-->

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Desbloqueando o Motorola C650

Este tutorial explica como fazer o desbloqueio do celular em um PC onde o software da Motorola nunca havia sido instalado antes. Apenas o mínimo necessário para o desbloqueio, um driver, será instalado no PC. Eu vou saltar o passo a passo para instalação do driver porque eu espero que ao menos isso você saiba fazer :)

O procedimento supostamente é o mesmo para os modelos V80, V220, E380, C450, C550 e C650. Mas eu só testei e comprovei com o C650.

Você precisa de:
  • Um PC com porta USB, rodando preferencialmente Windows 2000 ou XP;
  • Um cabo USB comum, desde que tenha o conector do seu celular em uma ponta;
  • O celular, com a bateria carregada.
  • P2KDrivers - 27KB - Apenas os drivers necessários para a conexão do PC ao telefone;
  • Final.EXE - 281KB- O programa que faz o desbloqueio.

[15/06] Eu fiz o procedimento sem chip, mas depois que já estava desbloqueado eu repeti com o chip, enquanto fazia o tutorial. Por via das dúvidas, retire o chip do aparelho.

O tutorial parece longo porque eu documento possíveis desdobramentos, mas a coisa é bem simples e rápida.

Primeiro, coloque o celular em modo Program. Isso é feito ligando o celular pressionando ao mesmo tempo as teclas *,#, e ON. O celular deve exibir isto:



Conecte o celular ao PC com o cabo USB. A seguinte mensagem deve aparecer no PC:




O driver requerido para o "S Flash Neptune LTE" está no pacote P2K_Drivers. Instale-o. O aparelho aparecerá no Gerenciador de Dispositivos como "Motorola Flash Interface".




Se sua bateria não estiver suficientemente carregada, no momento da conexão com o cabo USB vai ser esta a mensagem exibida:




O texto "Battery Low Cannot Program" fica piscando

Você também pode deixar o telefone conectado ao carregador. Nesse caso o telefone ignorará o estado da bateria e a linha "Battery OK" nem será exibida.

Inicie o programa Final.exe




Clique em "Connect Phone in Flash Mode". Ele pedirá confirmação:




Clique em "Sim". A seguinte mensagem aparecerá:



Se a linha "Done :-)" não aparecer é porque o telefone não está respondendo. Por exemplo, se você tentar fazer com a bateria descarregada e sem ligar no carregador.

Quando a linha "Done :-)" aparecer (isso leva no máximo uns dois segundos), o telefone vai desligar. Se estiver conectado ao carregador, passará a mostrar a mensagem de bateria carregando e o Windows detectará o aparelho como um telefone.

Seu telefone está desbloqueado.


Perguntas sobre outros aparelhos serão apagadas sem serem publicadas.

[05/02/08] Como mostram os diversos depoimentos deixados aqui, o procedimento comprovadamente funciona. Se não funcionar com você, procure ajuda em outro lugar, porque eu nem tenho mais esse aparelho.

73 comentários:

  1. Jefferson!

    Achei muito interessante... E seu tutorial está muito bom, como sempre.

    Mas... Desculpe a minha ignorância, eu não conheço esse celular (o meu celular é um Nokia 2220, TDMA, os recursos mais avançados dele são a calculadora e o despertador), e não sei o que o bloqueio faz, e conseqüentemente o que o desbloqueio permite.

    Fiquei curioso. Hehe...

    Seria relativo ao bluetooth ou algo do tipo?

    ResponderExcluir
  2. Rafa,

    Você nunca ouviu falar em bloqueio de operadora?

    É sempre disso que a pessoa está falando quando quer "desbloquear um celular".

    ResponderExcluir
  3. Ah sim!!!

    A respeito do chip GSM!

    A Oi está vendendo celulares não-bloqueados e está com uma campanha publicitária muito engraçada.

    Valeu pela resposta! Não sabia que tinha como desbloquear (aprendi alguma coisa).

    ResponderExcluir
  4. C350? nunca ouvir falar, é novo?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo,

    De que C350 você está falando? De onde tirou isso?

    ResponderExcluir
  6. Ryan,

    Só uma dúvida, você chegou a fazer esse processo com o chip no celular ou sem o chip no celular?

    ResponderExcluir
  7. Eu tirei o chip.

    Porém, depois que já estava desbloqueado eu repeti tudo com o chip, enquanto escrevia o tutorial. Por isso esqueci desse detalhe, que pode ou não ser importante.

    Na dúvida, é melhor tirar o chip.

