-->

terça-feira, 19 de junho de 2007

Controle remoto do PC com Sony Ericsson Z530i



Isso não está no manual do aparelho, nem na sua propaganda.

Minha irmã comprou um Z530i para substituir o Motorola C650 que está dando sinais de que vai pifar a qualquer momento e me pediu para testar o aparelho, com ênfase em conseguir transferir os filmes gravados nele para o PC.

Quando eu estabeleci a conexão entre ele e o meu PC através de um adaptador Bluetooth xing-ling que eu comprei no eBay, tive uma surpresa. Inicialmente o telefone perguntou se eu queria usá-lo como modem para o meu PC, o que óbviamente eu recusei, mas em seguida ele me perguntou se eu queria usá-lo como controle remoto.

Curioso, eu aceitei. E fui dirigido para uma lista de opções:



Comecei por Desktop e o programa me mostrou um desenho do teclado do aparelho e suas funções de controle.



Para minha surpresa, eu pude mover o ponteiro do mouse, clicar, abri o menu Iniciar, etc.

Abri o Media Player do Windows e entrei na função MediaPlayer do celular. As teclas do celular foram automaticamente mapeadas para controlar volume, mute, play, pause, stop, etc. Muito conveniente.



Note que agora a figura mostra também os botões laterais do telefone.

Não testei Presenter, mas essa função deve controlar o Powerpoint.





Eu testei no meu outro PC, com outro adaptador Bluetooth, e o profile Controle Remoto não foi ativado para ele. Trouxe o outro adaptador bluetooth para o primeiro PC e continuou funcionando. Em ambos estou usando os drivers bluetooth padrão da Microsoft, mas não sei se eu instalei algum extra no primeiro PC.

E descobri que o mesmo recurso está presente no K700i.

O alcance? Excelente para um controle remoto. Deixei o PC no primeiro andar e pude fazer contato do térreo, uns 8 metros em linha reta, mas sem visão direta para o PC.

A aba de serviços do dispositivo no Windows mostra quando ele é capaz de executar essa função:



O Z530i se apresenta como um dispositivo "HID" (Human Interface Device), assim como teclados e mouses USB.

Só deu trabalho para descobrir, depois que eu saí do programa, como achá-lo novamente no menu do Z530i. O problema é que para reduzir o número de opções na tela o Controle Remoto entra como "diversão", o que não foi nada intuitivo para mim.




O controle não substitui inteiramente um dispositivo dedicado como o controle remoto Logitech AST que eu tenho (e vendo), mas a praticidade e a elegância são indiscutíveis, principalmente se você vai fazer uma apresentação com seu notebook, ou está montando um HTPC para sua sala. Você poderia controlar o HTPC pelo remoto mais poderoso e pelo celular. O que fosse mais conveniente (ou impressionasse mais os amigos) no momento. :)

Editado: Se você colocar um PC no carro, dá para controlar à distância também. ;)

11 comentários:

  1. :)
    O controle remoto é muito conveniente.

    Outros modelos mais simples, e outros mais caras também possuem esta função.

    --> w300i, k750, k790, w600, w800 ...

    Se não me engano, com a ajuda de um programa em Java, me lembro de ter visto que é possivel transformar a função controle remoto em controle remoto universal, assim como os PDAs e PalmTops.

    Se achar o nome do programa posto aqui.

    ResponderExcluir
  2. Jefferson, quanto custa o Logitech AST? O curioso é que eu não encontrei informação sobre ele no site da Logitech. Você sabe se é um produto vendido somente em modo OEM?

    ResponderExcluir
  3. Ele nunca foi comercializado pela própria Logitech. É mesmo um produto OEM.

    http://ryan.com.br/venda_logitech_AST.htm

    O que pode ser um problema: a conexão é serial.

    Custa R$80. Eu já devo ter vendido uns 30 deles e nunca recebi uma reclamação.

    ResponderExcluir
  4. Para quem gosta do Winamp como tocador de MP3, aqui vai a dica do plugin e aplicação Java para os telefones compativeis.

    http://www.winamp.com/plugins/details/147306

    ResponderExcluir
  5. tenho (e vendo) um k790i que tb tem essa funçao.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8/8/07 12:10

    oi alguem sabe se tem a lista de adaptadores que sao compativeis com o controle remoto ?

    ResponderExcluir
  7. eu tenho o w580i e tbm tem essa fção

    ResponderExcluir
  8. O meu K550i tbm tem essa função. Preciso arranjar um plug usb urgente!! =)
    Aê essa é pro Neo e quem conseguir.
    Esse aplicativo para tranformar o cel num ctrl universal eu procuro há mêses. Celulares com o OS Symbiam já tem, mas pro sony ericsom não encontro. Me parece que estão "trabalhando nisso". Se alguém souber alguma novidade, favor, me avisar!!


    ótimo blog cara..

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Uso esta função no meu notebook. Uso na facudade a função para controle remoto do Powerpoint e é uma maravilha, pois a maioria de nossas aulas são ministradas em slides.

    Muito útil.

    ResponderExcluir
  10. Esse recurso de controle remoto eh sensacional eu tinha aparelho Sony Ericsson K750i e fazia inúmeras funções, jogos, temas, pena q me roubaram

    ResponderExcluir
  11. Cara,

    Descobri isso acidentalmente tbm, e seu post foi muito util pra poder reencontrar a função no cel.

    Thanks

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.