-->

domingo, 11 de fevereiro de 2007

O estranho comportamento dos remotos Philips

O controles remotos Philips emitem alternadamente dois sinais distintos em um mesmo botão.

Depois que você aperta o botão uma vez, o aparelho (TV, DVD player) fica esperando pelo "outro sinal". Se o mesmo de antes for recebido, é ignorado.

Esse comportamento quase me fez desistir de um projeto, porque eu estou trabalhando em um texto sobre controles remotos programáveis e nos meus testes alguns botões uma vez programados insistiam em fazer apenas uma coisa. Por exemplo: o botão MUTE programado fazia a TV emudecer, mas não adiantava apertar de novo que o som não voltava. Eu passei perto de acreditar que a coisa toda simplesmente não funcionava direito.

Quer comprovar? Se você tiver uma TV Philips, alternadamente, aperte o botão Power mirando para a TV e tapando o emissor com a palma de sua mão. A TV vai responder ao primeiro sinal e depois não vai mais responder.

Se você apertar e segurar o botão do controle original por mais de um segundo, o sinal que o aparelho espera acabará sendo transmitido.

O funcionamento da coisa é um pouco mais elaborado. Por exemplo, se sua TV estiver ligada e você pegar o controle remoto e "abafar" com a mão ao apertar o Power pela primeira vez, na segunda vez a TV vai ligar de qualquer jeito, mesmo sendo este "o segundo" sinal.

Isso ocorre porque após 30s (nos meus testes) a TV "reseta" e passa a aceitar qualquer um dos dois sinais. A mesma coisa acontece se você enviar um outro comando (apertar outra tecla).

Por exemplo: o comando "para baixo" do DVD Philips quando gravado só funciona uma vez, então você só consegue descer um item no menu. Mas se você apertar as teclas "para direita" ou "para esquerda", por exemplo, o aparelho aceitará o seu sinal "para baixo" qualquer que seja ele. Para me mover para baixo três itens no menu do DVP5100 eu precisei fazer o seguinte malabarismo:

Para baixo
Para direita
Para baixo
Para direita
Para baixo

Quase todas as teclas dos controles remotos de TV e DVD da Philips tem esse comportamento. Ainda não consegui encontrar a explicação técnica para isso, mas me parece ser o "jeito Philips" de evitar que um mesmo comando seja acidentalmente interpretado duas vezes.

Não é novidade que a Philips usa um esquema de codificação diferente do usado por outros fabricantes, denominado RC5. Mas mesmo já tendo lido detalhes técnicos sobre o RC5, nunca li em lugar algum referência a esse comportamento particular. Eu diria até que é algo novo, se não acontecesse do mesmo jeito na minha Trendset de mais de 15 anos e minha Cineos que comprei no fim do ano passado (o mesmo controle remoto funciona em ambas).

Isso não acontece nem com Sony, nem com LG. Pelo menos não nos meus testes. É muito mais fácil programar um remoto quando o aparelho a comandar não é Philips.

[21/02] Encontrei referências a esse comportamento em explicações sobre o protocolo RC6 da Philips

5 comentários:

  1. Comentário deixado errôneamente em outro post:

    Eu ja tinha notado essa maluquice dos remotos da philips que voce comentou antes. Tenho uma tv Cineos como a sua e o remoto universal que eu uso nao consegue enviar comandos repeditos, portanto para mudar para o canal 33 voce precisa apertar 3, outra tecla qualquer e 3 novamente. Muito louco isso.

    ResponderExcluir
  2. Interessante isto, pois notei algo similar no DVD da Philips DVP5965k. A impressão que tenho é que o menu trancou. vou analizar mais a fundo.

    ResponderExcluir
  3. eu ja vi algo parecido na minha TV, mas referente a problemas (nunca ocorreu), mas fiz uma placa serial de InfraVermelho para usar no computador, e quando fui configurar o controle philips (teclas para DVD q vem no controle da TB)para usar com o Media Player descobri q cada tecla do controle tem 2 codigos, entao quando vc aperta uma tecla 2x, sao dois sinais diferentes mas os aparelhos philips (na grande maioria pelo visto) entende q estes sinais sao as mesmas funcoes. Quando eu vou dar um pause pelo controle da TV, eu tenho q apertar o pause 2x para o pc reconhecer o sinal (1º sinal estranho, 2º sinal cadastrado para a função), e nao adianta eu tentar cadastrar o 1º sinal, todos os progs q testei nenhum reconhece como um sinal identico ao outro.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ryan. O que ocorre no sistema atual de IR da Philips, o RC6, é que cada vez que uma tecla é pressionada, um bit específico no código transmitido e invertido. Por isso que pressionando a mesma tecla duas vezes o controle irá transmitir dois códigos diferentes. Dê uma olhada nisso: http://www.sbprojects.com/knowledge/ir/ir.htm. Eu comentei este tópico agora pois estou projetando um controle baseado no microcontrolador at89c4051 e tive que estudar os protocolos da Sony, Philips e Lg, pois pretendo controlar uma TV, DVD e Home Theater desta marcas a partir de um so controle. Abraços, Marcelo.

    ResponderExcluir
  5. Marcelo,

    Eu já havia notado que era apenas um bit. Isso ficou claro quando começei a tentar decifrar os arquivos de configuração do LIRC.
    http://lirc.org/

    name RC19335010/00(TV)
    bits 13
    flags RC5|CONST_LENGTH
    eps 30
    aeps 100

    one 865 834
    zero 865 834
    plead 869
    gap 108485
    min_repeat 1
    toggle_bit 2



    É o "toggle bit".

    Mas eu não conhecia o site que você indicou. É muito bom. Obrigado!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.