    ResponderExcluir
  8. Segui esses passos com o meu Motorola V185 e funcionou perfeitamente. Agora funciona tanto Claro com TIM (e provavelmente qualquer outra). Obrigado pela ajuda pe los softwares.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4/7/07 23:35

    valeu!! muito simples prático e objetivo. ja fiz o desbloq, testei e estou usando tanto claro como tim. Obrigado por me ajudar a nao jogar fora 40 reais, que é a grana que os espertinhos das "autorizadas" pedem pra fazer este "complexo" desbloqueio. Denovo: brigadão.


    rodrigo - porto alegre - rs

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9/7/07 15:13

    Jefferson, li sobre o "AutoRun.inf" que você criou e é muito bom, se você não gosta de Autorun e já faz isto tudo, imagina se gostasse...

    Tenho um Motorola V220 e não consigo visualizar as fotos e nem as músicas usando o "Motorola Phone Tools 4.0"

    Como fazer para desbloquear o safado do V220 ???????

    ResponderExcluir
  11. Por que você não experimentou seguir o procedimento?

    ResponderExcluir
  12. BOM DIA,DEPOIS DE MUITA PROCURA E PERSISTENCIA CONSEGUI OS PROGRAMAS PARA O DESBLOQUEIO, SO QUE APESAR DE SEGUIR OS PROCEDIMENTOS INDICADOS MEU CEL DA A SEGUINTE MENSAGEM:
    CONTATO EM SERVIÇO PROVEDOR
    E DEPOIS DA O SEGUINTE ERRO:
    40 1B 35 E DEPOIS APARECE A MENSAGEM:
    ENTRE CODIGO DE S... E O CAMPO PARA COLOCAR OITO DIGITOS.
    SE SOUBERES COMO EU POSSO RESOLVER ISTO FICARIA MUITO GRATO,ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  13. Talvez você não saiba ainda disso, mas na Internet escrever apenas em maiúsculas é falta de educação.

    De que celular você está falando? Do C650?

    Como você precisou de tanta "procura e persistência" se os programas necessários estão disponíveis aqui mesmo? Que programas você usou?

    ResponderExcluir
  14. Acabei de desbloquear meu C650. Muito obrigado por compatilhar essas informações! Foram muito úteis!

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  15. tbm adoreii o tuto ...facilitou mto a vidaa...rsrrsrs

    ResponderExcluir
  16. Anônimo2/8/07 19:46

    Parabéns pela atitude. Mesmo sabendo que a Oi está desbloqueando de graça (marketing puro pois ela não irá mais vender celulares), preferi fazer segundo suas orientações. Tudo saiu certo.
    Jefferson, vc acredita ser possível usar este telefone como webcam? Vc conhece algum site que sugere alguma utilidade ecológicamente correta para telefones celulares?

    ResponderExcluir
  17. Anônimo2/8/07 19:48

    Ops, esqueci de publicar meu nome no cometário anterior sobre web cam no c650. Vinicius Ottoni

    Muito obrigado

    abraço

    ResponderExcluir
  18. Anônimo7/8/07 00:10

    RFone not found
    o que e isso?

    ResponderExcluir
  19. Telefone não encontrado.

    O que mais poderia ser?

    ResponderExcluir
  20. Anônimo7/8/07 01:01

    Mais gostaria de saber porque nao estou conseguindo
    se conectei tudo direitinho e baixei o programa?

    ResponderExcluir
  21. Se você fez o procedimento todo certo, tinha que funcionar. Não vejo como o aparelho possa ser detectado pelo driver e não ser detectado pelo programa.

    ResponderExcluir
  22. Valeu a dica. Acabei de realizar o desbloqueio. Tudo certo. Você sabe como consigo tirar o flash da TIM quando eu ligo o aparelho?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  23. quando coloco meu c650 no modo program ao invés de D1.1 cm vc disse q deve aparecer, aparece é D 2.2 e o celular naum ta sendo encontrado sera q é por causa desse detalhe? vlw!!

    ResponderExcluir
  24. Anônimo,

    Tirar o nome da TIM é um procedimento mais complicado e mais arriscado. È melhor você deixar do jeito que está.

    ResponderExcluir
  25. Izanei,

    Não tenho como saber se é por causa disso. Não tenho um telefone com essa versão.

    ResponderExcluir
  26. Boas dicas, fiz as dicas no meu celular e realmente funcionam! Por falta de sites especializados fico na dúvida se ainda surgem atualizações de flex e flash para esse modelo.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Jefferson,
    Tenho um C650 TIM e antes de ler sua matéria, eu atualizei o software do cel, utilizando o Motorola Software Update, depois eu segui todos os passos e inclusive recebi a mensagem final de Done, porém, qdo coloco um CHIP da Claro, esse celular fica com a msg. "Contato em serviço provedor" e mesmo depois digitando o codigo de seguranca ele nao desbloqueia.
    Tem algo que possa ser feito?
    Abraço,

    Giovani

    ResponderExcluir
  28. Estou com o mesmo problema do Giovani. O que posso fazer ?

