-->

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

STOP: 0x0000007B - Como resolver sem reinstalar o XP - 1a parte.

O erro BSOD 7B é dividido em quatro categorias, cada uma requerendo uma abordagem distinta. A Microsoft tem uma página sobre o erro tão longa que assusta, mas que ainda assim não explica que essas categorias existem. Eu só descobri que esse erro podia ser categorizado quando esbarrei nesta página, publicada por terceiros, que vou simplificar aqui.

É preciso verificar qual é o segundo parâmetro do erro:
  • 0xc000000e (STATUS_NO_SUCH_DEVICE) - Executar FixMBR resolve na maioria dos casos;
  • 0xc0000010 (STATUS_INVALID_DEVICE_REQUEST) - Só costuma ocorrer quando você está usando RAID espelho em software;
  • 0xc0000032 (STATUS_DISK_CORRUPT_ERROR) - Rodar o chkdsk no volume problemático deve resolver o problema;
  • 0xc0000034 (STATUS_OBJECT_NAME_NOT_FOUND) - Um driver está faltando ou está corrompido.

O primeiro e o terceiro são praticamente auto-explicativos. O segundo é muito incomum (embora eu já tenha me deparado com ele uma vez) e não vou dar atenção a ele agora. Neste texto eu abordo apenas o último,

Exemplos:

Erro ao transferir o HDD de uma MSI 648MAX (Intel) para uma Asrock N61P-S (AMD)

STOP: 0x0000007B (0xBA4C3528, 0xC0000034, 0x00000000, 0x00000000)

Ou de uma Asrock P4VM800 (Intel) para uma ASUS M2N-MX SE (AMD)

STOP: 0x0000007B (0xF79B1524, 0xC0000034, 0x00000000, 0x00000000)

Veja que o segundo parâmetro (0xC0000034) permanece o mesmo, porque o problema é da mesma categoria: faltam drivers. Esse erro é chamado pela Microsoft de "INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE", mas daqui em diante vou me referir a esse erro como "7B-34".

O erro 7B-34 é o mais comum de todos e pela minha experiência suas causas podem ser divididas em três:
  • Mudança na configuração no setup do BIOS - Essa é a primeira coisa que deve ser verificada antes de partir para as outras possibilidades. Em muitas motherboards modernas é possível fazer com que o HDD SATA apareça como SATA mesmo ou como um drive IDE. Se o Windows XP for instalado em um modo e alguém mudar o BIOS para o outro, vai dar erro 7B-34 no próximo boot. Basta mudar a configuração de volta para que o erro desapareça. Isso pode ocorrer também "do nada" se, por exemplo, a configuração usada para instalar não era a padrão e por qualquer motivo a motherboard reverter para o padrão. A primeira situação que vem à mente é troca da bateria, mas já muito vi caso de conteúdo da CMOS que se corrompe sozinho. 21/08/11: Configurar de "SATA" para "AHCI" e vice-versa também causa/resolve o problema.
  • Driver ausente mesmo - Acontece em alguns casos quando se troca de motherboard. Note que você pode tentar primeiro o método pelo BIOS para resolver o problema; 
  • Driver corrompido -  Ai não tem jeito a não ser repor o driver.

Como consertar drivers ausentes ou corrompidos.

O modo mais comum e "simples" de resolver esse problema é reinstalar o Windows "por cima" da instalação problemática. Porém esse método tem alguns problemas:
  • Nem sempre é possível - Por exemplo, se o Windows do cliente for corporate e você só tiver à mão um CD da versão OEM ou vice-versa, a opção de reparar ou reinstalar não vai aparecer. Também já vi casos em que o CD do XP SP3 não habilitava a reparação, mas um do SP2 habilitava (eu ando com os dois por causa disso).
  • Updates são perdidos - O Windows será revertido para o estado do CD que você usar. Muitos updates e até service packs inteiros terão que ser reinstalados depois. Isso inclui o Internet Explorer, que reverte para o 6.0;
  • Demora - São pelo menos 30 minutos em um computador rápido. Não é raro uma reinstalação do XP levar uma hora ou mais, sem contar com updates;
  • Reinstalação sempre tem risco (pequeno, mas existe) de não conseguir terminar por causa de um problema ainda mais dífícil de consertar que o erro 7B-34, como o erro "Asms", do qual falarei outro dia.
Por sorte, repor os drivers manualmente é um processo muito simples e rápido, quando você entende como funciona. E isto será explicado na segunda parte deste texto.

8 comentários:

  1. Estimado Jefferson!

    Muito obrigado pela dica, acabou de dar certo!

    Troquei duma ASUS P5LD2-X para uma INTEL DG31PR sem ter que reinstalar o Windows.

    Obrigado novamente.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/2/13 16:46

    Cesar diz como vc fez isso, pois estou em situação semelhante a sua!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado jefferson!
    Estava com um cliente com o mesmo problema e resolvi alterando no setup o HDD SATA para aparecer como IDE.
    Show de bola. :)

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2/4/13 09:12

    cara na boa TU É UM SANTOOOOOOO, vlw msm, obrigado

    ResponderExcluir
  5. santo mesmo, mudei de sata para ide no setup da bios, O meu problema era a instalação que dava o erro e não conseguia instalar, agora passou e instalou. valeuuuuuu!!!!

    ResponderExcluir
  6. Cara valew achei que tinha perdido minha placa mae mas nao valew brigadao!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela ajuda, estava transformando meu PC antigo em uma VM para o Virtualbox, tua dica foi valiosa para descobrir a solução, que neste caso era bastante simples, bastava alterar o tipo de controladora IDE na configuração da VM. Simples depois de descobri, mas até chegar lá.
    Grande abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
  8. ACHEI POR ACASO SEU POST E FUNCIONOU PRA MIM NO WINDOWS 7. MUITO OBRIGADO DE CORAÇÃO!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.