-->

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Exportando o Call Log do TREO 650

Um dos grandes diferenciais do TREO 650 comparado com celulares comuns é o registro de chamadas praticamente ilimitado. Enquanto a maioria dos celulares só mantém o registro de umas dez chamadas, o TREO lembra de milhares, podendo filtrar por recebidas, efetuadas ou perdidas.

A coisa mais chata no visualizador padrão do TREO 650 é a impossibilidade de "pesquisar" dentro das chamadas. Por exemplo, se você perde uma chamada de um número do qual não recorda e este número não estiver nos seus contatos, não tem como saber se já se comunicou com esse número em alguma ocasião. E localizar um número para onde você ligou semanas atrás (considerando que você lembre quando foi) é um tédio, porque você não pode ir direto para um período. Descobrir quando foi a última vez que você ligou para um determinado contato é igualmente demorado.

Outra coisa chata é não poder apagar um grupo de ligações do log. Se um idiota qualquer passou a tarde inteira insistindo em ligar por engano para você depois de você ter dito mais de uma vez que era o número errado (é só comigo que acontece?) não existe um modo de deletar aquelas dezenas de ligações do log de uma vez (você tem que deletar uma por uma).

Eu comecei hoje a procurar por um programa que estendesse as capacidades do visualizador do TREO, mas acabei esbarrando em algo que achei melhor: um freeware que exporta o banco de dados para uma planilha do Excel.

Basta arrastar para PhoneCallDB Converter o backup de PhoneCalldb.pdb que é feito durante o Hotsync (procure no seu HDD) que ele salvará uma planilha com todos os dados em um arquivo à sua escolha. No total eu tinha 2897 ligações registradas desde que comecei a usar o aparelho em 12/02/2006. E olha que eu não gosto de telefone.

Como eu não preciso realmente do log no telefone agora que é mais fácil consultá-lo no PC, aproveitei para usar o gerenciador de arquivos que eu tinha no TREO (o 3xCommander) para apagar PhoneCalldb.pdb do aparelho, liberando com isso 245K de preciosa memória. Se você faz/recebe muitas ligações, seu log pode ser bem maior que isso.

A planilha criada não diferencia claramente ligações recebidas, efetuadas e perdidas, mas quem sabe usar o Excel (eu não sei) pode usar a coluna "Type" para criar destaques e filtros:
  • Type 1: Recebidas
  • Type 2: Perdidas
  • Type 3: Efetuadas
Se alguém conhece uma boa extensão para o Call Log ou um melhor modo de exportar os dados, (preferencialmente gratuitos, claro) por favor se manifeste :)

Um comentário:

  1. Brother, te agradeço muito por esse post acima!!!! me salvou legal. to com o visor fudido e precisava muito disso. fica com deus!!!!!!! abraço

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.