-->

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A conexão DVI do Proview AR2238AFJW.

Nota: Eu acho que quando os fabricantes adotam nomes de modelo impronunciáveis e "indecoráveis" como esse temos uma rara situação onde a engenharia teve voz mais ativa que o marketing. E acho que o marketing faz isso só para poder "passar na cara" depois que a engenharia não deveria dar palpites.

No meu post anterior sobre esse assunto eu havia dito que não houvera jeito de fazer o monitor funcionar a 1680x1050 pela conexão DVI com minha Radeon 9550. O que eu esqueci de dizer é que eu já havia feito testes conectando o monitor a um DVD player com conexão HDMI (o monitor vem com um cabo DVI-HDMI) e a conexão nesse caso funciona até mesmo a 1920x1080.

Claro, a resolução nativa do monitor continua sendo 1680x1050. Mas ele aceita o sinal FullHD e exibe a imagem normalmente, provavelmente aplicando um descarte simples de linhas e colunas. O que para mim é bem melhor do que ficar olhando para uma tela preta com a mensagem "resolução não suportada". Apertando o botão Menu o monitor mostra "1920x1080", que é a resolução que está entrando no monitor.

Isso demonstrava que o monitor suportaria 1680x1050 na DVI. Foi por essa observação mais o fato de que eu, pesquisando no Google, encontrei outros proprietários de Radeon 9550 com esse problema e nenhum proprietário de AR2238AFJW fazendo reclamações que eu insistia que o problema era na Radeon e não no monitor.

Hoje eu separei um tempo para repetir meus testes. O meu antigo PC (Sempron 2300+, Radeon 9550, KT6V) foi preservado quando fiz meu upgrade para um dual core, incluindo toda a instalação do Windows (que eu clonei para um HDD maior), então eu poderia anotar exatamente todas as versões de drivers e outros detalhes que poderiam ser importantes, antes de susbstituir a placa de vídeo por uma outra que eu havia providenciado. Mas, para a minha surpresa, desta vez o monitor funcionou a 1680x1050 na DVI da 9550 desde a primeira tentativa.

A única diferença digna de nota entre a situação de antes e a situação agora é que desta vez o PC está dentro de um gabinete. Nota para os novatos no blog: meus PCs pessoais costumam ser bem arejados.

Faz sentido. A falta da blindagem proporcionada pelo gabinete poderia estar impedindo a DVI de operar sem erros na frequência necessária para chegar a 1680x1050. Mas como o nosso amigo, o Método Científico, vive me lembrando que "fazer sentido" não prova nada, retirei a motherboard do gabinete para refazer o teste.  Continuou funcionando a 1680x1050 na DVI.

Conclusão: Além de comprovar que o AR2238AFJW não tem nenhum problema para suportar 1680x1050 em todas as entradas, não cheguei a nenhuma. Por ora eu apenas registrei que caso não seja possível chegar na resolução esperada de um monitor via DVI/HDMI, checar a blindagem. Outro teste que pretendo fazer é espetar uma placa PCI-E com DVI no meu novo PC (que naturalmente não está em um gabinete e herdou a mesma gambiarra do outro) e verificar se o problema se repete.

8 comentários:

  1. Jeferson como eu havia comentado tenho a mesma placa que você, mas o meu mon é um AOC de 22, ele chega a esta resolução o problema é que na DVI não cobre a tela inteira, e os ajustes do monitor ficam "travados". Agora que seu monitor suportou, ta a imagem na tela inteira? você consegue ajustar o tamanho da tela no monitor? Pode me dizer qual a versão do driver que voce esta usando, eu baixei a última versão do site.

    ResponderExcluir
  2. Daniel,

    Em todos os meus testes a imagem sempre cobriu a tela inteira. Os itens do menu relacionados com tamanho e posição da imagem ficam desabilitados quando usando a DVI, mas imagino que esse seja o normal quando usando uma conexão digital.

    O driver:

    Data: 3/2/2009
    Versão: 8.582.0.0

    Se não me engano o instalador (conferido em c:\ATI\support\) foi este:

    9-2_XP32_DD_CCC_WDM_ENU_75974

    ResponderExcluir
  3. Blindagem do gabinete? Sinceramente nada haver!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,

    Você pode explicar por que "não tem nada haver"? Espero que seu conhecimento de eletrônica seja melhor que seu Português.

    ResponderExcluir
  5. Jefferson, você já verificou se não é a fonte do PC? Raramente as fontes são montadas com bons capacitores e algumas omitem os filtros contra RFI, mesmo as consideradas de boa qualidade.

    ResponderExcluir
  6. Marcos,

    È possível que seja a fonte. Como é público e notório, eu só uso as fontes mais baratas que o dinheiro consegue comprar :)

    Porém eu fiz um rodízio de fontes recentemente e já não sei mais qual era a fonte usada no PC quando testemunhei o problema.

    É comum eu pegar fontes que foram usadas por meses nos meus PCs e comprovaram ser 100% estáveis, etiquetar e trocar de lugar com fontes de confiabilidade desconhecida para testá-las. Mas na etiqueta eu só digo que "foi testada por meses", não registrando de qual PC saiu, nem quando.

    ResponderExcluir
  7. Jefferson, sei que o post não trata deste assunto, mas eu já desisti de usar fontes baratas, pois o barato pode sair caro. Não sei se você já tinha visto este meu post antigo contando as peripécias com meu antigo Athlon XP e as fontes vagabundas:

    http://www.caetano.eng.br/crashcomputer/2006/06/torradeira.html

    Já peguei vários casos de maquinas altamente instáveis e a culpa era da porcaria de fonte barata.

    Teve até um caso que vi de um micro que não reconhecia teclado nem mouse PS/2, tudo por causa de uma fonte vagabunda (fonte nova, que veio com o gabinete) mas isso é assunto pra outra hora.

    ResponderExcluir
  8. Tenho um monitor desse, eu na minha geforce 8600 gt não conseguia via cabo dvi usar resolução maior que 1024x768, troquei recentemente de vga, fui testar o cabo dvi novamente e a boa surpresa: funciona em 1680x1050 na boa via dvi... :)

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.