-->

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Só agora virei fã do modo "sleep" de economia de energia.

Quem lê atentamente este blog já deve saber que eu uso há anos a hibernação em meus desktops. Sempre foi um modo simples e eficaz de garantir que eu poderia recomeçar de onde parei ao voltar da rua ou acordar no dia seguinte. A hibernação só tem um inconveniente: demora o suficiente para ser incômodo usá-la à toa, só porque eu me ausentei do quarto por meia hora, por exemplo. Esse é mais o objetivo do modo sleep (Em espera).

Por algum motivo (provavelmente experiências fracassadas no passado) eu tinha botado na cabeça que usar sleep só funcionava a contento em notebooks, ainda assim drenando toda a bateria se o aparelho for esquecido nesse estado por várias horas. E minha experiência recente com a minha MSI G31M3 V2 não tinha ajudado em nada a mudar essa idéia, porque uma instalação do Seven que estou testando constantemente colocava essa placa em sleep à minha revelia, mas o consumo de energia ainda ficava em 40W (apenas 10W a menos que o normal).

Mas hoje enquanto eu testava minha nova ECS GF8200A eu me surpreendi quando ela se desligou sozinha, indicando 0W de consumo no PMM2010, mas voltou quase instantâneamente à tela de logon do Windows ao apertar o botão Power. Quando fui checar o que tinha acontecido, constatei que era o Windows colocando a placa em sleep.

Por que a ECS conseguia desligar completamente* e a MSI não, se os dois designs tem a mesma idade? Fui checar as opções do BIOS da MSI e vi que estava configurada para o modo S1. Configurei para S3 e testei de novo. Agora a MSI também desliga completamente* no modo sleep.

* É impossível que a placa esteja desligando completamente, porque o modo sleep requer que a RAM permaneça energizada. Mas o consumo é suficientemente baixo para aparecer como zero no PMM2010, o que significa que deve ser inferior a 10W.

É surpreendente que eu só tenha "descoberto" isso agora (amanhã eu devo descobrir o Brasil também), mas o fato é que só agora eu vou passar a usar o modo sleep nos meus desktops. Ainda pretendo usar hibernação quando for me ausentar por longos períodos, claro, porque o sleep não resiste a uma queda de energia.

Gracinhas do tipo "Bem vindo ao século 21" (sim, anônimo, estou falando com você), serão ignoradas. ;)

13 comentários:

  1. Pois é... eu uso o recurso de "dormir" no meu K6 com windows ME já a algum tempo e eu apanhei um pouco com isso, no fato de a placa realmente dormir e consumir o minimo possível e simplesmente apagar. Pena que o recurso de sleep no Windows ME seja um tanto porco e instável.

    Já ao passo que quando eu usava o ME no meu ThinkPad 600x, nele este recurso funcionava surpreendentemente bem, o que leva justamente a suspeitar que o hardware tem uma certa parcela de culpa na instabilidade notada em meu K6.

    No desktop, o qual escrevo agora, eu não uso nenhum destes recursos, já que este micro fica ligado no regime 24/7/365 com o emule derretendo ele eheh.

    p.s. mas que a piada de dizer "bem-vindo ao século 21" é irresistível, isso é eheheheh

    ResponderExcluir
  2. Nos PCs do trabalho sempre usei o Hibernar, eles sequer sabem oq é desligar rsrsrsr. Já no de casa não da certo, pois alguns propraminhas que ficam sempre ativos dão uma pauleira danada quando voltam do Hibernar =/. Já no Sleep não da pau, mas ai não posso desligar o estabilizador, e como voce disse numa queda de energia a memoria ram ia pro brejo, mas ja ajuda bem pra deixar programado em caso de uns 20 minutos de ausência.

    ResponderExcluir
  3. É, um semi-sleep pra usar com p2p (Emule, torrent) seria uma maravilha hein! Desligar uns nucleos do processador, umas fases do VRM, ligar o HD só quando enchesse um cache na Ram, etc, em tese já temos tudo pra isso ser implantado.