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pelo tutorial em 5 minutos desbloqueei o meu c650

    ResponderExcluir
  30. Perfeito! Consegui em dois minutos desbloquear meu C650. Muito obrigado.

    Abraço

    ResponderExcluir
  31. Obrigado. Consegui desbloquear meu C-650 de forma fácil.

    ResponderExcluir
  32. Muito simples!
    Desbloqueei o meu, o do meu primo e de uma amigo!
    Todos C650... em menos de 10 minutos. Show de BOLA!!!

    ResponderExcluir
  33. Anônimo6/2/08 22:00

    deu certo, simples e funcional, abraços cara,
    podem fazer, tenho um c650 e consegui desbloquear em menos de um minuto,kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  34. Anônimo7/2/08 20:58

    Cara... valeu mesmo viu!!! Funcionou perfeitamente bem!!!!!

    Naum vou mais me matar pra ligar pra minha muié e pagar mó nota!!!!

    ResponderExcluir
  35. Anônimo6/4/08 19:21

    Muito bom o tuto! Consegui desbloquear meu C650 com facilidade! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  36. muito bom fiz deu certinho,o celular da claro coloquei um chip da BR TELECOM mas inventei de atualizar o aparelho com o motorola update ai bloqueou tentei desbloquer de num consegui ! sera q num desbloqueia mais ?

    ResponderExcluir
  37. Incrível....
    Consegui desbloquear o meu v220 muito simples,
    Sendo q a tela do meu cel ficou branca e tbm tive que fazer o processo com o ship e deu certo...
    Muito bom muito bom :)

    ResponderExcluir
  38. PerfeitooO =)
    MOTOROLA C650 DESBLOQUEADO

    vlw!!! otiimo post

    ResponderExcluir
  39. maravilha, não achei em nenhum outro lugar tão fácil assim

    e funciona, quem passar por aqui, pode seguir o passo a passo

    valeu jefferson!

    ResponderExcluir
  40. Que beleza cara. Achei que ia ser dificil, fui seguindo o tutorial e derrepente buummm,,, seu celular está desbloqueado
    uiAHAUHiAHAUIHauiHUIHA
    que beleza heim

    ResponderExcluir
  41. Cara muito obrigado mesmo!

    Meu nome e Marcio sou de Santos/Sp.
    Suas explicações são muito didaticas e faceis.
    Grade abraço

    Meu MSN e hdeskinf@hotmail.com

    Parabens por sua ajuda!

    ResponderExcluir
  42. Amigão!!! Após um churrascão bombado!!! mesmo assim consegui executar... o procedimento realmente é muito simples e funciona!!!
    Obrigado pelo post.

    Boa sorte a todos!!!

    Vlw!!!
    Maurice / RIO - RJ - 021

    ResponderExcluir
  43. Anônimo8/2/09 10:06

    Cara, valeu mesmo!
    você não tem idéia de como eu procurei em vários sites diferentes como desbloquear meu aparelho. E só no seu post eu consegui resolver o meu problema!!
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  44. Anônimo9/2/09 15:48

    o meu nao deu.. apareceu assim:
    Transfer mode RDL SIG ERROR: 39:02:

    ResponderExcluir
  45. Muito bom esse tutorial, Jefferson!!

    Bem explicadinho, super claro e eficiente!!

    Muito obrigada e parabéns pela iniciativa!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  46. Cara Excelente tutorial, desbloquei o celular sem problemas.
    Muito obrigada e parabéns.

    ResponderExcluir
  47. Anônimo8/5/09 14:47

    Cara tu foi um anjo, eu tava com um C650 guardado há tempos aki e consegui desbloquear com esse tuto, vlw mesmo, abraço.

    ResponderExcluir
  48. Anônimo8/5/09 19:28

    Perfeito, desbloqueio imediato.

    Impressionante que esse aparelho ainda funcione :)

    valeu mermão!!!

    ResponderExcluir
  49. Cara vc é muito bom....
    Valeu mesmo..
    Fique com Deus e sempre sejas assim...compartilhador de seus conhecimentos...

    ResponderExcluir
  50. Alexandra16/5/09 18:52

    Consegui fazer o desbloqueio, o celular era um C650 TIM, porém após o desbloqueio, o celular fica "somente emergência, pode me ajudar a resolver?

