-->

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A PCWare fornece BIOS errado em seu site.

OU: Atualizar por atualizar é uma tremenda roubada!
OU: Tá funcionando? Não mexa!

Eu recebi uma PCware 945GC-X para regravar o BIOS e fui avisado pelo Wagner (outro técnico, que deve ser o único "cliente" que tenho a ler este blog) de que a placa havia morrido após a instalação de um BIOS errado pelo seu cliente. Sintoma: liga o ventilador, mas nem mesmo bipa. Testei com uma placa de diagnóstico e vi que existia vida na motherboard, mas o teste parava com o código "45" no display.

Por precaução e para permitir um estudo posterior do problema, eu sempre leio o BIOS da placa (por mais corrompido que possa estar) antes de fazer a gravação do novo BIOS; e para a minha surpresa ele era byte-por-byte idêntico ao fornecido pela PCWare para essa placa.

As seguintes hipóteses me ocorreram:
  1. Eu também estava baixando o BIOS no lugar errado;
  2. O BIOS disponibilizado pela PCWARE estava errado;
  3. Por uma enorme coincidência, a placa pifou logo após a gravação. Beeem improvável.
Então eu abri o arquivo fornecido pela PCware em um editor hexadecimal para ver se encontrava alguma pista e me surpreendi mais ainda ao dar de cara com isto:



"Lenovobios"? Desde quando a Lenovo fabrica (ou desenvolve BIOS de) placa-mãe?

A hipótese 2 ganhou força: Por mais absurdo que pareça, a PCware colocou um BIOS de notebook Lenovo no lugar do BIOS de sua motherboard. Não poderia encontrar um modo melhor de detonar remotamente o seu produto.

Por e-mail Wagner me disse que em funcionamento essa placa mostrava o logotipo de outro fabricante (na hora ele achou que fosse ECS) e sugeriu que eu procurasse por pistas na placa de quem poderia ser a verdadeira fábrica. Eu encontrei duas etiquetas com o código MS-7267-190, que de cara me pareceu um código MSI. Uma rápida pesquisa me levou à MSI 945GCM5-L V2 que, ignorando pequenos detalhes, era idêntica à placa nas minhas mãos.

Como eu cobro por operação de soldagem e esse tipo de chip (SPI flash SMD - Winbond 25X040) não pode ser colocado em soquete (não sem uma gambiarra), esperei autorização de Wagner para "chutar" e gravei o firmware mais recente da MSI.

It´s aliiiiiiiiiiive! :)



Problema resolvido. Mas não graças à PCware.

24/09/09: Não, o problema ainda não está resolvido. Segundo Wagner a placa está travando no POST (eu só testei até dar imagem). Talvez esse ainda não seja o BIOS correto. Pretendo fazer novos testes.

49 comentários:

  1. Um comentário pertinente:

    Ué... mas não era a própria MSI que tinha dificultado o download dos arquivos com o conteúdo do BIOS ao máximo, sendo possível somente através do infame programinha live update e com a placa funcionando?

    Interessante não?

    ResponderExcluir
  2. Eu ia fazer um post sobre essa mudança ou fazer um adendo ao meu post anterior. Aparentemente a MSI voltou atrás.

    Quando eu vi que era MSI pensei: "Xiiiiii... vai ser difícil conseguir o BIOS". Mas tentei assim mesmo por descargo/desencargo de consciência. E não é que o BIOS estava lá? O modo de chegar a ele é tortuoso, mas agora existe.

    ResponderExcluir
  3. Eu deixei uma mensagem no Fale Conosco da PCware alertando para o problema. Vamos ver quanto tempo eles levam para consertar. O CRC32 do arquivo errado (8B2427S3.ROM) é CCD70D14.

    ResponderExcluir
  4. Jefferson, eu mandei um recado pelo "fale conosco" logo que o cliente me disse a "bosta" que fez. Até hoje não recebi resposta. E olha que isso já faz mais de dois meses.

    Por essas e outras que não recomendo placas-mãe PcWare, PcChips, Phitronics, Digitron e etc.

    Além de utilizarem componentes de baixo custo, o suporte é terrível.

