-->

sábado, 28 de julho de 2007

Usando proxies gratuitos para alcançar mais sites

Há semanas, quando o jmaraujo moveu o forum dele para outro servidor, eu deixei de poder acessá-lo. Por algum motivo, o meu provedor de acesso (OI Internet) não tomou conhecimento ainda da existência do fórum, ou faz algum bloqueio para sua faixa de endereços IP.

Eu já sabia que o jeito mais fácil de contornar isso é através do uso de um servidor proxy, mas depois de testar vários, eu desisti, porque nenhum funcionava. A maioria das pessoas usa proxies para manter o anonimato, mas como essa questão nunca foi um problema para mim, eu nunca havia usado um proxy antes.

Hoje, eu decidi perguntar ao próprio jmaraujo se ele poderia sugerir algum e ele me passou uma lista:

Alternativas online gratuitas há muitas (nem todas
funcionan por igual, algumas não pemitem HTTP POST
requests):

http://www.the-cloak.com/login.html
http://www.youhide.com/
http://www.zend2.com/ (com este funciona!!!)
http://zend2.info
http://zend3.info/
http://opencity.us/
http://openallweb.com/
http://zendagi.info/
http://sand2.info/
http://www.proxysurfing.net/
http://proxify.com/
http://www.hidemyass.com/ (este também
funciona!)
http://anonymouse.ws/
http://www.anonymousindex.com/

E uma lista mais completa de site de navegação anónima
pode ser vista aquí:
http://www.freeproxy.ru/en/free_proxy/cgi-proxy.htm

Eu testei apenas http://www.zend2.com/ e funcionou na primeira tentativa. Agora eu consigo saber o que se passa no fórum de jmaraujo :)

9 comentários:

  1. Ryan,

    Posso até estar enganado. Mas na maioria das vezes isso é problema com resolução de nomes "DNS".

    Você já tentou usar um DNS diferente?

    http://www.abusar.org/dns.html

    Na pagina acima tem informações interessantes sobre DNS.

    Eu utilizo os da Optiglobe (Akamai). Sempre notei maior velocidade e menor dificuldade de acesso a certas paginas que mudam de server com frequência.

    Fica como teste de curiosidade !

    ResponderExcluir
  2. Eu pensei nisso, mas desde os eventos deste dia eu passei a usar um servidor DNS diferente em uma de minhas máquinas (eu tenho uma rede em casa) e mesmo assim o forum de jmaraujo não abre em nenhum delas.

    Não parece ser resolução DNS, porque uma mensagem no rodapé no browser dá a entender que o endereço IP foi obtido. Parece algum raio de bloqueio, que pode ser até no sentido inverso: o provedor de hospedagem de jmaraujo se recusa a responder ao meu provedor de acesso.

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa: Quando eu dou um PING forodvp5100.com.ar ele tenta se comunicar com 82.197.130.22, mas não recebe resposta. Isso significa que a resolução DNS está funcionando.

    ResponderExcluir
  4. José,

    Que o serviço DNS das operadoras é falho, isso é notório. Eu tenho até os endereços do OpenDNS anotados no meu palmtop para poder diagnosticar problemas de conexão de clientes.

    Porém essa do funcionário da MS dizer que um dado servidor DNS não funciona especificamente com o Vista 64 porque é ruim, soa como piada. Se é a desculpa oficial da MS, é muita cara de pau.

    No máximo, poderiam dizer que o novo SO tem exigências diferentes e que alguns servidores são ainda incompatíveis com elas.

    ResponderExcluir
  5. Não, ele "não" disse que DNSs não funcionavam com o Vista, a teoria dele é que "alguns Routers eram incompatíveis com o Vista". Mas como as alterações que ele sugeriu no Vista "não melhoraram a conexão", ele disse que basicamente "não tinha nada de errado com o Vista" e que a culpa era dos DNSs das operadoras, ou seja, nem o Vista nem qualquer SO conectaria com esses DNSs (ele absolveu o Vista).

    Essa suposição é minha, pois tenho um Router com um PC Win XP conectado nele e comprei um outro computador com o Vista e coloquei também em rede.

