-->

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Quando o teclado é melhor que o mouse

Não, eu não estou mudando de lado. Eu ainda acho que as interfaces gráficas facilitam muito o trabalho de quem usa computadores e detesto ter que digitar longas linhas de comando, até mesmo porque sou "dedógrafo" (ainda assim, digito mais rápido que muitos "datilógrafos" que já vi por aí). Mas existem situações em que digitar consegue ser mais eficiente (e às vezes até mais rápido) que fazer a mesma operação usando o mouse.

É o caso, por exemplo, de quem precisa usar o XP e o Vista.

Eu não pretendo sair do XP nem tão cedo, mas sou obrigado a me familiarizar com o Vista por causa da velocidade com que meus clientes estão comprando novos computadores com o novo SO. E uma das coisas que mais incomodam um usuário muito acostumado com o XP quando tenta usar o Vista é que muita coisa ou não está no mesmo lugar que estava antes ou mudou de nome. Até mesmo para explicar como se chega a uma configuração ficou mais problemático, porque é preciso lembrar de um caminho de mouse para o XP e outro para o Vista.

Mas você pode contornar o problema em muitos casos usando o teclado. E por conta disso a partir de hoje sempre que eu conhecer o nome do programa que leva diretamente à janela desejada no Windows, eu vou citá-lo no lugar de dar o caminho por mouse, da seguinte maneira:

[WIN+R] comando [ENTER]

por exemplo, para chegar à janela "Serviços" do XP o caminho por mouse (um deles) é este:

Botão direito em Meu Computador -> Gerenciar -> Serviços e Aplicativos -> Serviços

e por teclado:

[WIN+R] services.msc [ENTER]

As vantagens disso:
  • É um comando apenas para lembrar/explicar para diferentes versões do Windows.
  • Geralmente o que funciona no XP funciona desde o Windows 2000 até o Vista;
  • Não depende da língua do SO. Imagine achar o caminho com o mouse ao dar manutenção em um notebook com Windows em francês ou em alemão. Os comandos de teclado são sempre os mesmos.

A lista é muito grande e não creio que adiante tentar decorar, entretanto :)

2 comentários:

  1. Jefferson, se vc gosta de usar WIN+R p/ acessar certos comandos mais rapidamente, de uma espiada no "Slick Run" ( http://www.bayden.com/SlickRun/ ), que permite definir comandos mais complexos, forcar a solicitacao de parametros, etc.

    Vale a pena usar por uma semana e ver como se sai.

    Uma dica: por default o Slick Run adota WIN+Q como atalho para executar. Caso, como eu, prefiras continuar usando o bom e velho WIN+R, faca assim:

    "Edit your slickrun.ini in Documents and Settings\username\Application Data\SlickRun\SlickRun.ini and add/change "GrabWinR=1" in the [General] section as seen at right."

    (a dica veio daqio: http://www.hanselman.com/blog/BindingTheSlickRunHotKeyToWindowsRAndMySilentQuestForA1970sStyleGreenScreenConsole.aspx )

    ResponderExcluir
  2. Realmente nessas horas uma linha de comandos quebra um tremendo galho ( eu muitas vezes também prefiro acessar desse jeito ).

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.