande leque de desenvolvedores). Tem potencial para anular a vantagem adquirida pela MS com o Styletap e pelos seus próprios esforços.

Mas só se sair do papel...


Cedega - Status: Funciona!

Trata-se de uma versão ("fork" no jargão correto) do Wine que permite rodar jogos DirectX (Windows) no Linux, sem diferença perceptível no desempenho. Já existe uma lista bem grande de jogos compatíveis e só tem um problema: é preciso pagar uma "assinatura" de US$5 mensais para usar o programa. Uma "pechincha" se considerarmos que o custo é fixo (não é por jogo) e quanto custa uma cópia legalizada do Windows. Ao contrário de "opções" como o VMware, nesta você não precisa ter uma licença do Windows, porque nenhuma instalação do Windows é necessária.

E o sistema de assinatura te dá acesso, sem custo extra, a todas as novas versões do Cedega.


Cider - Status: ??

Da mesma empresa responsável pelo Cedega, permite portar facilmente jogos Windows para máquinas MAC OS X Intel. Ao contrário do Cedega, o jogo já tem que vir com uma "versão MAC" do desenvolvedor. Porém essa "compatibilização" é anunciada como facílima e não requer mudanças no código-fonte do jogo Windows. Nenhuma licença do Windows é necessária.



Nota 1: Eu não testei nada do que está aqui e me baseio apenas no que pude garimpar com o Google. Não tenho um pocket PC, nem uma máquina Linux (a não ser meu coyote) e muito menos um MAC. Mas isso pode mesmo mudar :)

Nota 2: Mesmo que você não tenha nenhuma intenção de mudar de Sistema Operacional, seja no PDA, celular, notebook ou desktop, é interessante conhecer essas opções para não falar bobagem por aí (do tipo: "o Linux não serve para jogar!") ;)

Nota 3: Nenhum desses programas é novidade, mas eu só vim a saber da existência do primeiro (o Styletap) há duas semanas e como nem meu único amigo que usa de verdade um Pocket PC (o outro usa como agenda eletrônica) sabia de sua existência, achei interessante fazer esta lista :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.