    O Vista começou a não carregar as páginas e eu já estava querendo formatar, daí pesquisei na Internet e achei gente com o mesmo problema que eu, ou seja, às páginas não carregavam no Vista 64, daí o que nós tinhamos em comum era o uso de P2P e achamos que era isso, aumentamos as conexões e nada, seguimos os conselhos do funcionário da Microsoft e dasabilitamos um item do Vista que daria problemas com alguns Routers (mas não tinha nada a ver com DNS, era um problema de rede com o router)mas não resolveu, continuou não carregando, foi aí que ele falou que "não era o Vista", era os DNSs das operadoras. Bom, coloquei o DNS (antes tava no automatico que o usa o da operadora) e funcionou o Vista.

    A questão é, se era o DNS e não era o Vista (essa indagação é minha, não do funcionário da Microsoft)como que o PC com o Xp que dividia o Router conectava nornal e o Pc com o Vista não? Se era o DNS nenhum dos dois deveria achar servidor.

    Eu queria que o Vista funcionasse e ele está funcionando na rede junto com o XP, mas eu não sei é porque, a simples mudança de DNS (concordo contigo nisso) não deveria ter afetado em nada haja vista que o outro PC conectava.

    ResponderExcluir
  6. O BABOO tá fora do ar, mas salvei em texto o que o cara disse por que fiquei muito intrigado com aquilo, fiquei feliz pelo Vista estar funcionando, só não entendi o porque de isso ter acontecido após eu ter trocado o DNS, friso que ele não disse que o Vista era incompatível com o DNS, ele disse que o problema não era do Vista e sim do DNS, fiquei intrigado por possuir outro PC XP funcinando (abrindo páginas) na rede e que não deveria estar funcionando se fosse o DNS, mas mudando o DNS resolveu o problema.

    O que o cara disse foi isso:
    "Acredito que seria conveniente fazer troubleshootig para tentar localizar a fonte do problema:

    A primeira coisa a fazer é verificar se o modem/router é compatível com Windows Vista nesse site: https://winqual.microsoft.com/HCL/Default.aspx
    A maioria dos modem/router vendidos no Brasil apresentam sérios problemas com o autotunning implemantado pelo Vista e nesse caso é necessário dar o seguinte comando para o sistema rodando o prompt de comandos como administrador: netsh int tcp set global autotuninglevel=disable
    Para reverter se não surtir efeito de o comando: netsh int tcp set global autotuninglevel=normal

    Outra coisa que deve ser verificada é se o Internet Explorer não possui algum add-on que está atrapalhando a navegação, para testar vá nas Propriedades da Internet na guia Avançado e clique em baixo no botão Reset. Confere também se esta atualização para o Phishing Filter está instalada: http://support.microsoft.com/kb/928089/en-us

    Outra possibilidade são os famigerados servidores DNS das telefônicas brasileiras, tente usar os servidores da OpenDNS: http://www.opendns.com/

    Se após tudo isso nada ficar resolvido, se a conexão é roteada então troque sua placa de rede por outra e faça um teste, pois vem sendo relatos muitos problemas com placas de redes no Vista.

    ResponderExcluir
  7. José,

    Desde o Windows 2003 houve uma mudança na forma como computadores são enxergados na rede. O 2003 depende pesadamente de DNS para tudo, incluindo a rede local.

    Eu não sei que influência isso teria com abertura de páginas externas, nem se existe conexão entre os problemas, mas se você não me dissesse que o problema é específico do Vista 64, eu testaria na mesa rede o Windows 2003.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela dica
    estava precisando mesmo disso

    ResponderExcluir
  9. Marco,

    Talvez eles tenham colocado todos os proxies conhecidos em uma lista negra. É relativamente fácil descobrir que acessos são de proxies analisando os logs do servidor. E também é muito fácil administrar uma lista negra de IPs.

    Outra possibilidade, menos provável, é que o depositfiles tenha restringido o acesso a apenas pessoas de um determinado país. Nesse caso seria necessário encontrar um proxy gratuito na região permitida.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.