-->

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Quem não chora não mama

Há cerca de três semanas, um cliente que tinha duas assinaturas Velox me pediu ajuda para cancelar uma delas. Fiz todos os arranjos físicos para a segunda linha não ser mais necessária e liguei para a Telemar.

Eu já esperava a quase inevitável sabatina e insistência para que a assinatura não fosse cancelada, mas não esperava que me oferecessem desconto na mensalidade. Eu não tenho certeza agora dos termos da oferta, mas se não me engano era uma redução de 50%.

É importante ter em mente que esta linha, instalada desde 2004, era usada exclusivamente para navegação, MSN e Skype. Este cliente não faz P2P de maneira alguma.

Mas ainda assim não era negócio para o meu cliente. Justamente por fazer uma utilização leve, uma linha só é muito mais do que suficiente para ele. A assinatura extra foi cancelada.

Ontem, me pediram para cancelar o provedor de acesso (Globo.com), porque a primeira tentativa há três semanas foi rejeitada sob a alegação que os dados fornecidos por meu cliente não batiam com o cadastro. Para encurtar a história, a Globo.com ofereceu dispensa do pagamento em janeiro e redução de 50% até dezembro se continuássemos com a assinatura. O atendente chegou a sugerir que trocássemos a assinatura existente na outra linha, de outro provedor (ele sabia que havia outra porque eu disse) pela assinatura com desconto da Globo.com.

Mesmo assim, não valia a pena e foi cancelada.

Também é importante salientar que o cliente sequer usava os serviços da Globo. Nunca havia usado o e-mail e nem usava o conteúdo. A Globo.com faturava uns R$350 por ano na moleza. É natural que não quisesse perder o cliente.

O objetivo do post é só dar o recado: ameace cancelar seu serviço com uma desculpa convincente e é bem possível que você saia ganhando alguma coisa :)

9 comentários:

  1. Tive o desprazer de ter a minha velocidade alterada de 2mbit para 1/10 disso em dez dias de uso do virtua. Ao telefonar pro atendimento, descobri que ao passar da franquia de 20GB, isso seria automático.
    No contrato do virtua, há a obrigação de se avisar ao cliente quando a franquia está pra acabar. Mas isso não acontece. O consumidor é que se dane.
    Pedi pra cancelar o serviço e o virtua, um mês depois de ter levado o cable modem ainda me manda uma conta pra pagar.
    Serviço ruim, picaretagem total.

    Um mes depois, me inscrevi no velox, da OI. recebi uma conta no valor de 3X o valor que iria pagar normalmente. Tive que reclamar. Mas para a conta ser invalidada, levaria uma semana. Perguntei ao atendente se nao podia fazer isso de imediato. Ele me disse que havia muitas reclamações e que nao era possivel ver o erro naquele momento.

    Não recomendo nenhum serviço de internet. Não prestam e abusam dos clientes.

    Só vou me sentir satisfeito ao ver alguma delas sendo multada em milhões de dólares.

    No final das contas, precisaremos de um sistema judiciário só para elas. Ou alguém duvida que na medida que elas crescem, o número de reclamações acompanha.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,

    Eu não sei exatamente o seu caso, mas se você receber uma cobrança indevida e tiver certeza de que pode provar que é indevida, não perca seu tempo com o atendimento. Pague a conta e depois cobre o dinheiro de volta em dobro. É seu direito por lei.

    A Telemar paga em dobro sem briga, mas em créditos para as próximas contas,(incluindo o que saiu do seu bolso)). Isso deve ser ilegal e estou esperando ter paciência para ir ao Procon enfrentar a briga, por que já tenho um crédito bem grande com a empresa.

    ResponderExcluir
  3. Ameaça de cancelamento gera descontos para mim nas assinaturas da TIM e da SKY.

    Acho q só não cancelei por causa destes descontos :)

    O da Telemar é nova p/ mim. uns 2 anos atras, liguei pedindo desligamento de sinal, não ofereceram nada... hehehe... achearam q eu estava jogando verde e se danaram... pois mandei desliguar na hora e disse que não queria ouvir ladainha de q o serviço era bom ou etc.... hahahahaha.

    ResponderExcluir
  4. Antes de mudar pro Oi conta total, eu ligava pra Velox de 3 em 3 meses solicitando o cancelamento. Chegava a conseguir 90% de desconto. Teve uma vez que além dos 90% de desconto no Velox, ainda consegui desconto de 50% na assinatura do telefone por 3 meses. E a ameaça de cancelamento funciona com cartão de crédito, operadora de celular (cheguei a ganhar celular grátis), tv por assinatura etc. Só não funciona com concessionária de água e energia, nem tente...

    ResponderExcluir
  5. Eu faço isso com o Terra pelo menos duas vezes por ano. A Claro me deu um belo Nokia com câmera VGA e a Sky me deu 6 meses de Telecine. Só não deu certo com um cartão de crédito que passou a cobrar aquela taxa de R$1,99 por fatura. O cartão foi cancelado pois essa taxa eu não pago e eles não quiseram tirar.

    ResponderExcluir
  6. Marcos,

    Essa taxa é, inclusive, ilegal. Porém eles sabem que a maioria das pessoas não vai ter disposição de brigar no Procon por R$22 ao ano. Se a empresa tivesse que pagar uma indenização pelo meu tempo, aí eu encarava.

    Por R$1.99 ao mês, eu prefiro cancelar o cartão mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Por coincidencia, esse mês veio uma cobrança indevida, como já tinha lido seu post antes, fui pagar a conta.

    pedi a devolução em dobro, e não quiseram pagar, disseram que só posso receber a diferença que paguei a eles

    Poderia me dizer qual lei é essa que você citou, que os obriga a devolver em dobro?

    ResponderExcluir
  8. Jonas,

    Isso está no Código de Defesa do Consumidor desde sua criação.

    Segundo o artigo 42, parágrafo único, do CDC, “o consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável”.

    fonte

    ResponderExcluir
  9. Vou ver se uso isso para quando vier mais cobranças indevidas, só esse ano veio 3, poderia ter recebido mais de 200reais.

    Obrigado pela resposta, e um feliz natal e ano novo para você

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.