-->

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Sintonizador de TV USB Pinnacle PCTV HD Pro (801e)






Eu ganhei esse sintonizador de um cliente que trouxe dos EUA. Não vou fazer um review completo (O gadgeteer tem um review simples do aparelho, com fotos.) porque não é um produto fácil de adquirir no Brasil e não está à venda na Deal Extreme (a única exceção que faço). Mas para o caso de alguém ter uma oportunidade de importar um (edit: se sair barato) eu vou citar algumas coisas importantes que descobri com o uso:
  • Apesar disso não estar listado em lugar algum e o fabricante deixar explícito que o aparelho é NTSC, o sintonizador também é compatível com PAL-M;
  • Óbviamente, você só poderá usar a parte analógica do sintonizador. Ele também é sintonizador digital, mas para o padrão americano de TV digital;
  • Só tente usá-lo se você tiver um computador moderno e relativamente poderoso.  No Sempron 2300+ ou no mobile Sempron 3400+ (Pavilion DV6110BR) o software acaba usando entre 80 e 100% da CPU e mesmo que você não use o computador para mais nada ainda fica cortando o som. Funciona bem no Celeron E3200, consumindo "apenas" 25% da CPU, divididos entre o software e Deferred Procedure Calls;
  • O sintonizador só precisa  de uma porta USB para operar. Assim seu consumo é limitado a 5Vx500mA=2,5W. Porém como o software impõe uma carga considerável na CPU o consumo real no meu Celeron E3200 é de aproximadamente 10W, medido pelo PMM2010. Edit: Em tela cheia o consumo aumenta mais 10W (Total: 20W). Muito menos que os 130W da Philips Cineos do meu quarto, que pretendo usar apenas para assistir a filmes agora;
  • Funciona também no Windows Seven x86, mas não sem dar trabalho;

13 comentários:

  1. Muito interessantes esses sintonizadores de TV usb, principalmente em ano de copa! Por acaso vc já testou algum q use o sistema de TV digital do Brasil e q não seja 1seg?

    ResponderExcluir
  2. Até agora só testei 1seg.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ryan,

    Citando VOCÊ em um post sobre o fim dos gravadores de DVD de mesa:

    "Eu sei que ainda tenho a opção de montar um PC para fazer a gravação, mas o usuário comum se atrapalha demais com um computador. E é complicado especificar as peças e o software de modo a garantir que não haverão drop frames ou outras anomalias na gravação.

    Alguém tem idéia de uma configuração que funcione 100% e seja razoavelmente fácil de operar? É preciso que o resultado seja um disco DVD-Video compatível com qualquer DVD player."

    Você considera que esse sintonizador USB Pinnacle PCTV HD Pro(801e) seria uma solução satisfatória para o que você procurava?

    Existe um produto semelhante, à venda no Brasil, que tem me interessado (por R$139,00): http://www.ctisdigital.com.br/LojaCTIS/catalogo/ProdutoFull.aspx?Produto=24089

    Será que com um Pentium 4 HT de 2.8GHz e 2.5GB de RAM terei problemas de sobrecarga do processador com essas placas de captura USB?

    ResponderExcluir
  4. Vou acrescentar uma desvantagem desses sintonizadores, pelo menos para notebooks:

    Vc tem um cabo normalmente bastante rigido (o coaxial) e uma interface que nao foi pensada para receber stress mecanico (a USB), entao e' receita para incomodacao ...

    Podendo ecolher, recomendo optar por um modelo PCI, se portabilidade e uso c/ note e' necessario, um modelo que tenha uma caixinha externa maior, ligada `a USB via cabo ...

    my 2 cents ;)

    ResponderExcluir
  5. Jefferson voce ja tentou em vez do soft original usar o Winamp com o plugin Winamp TV(http://www.winamp.com/plugin/tv-plugin-for-winamp-1-9lite10/138360)?
    Tenho uma PlayTV Pro a muitos anos, nem drivers nem software original dela presta, desde que comecei a usar ela com driver altrernativo (http://btwincap.sourceforge.net/download.html) e o plugin no Winamp nunca mais tive problemas, o consumo da CPU caiu consideravelmente, e o desempenho, qualidade da imagem e tudo mais nem se compara.

    ResponderExcluir
  6. Daniel, a dica é boa, mas com a minha Playtv MPEG2 nao funcionou por nada desse mundo. Vou tentar depois retirar a placa, descobrir como ela funciona, etc. Curiosidade: O driver trava na hora da instalacao, mas aparece instalado. Se instalar manualmente vai de boa.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo,

    Em desktops, eu também prefiro sintonizadores PCI. Não boto muita fé nessas coisas espremidas em uma caixinha e tendo que se comunicar por cabo :)

    Mas tendo que usar a USB é melhor conectar o receptor por meio de uma pequena extensão USB. Isso reduz o stress na porta.

    ResponderExcluir
  8. Zeurt,

    "Você considera que esse sintonizador USB Pinnacle PCTV HD Pro(801e) seria uma solução satisfatória para o que você procurava?"

    Eu fiz uns poucos testes e ainda estou com dúvidas. Ele parece gravar no formato MPEG2 direito, mas só isso não basta para substituir um gravador de DVD de mesa. Eu preciso testar outras coisas ainda.

    "Será que com um Pentium 4 HT de 2.8GHz e 2.5GB de RAM terei problemas de sobrecarga do processador com essas placas de captura USB?"

    Isso é impossível prever a menos que se saiba qual o chip usado para captura e se tenha a informação de como outro sintonizador com o mesmo chip carrega essa CPU.

    ResponderExcluir
  9. Daniel,

    Eu não fazia idéia de que o Winamp podia ser usado para assistir TV. Preciso testar isso depois.

    ResponderExcluir
  10. Presentão de natal hehe!

    ResponderExcluir
  11. Esse sintonizador pode não servir para fazer streaming. Testei com Windows Media Encoder, U-Broadcast e VLC. Nenhum foi capaz de "enxergar" o áudio.

    ResponderExcluir
  12. e aí cara... será que você poderia me ajudar a usar essa placa com o windows 7 ?!

    putz... já tentei de tudo e nada de funcionar...

    valeu!

    ResponderExcluir
  13. http://ryan.com.br/blogs/seven/2009/12/finalmente-meu-receptor-de-tv-funciona/

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.