    ResponderExcluir
  5. Wagner,

    Então você criou um perfil no Blogger? Vou editar o texto mais tarde para me referir diretamente a você.

    ResponderExcluir
  6. Hehehe... eu já havia lido algumas coisas no teu outro blog sobre um DVD Player da LG, o DK194G, logo que comprei.

    Só depois de um tempo liguei o nome "Ryan" ao blog e aos serviços de gravação de BIOS.

    ResponderExcluir
  7. Ryan,

    Pode parece ridiculo, mesmo porque meus conhecimentos são pequenos neste sentido, mas algumas bios tem referencias estranhas de outro nomes dentro e náo tem nada relativo ao que você encontrou na bios.

    Vou explicar melhor, se olhar no MyDigitalLife - nao sei se posso colocar o link porque tem muita coisa sobre pirataria, mas e facil de achar no google - o forum tem uma area dedicada a uma modificação de bios para inserir as chaves SLIC 2.0 e 2.1 referentes a ativação OEM do Windows Vista e Windows 7, e alguns topicos mais antigos sobre o Windows XP que usa um procedimento parecido.

    Acontece que por exemplo na Bios do meu desktop - GigaByte GA-P35-DS3 Rev 2.0 - se abrir a bios exatamente como você fez, pode ser facilmente observado referências a ASUS_Notebook. Exatamente onde estaria a SLIC 2.0 de ativação OEM para a placa. Isso me pareceu estranho a principio. Mas com a ajuda do RW-Everything um programinha bastante util por sinal - pode ser visto claramente na TABELA ACPI - no SLIC, essa informação.

    Foi facil, usando os posts descritos no mydigitallife, fazer a substituição desta tabela em minha bios por uma SLIC 2.1 da HP, e usar o certificado e a key do windows 7 ultimate OEM que vazou da Lenovo.

    Com isso minha maquina ativa o windows com key e certificado exatamente como um OEM. Ja fiz o mesmo para meu notebook HP e outra placas.

    Bom você domina os editores Hexa, e o uso do IDA bem melhor do que eu, então se tiver curiosidade pode dar uma olhada na sua propria Bios.

    Mesmo não sabendo se é esse o caso na sua investigação fica a título de curiosidade para procuras posteriormente.

    Att

    Ygor
    www.extrememods.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ygor,

    Obrigado pela contribuição!

    Eu não conhecia o RW Everything, nem estava ciente desse hack/crack "SLIC" no BIOS. É uma leitura interessante.

    Eu li muito pouco até gora, mas acho que posso adiantar que não se trata do problema indicado neste post porque:

    1)O BIOS da PCware realmente "mata" a placa-mãe deles;
    2)A informação de SLIC fica no final da tabela ACPI. E aquela string "Lenovobios" está no início do arquivo(offset zero)

    Quanto ao segundo item eu ainda posso estar enganado, claro. Só comecei a estudar isso há alguns minutos.

    ResponderExcluir
  9. A 2 meses atras atualizei uma placa mae desta PCWARE, antes de usar o BIOS do site da PCWARE usei o everest pra confirmar o fabricante, e la mostrava o fabricante como ECS, fui no site da ECS e encontrei a placamae, so que um bios mais antiga que a da PCWARE, atualizei com o BIOS da PCWARE, durante o processo de atualizacao, aconteceu um erro, mas ignorei pois o erro era causado certamente por estar instalada uma BIOS OEM de um fabricante de computador, depois da atualizacao, tudo OK. Vou ver se consigo o modelo exato da placamae com o cliente e posto aqui.

    ResponderExcluir
  10. Confirmado Jeferson. A placa que atualizei pois tinha falha com a rede era uma PcWare 945GCX, o nome do BIOS. 8B2427S3.ROM. E estranhamente a placa que atualizei nao morreu depois do update. Eu ainda tenho o BIOS aqui salvo. o MD5 dele. 4e68a735f01a3d20674d43a6bd41f60d

    ResponderExcluir
  11. Eneris,

    O MD5 do arquivo que tenho aqui é o mesmo. Isso é muito estranho.

    A única explicação que vejo para isso é existirem duas revisões incompatíveis da 945GCX.

