-->

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Estatísticas de acesso

Se eu fosse me orientar apenas pela quantidade de comentários, acharia este blog uma perda de tempo. Mas as estatísticas de acesso mostram que o blog recebe a visita de uma média de 500 pessoas diferentes todos os dias. E que tenho uma média de 100 leitores habituais.



Eu teria um pouco mais de comentários se eu não rejeitasse os que não tem nada a ver com o post onde são colocados, mas prefiro o blog sem comentários a cheio de lixo ;)

A propósito, ryan.com.br , que é completamente independente deste blog nas estatísticas, alcançou a marca de meio milhão de visitantes únicos esta semana, contados desde que eu ativei as estatísticas.

Editado: Por "visitantes únicos" não entenda que meio milhão de pessoas diferentes visitaram meu site. A contagem é resetada diariamente e um termo melhor seria "visitas", que é um número diferente e menor que "pageloads". Tanto o contador que você encontra lá embaixo neste blog quanto o que está em cada página do meu site são incrementados por visitas e não por página carregada.

11 comentários:

  1. Oi Jefferson.

    Fiquei com uma dúvida: Como dá pra diferenciar os leitores habituais dos demais?

    Eu me tornei um (do blog) a mais ou menos 1 mês. O site eu leio a algum tempo já.

    *Primeira vez que comento.

    ResponderExcluir
  2. henzo,

    Isso é complicado. A coluna "Returning Visitors" é baseada em um cookie deixado na máquina do visitante. Se ele faz uma nova visita e o statcounter detecta o cookie, entra na conta. Para isso é preciso que tenha usado a mesma máquina e não esteja limpando seus cookies, claro.

    Não significa que os mesmos 100 caras estejam vindo todos os dias. Tanto pode haver um grupo que vem mais de uma vez por dia quanto podem haver mais de 100, vindo em dias alternados. É quase impossível dizer com certeza.

    Pelo menos é dessa forma que estou interpretando a contagem. Posso estar enganado.

    100 leitores assíduos me parece um número bastante bom. Eu ficaria bastante decepcionado se eu estivesse interpretando muito errado os números e fossem apenas uns 10 loucos me acompanhado ;)

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/6/07 07:56

    acho que sou um dos 10 loucos...XD

    Não teria como fazer uma condição necessária para que o contador marcasse (essa condição seria jah ter entrado no site ou não)?
    Com Isso você conseguiria saber quantas pessoas diferentes entram no seu site por dia...(sem contar as que apagam cokies...)

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8/6/07 08:13

    Os comentários podem ser poucos, mas a relevância do que você escreve aqui é bem grande ( já me foi bastante útil ).

    Realmente não interessa a quantidade, o que vale mesmo é a qualidade.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/6/07 10:58

    Já dizia o ditado "De louco todo o mundo tem um pouco"... eheheh
    Em tempo: eu praticamente acesso diariamente! ;)

    ResponderExcluir
  6. Anônimo,

    Isso parece possível, se o usuário não estiver limpando (ou bloqueando) os cookies, mas não tive tempo ainda para me informar a respeito. Eu acho que se fosse simples, seria o default do software de contagem

    ResponderExcluir
  7. VR5 e Intruder_A6,

    Dos que se identificam e comentam, como vocês dois, já dá para somar uns 12 leitores habituais :)

    VR5, Intruder_A6, spam, digons, jmaraujo, psr530fan, marcos_CE, silmar, Kenshin Battousai, Rafael, Neo e Juliano.

    A lista acima só inclui por alto quem se identifica e pelo menos comentou duas vezes em dias diferentes.

    Mas eu sei que tem muita gente que nunca comenta. Eu mesmo tenho o hábito de não deixar comentários por onde passo. Eu admito que isso é ruim para o blogueiro.

    Por exemplo, meu blog pessoal está parado porque o número de visitas lá é muito pequeno e não me incentiva a escrever, mas vai continuar pequeno enquanto eu não escrever regularmente lá. Circulo vicioso à vista :)

    Há meses eu estou pensando em unificar os blogs e passar a fazer meus comentários sobre filmes e outras ocorrências cotidianas aqui neste blog mesmo, mas tenho receio de diluir o conteúdo e espantar meu leitores.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8/6/07 16:56

    Eu também visito quase todos os dias, mas nunca fiz nenhum comentário!!Talvez porque os artigos são bem esclarecedores e para a maioria das pessoas já sejam suficientes!!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo8/6/07 22:54

    Eu por exemplo não sou muito chegado a blogs, mas o seu é bastante técnico ( quase um fórum ) e me anima a comentar, no resto eu ignoro totalmente ). Por exemplo eu não uso e nunca usei Orkut, e pretendo continuar não usando, acho que escancarar a minha privacidade pela internet é muito perigoso.

    Manter o anonimato ( como Intruder_A6 eu não sou facilmente identificável ) me dá mais liberdade para eu expressar as minhas opiniões quase sem restrições ( tudo tem limite, mesmo na Internet ), e sem muita preocupação se vai pegar mal para mim ou não, ou até me queimar no trabalho.

    Acho fantástico poder me identificar apenas por um Nick nos fóruns ou aqui, no Orkut isto já é mais difícil.


    Me desculpe se eu fugi um pouco do assunto, mas até apagar um cookie é uma preocupação válida com a privacidade ( ainda não cheguei a este extremo, mas nunca se sabe onde a minha paranóia vai me levar ).

    ResponderExcluir
  10. Não tem como não acessar esse blog. Sempre tem algo interessante e muitas vezes é útil pra mim. Sou um leitor assíduo e já gravei nos favoritos os links pra corrigir os problemas de mp3 vbr e matrizes customizadas de alguns vídeos (uso do VirtualDubMod). Sem contar o uso do programa CompatChecker, na minha opinião, por enquanto, imprescindível.

    ResponderExcluir
  11. Acesso sempre este blog e nunco comentei nada... mas com certeza não quer dizer que o conteúdo não é bom...
    Parabéns Jefferson...

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.