    Mas sleep não consigo usar nem no netbook, estou um passo atrás :-)

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca uso hibernar, como meu hd é muito pequeno (80GB), comprometer 2GB só para poder hibernar é muito. E como ele está sempre lotado a fragmentação que ocorre não vale a pena. Eu uso sleep ou desligo completamente (uso bastante salvar seção no Opera para não perder minhas tabs abertas)

    ResponderExcluir
  5. Meu notebook tem uma característica chata que é a de ter um softbutton pra ativar a potência da placa wireless e por isso sempre que o windows é ligado, tenho que aguardar o programa que controla o wireless aparecer e só depois apertar o botão pra ativar. Hibernar é a solução. O computador já liga conectado.

    ResponderExcluir
  6. Eu uso bastante essa função, praticamente todo dia. No começo minha máquina (abit) desligava tudo, inclusive as ventoinhas, já o da minha irmã (ASUS) não. Aquilo na época me incomodava, daí fucei no BIOS e descobri esses modos S1 e S3. E desde então só uso o modo S3 mas hoje em dia as placas já saem de fábrica com o modo S3 configurado como padrão. Já tive vários problemas ao entrar e sair do standby, pra funcionar em overclock é loteria, se o FSB estiver muito alto, o sistema não volta... drivers problemáticos também impedem o funcionamento correto dessa função...

    ResponderExcluir
  7. Os Windows Vista e 7 têm o modo sleep híbrido. Ele é interessante porque colocam em sleep mas gravam as informações em disco. Caso falte energia, voltam da hibernação, caso contrário voltam do sleep.

    No meu notebook com 7, configurei pra depois de 3 horas de sleep, hibernar (pra não gastar tanta bateria). Estou muito satisfeito.

    ResponderExcluir
  8. @ Rubem

    Os clientes de torrent tem a opção pra encher um cache e só depois escrever no hd. Daí é só você configurar um tempo de espera pra ele desligar. Mas isso não é recomendado, porque se acabar a energia você vai perder uma parte do que estiver baixando. E também não é muito bom o hd ficar ligando e desligando. Isso reduz muito a vida útil dele.

    ResponderExcluir
  9. Caro Ryan,

    ou leitor do seu blog e o acho muito interessante e informativo.
    Essa semana meu computador começou a entrar em modo de espera sozinho. As vezes logo apos iniciar, as vezes após alguns minutos ou horas de uso. Não há um padrão. Consigo manter ele ligado deixando um vídeo correndo no sengundo plano e de vez em quando aparece uma mensagem para entrar em hibernação que é só cancelar. Meus coolers estão funcionando bem. Você já viu problema semelhante?

    ResponderExcluir
  10. cirne81,

    Meu melhor palpite é que por algum motivo o gerenciamento de energia não esteja mais enxergando a movimentação do mouse.

    Eu já tive um problema semelhante, mas era um notebook que desligava sozinho a menos que se colocasse pelo menos um MP3 rodando. Por algum motivo desmontar e remontar o notebook resolveu o problema.

    ResponderExcluir
  11. Caro Jefferson
    Abri o computador e desmontei e remontei, melhorando o problema.
    Tinha uma quantidade incomensurável de poeira no processador. Acho que esse era o problema. Pelo menos por ora, resolveu.
    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  12. Bom, eu continuo não confiando no sleep. Tem vezes que o meu computador (na verdade dois: o atual e o velho) não voltava à vida.

    Fico com o sleep só no notebook mesmo, ou nem isso.

    ResponderExcluir
  13. Bem-vindo ao século 21!!! Rsrsrsr, essa é só pra você ler mesmo. Mas valeu o Post, eu trabalho com informática a mais de 20 anos e só agora descobri essa função sleep. Normal, as vezes nos acomodamos ao padrão e deixamos de descobrir coisas novas!!! Abraço, valeu pelo post.

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.