    ResponderExcluir
  51. PERFEITO !!!!

    Funcionou, consegui desbloquear o meu C650 da TIM e coloquei um chip da operadora OI.

    Porém, fica só no "Somente Emergência"... o que será que houve ???

    De qualquer forma, obrigado.

    ResponderExcluir
  52. tentei sem o chip correu tudo como previsto no tutorial porem quando coloquei o chip oi (é da claro o c650) ele pede um codigo...alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  53. Renato Santana4/6/09 21:57

    Valeu, foi super fácil o desbloqueio e muito útil.

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  54. Gostei muito do tutorial, utilizei e deu certo, parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir
  55. Cara, que fantástico!
    Não sabia que era tão fácil desbloquer,e eu que achava que meu antigo c650 nem podia ser desbloqueado...rs

    Valew a ajuda!

    ResponderExcluir
  56. fiz isso com o meu motorola e398, mais apareceu a msg depois quando liguei contato em serviço provedro, será que não deu certo?, obrigado

    ResponderExcluir
  57. KACAMBA MANO, FUNCIONOU GERALLLS PEGOU 10000% Aki em casa VLW PELO TUTO !!!

    ResponderExcluir
  58. Anônimo4/9/09 01:55

    karaka, isso funciona mesmo, valeu. Eu tc de Brasília estou muito satisfeito agora.uuuhuuu!!!

    ResponderExcluir
  59. jeferson

    fiz o procedimento tudo ao pe da letra mas naw deu certo na hora q eu ligo o celular pede o codigo sim .. o q sera q pode ter acontecido para naw dar certo ?? apareceu tudo do jeito q vc explicou no tutorial e mesmo assim naw funcionou naw ??/

    ResponderExcluir
  60. Anônimo,

    Você não está achando que esse procedimento apaga a senha do SIM, está?

    ResponderExcluir
  61. luis filipe barcelos29/10/09 16:59

    valeu cara funcionou na hora fico muito agradecido


    so queria saber como eu boto jogos no celular?
    meu email:galderiodrift@hotmail.com

    ResponderExcluir
  62. FANTASTICO CARA!! Muito bom o tutorial! Deu certo aki pra mim tranquilo. Foi rápido, facil e indolor! Uhuhuahua!
    Vlw mermu! Obrigado!

    ResponderExcluir
  63. valew muito bao!!
    economizei 10 conto
    obrigado!!!

    ResponderExcluir
  64. Parabens deu tudo certo funcionou 100% fiz sem chip obrigado tutorial muito explicativo valeu... Preciso desbloquear tambem um lg kp260c se vc conseguir igual a esse tutorial vai ser muitoi bom obrigado GILMAR.

    ResponderExcluir
  65. Valeu ae
    totalmente excelente!!
    :D

    ResponderExcluir
  66. Amigos,

    Executei todos os passos mas não funciona. O celular até reinicia, mas fica desbloqueado. A seguinte mensagem persiste - "Contato em Serviço Provedor".

    ResponderExcluir
  67. Vixe, desbloqueio 100%. Jefferson, tu é o cara!!!

    ResponderExcluir
  68. fiz todo procedimento e meu celular ainda pede a senha de desbloqueio.Alguém saber dizer qual é?

    ResponderExcluir
  69. VALEU MESMO DESBLOQUIEI UM V3...
    VAI UMA DICA PRA GALERA PARA DESBLOQUIAR ALGUNS MOTOROLAS Q NAUM ESTAO AI...SO MUDAR O PROGRAMA DE DESBLOQUEIO PARA ´´MSTOOL´´O RESTO E O MESMO ESQUEMA DO TUTORIAL..
    TÁ AI A DICA GALERA ABRAÇO

    ResponderExcluir
  70. parabens pelo programa
    me ajudou a desbloquear meu c650
    mas me responde uma coisa...
    porque todo chip da vivo que coloco o cel fica "somente emergencia"
    sendo que em qualquer outro cel a vivo pega normalmente?
    responda por favor...

    ResponderExcluir
  71. Fernando2/9/11 05:10

    Putz, muito facil, quem não conseguir desbloquear depois desse tuto, pode aposentar e voltar praos tijolões da vida.

    ResponderExcluir
  72. Funcionou perfeitamente. Muito obrigado pelo tutorial.

    ResponderExcluir
  73. Fernando de Souza da Camara5/1/13 19:10

    EXCELENTE AMIGO! Você deu uma aula neste Tutorial! Seria excelente se outros profissionais seguissem seu exemplo.
    Aprovado!

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.