    ResponderExcluir
  12. Estou colocando aqui a minha experiencia. Acabo de atualizar um pl pc ware 945gcx que não desligava. Vi em vários foruns que a solução era atualizar a bios e que todos estavam usando versões mais antigas, pois as datas também eram mais antigas. Fui a luta e com a bios que o nosso amigo eneris postou tive dificuldade, pois o software informava que essa não era a bios certa. Consegui usando /p (programação) e /x (para ignorar a certificação ID). O seu cliente deve ter feito uma atualização desastrada, mas a pc ware fornece bios que o software não reconhece... bricadeira. este seu blog me ajudou muito. Obrigado...

    ResponderExcluir
  13. Atualizei hj uma placa PCWare PW-945GCX que não desligava com a BIOS ( http://www.pcwarebr.com.br/v2/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=121&Itemid=36 ) que esta no sitio da PCWare e passou a funcionar muito bem, o ID do arquivo 8B2427S3.ROM é identificado como incorreto, mas usando o comando " AFUDOS 8B2427S3.ROM /P /X" vc faz o update na marra.
    Parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  14. Eu atualizei para a BIOS nova (8B2427S3.ROM) e funcionou, só demorei um pouco a perceber que quando se atualiza a BIOS a placa de vídeo identificada é a onboard (e meu monitor estava ligado na off-board), ajustando o monitor pude usar o micro normalmente.

    Abs, Kurt
    (kurtbelmonte@gmail.com)

    ResponderExcluir
  15. Kurt,

    A placa de vocês deve ser de uma revisão diferente. Eu repeti o teste e a placa que tenho aqui continua a ficar morta quando esse BIOS é gravado nela.

    A que tenho aqui é VER 4.4

    ResponderExcluir
  16. Jefferson,

    Também sou técnico e também me chamo Fernando, mas sou de Goiânia/GO. E na verdade não me lembro se usei os mesmos parâmetros do Fernando Machado, mas forçando a atualização para a BIOS disponível no site da PCWare também fiz esse modelo de placa-mãe desligar-se normalmente.

    abraços

    ResponderExcluir
  17. ainda bem que a atualização de bios que a pcware coloca pra minha placa não estava errada.
    minha placa eh pcware PW-945GCL
    eh bem pequena, menor que a GCX.
    atualizei a bios dela com o download do site da pcware mesmo, e melhorou bastante, menor tempo no post, logotipo em 1024x768 hehehe no geral ficou bem melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce ainda tem essa bios? o tempo do logotipo demora

      Excluir
  18. sorte eu ter achado seu blog antes de instalar a bios... fiquei com pé atras ... minha bios é de 2008 e vi que tinham colocado essa nova la no site mas nao sei se valeria a pena atualizar... acabo que não vo arriscar, deixo desatualizado tento comprar outra placa mãe de uma marca decente
    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Vou postar a seguir algumas novidades pertinentes a este assunto...

    Pois a pesar do tópico ter sido iniciado em setembro de 2009 parece bem atual e ainda polêmico...

    ResponderExcluir
  20. Em maio de 2010 minha MOB PCWare PW-945GCX começou a dar alguns problemas simples... O logotipo da PCWare ficava congelado antes do Post por tempo indeterminado, sendo às vezes 7 minutos.. outras 1 ou 2.. e outras os segundos de praxe, como no bom funcionamento. Pesquisei o problema e conclui q deveria desativar todo o hardware instalado na MOB e ir testando um por um, para identificar o vilão, e também providenciar uma atualização da BIOS, como únicas possibilidades de resolver a questão.

    Como tenho 2 máquinas com esta MOB e processadores Core 2 Duo E8400 e o problema apareceu também na segunda, decidi agilizar os procedimentos. Antes de começar, repentinamente, um HD Samsung SATAII de 500GB não foi mais reconhecido por uma das MOBs e após estressar exaustivamente pentes de memória e processador com tudo q tem de diagnóstico, conclui q deveria afunilar meus testes em motherboard e fonte. Claro que uma atualização da BIOS seria um dos primeiros passos, já que tal HD não sendo reconhecido na MOB 1 era tranquilamente reconhecido na MOB 2.

    Para minha surpresa, ao entrar no site da PCWare http://www.pcwarebr.com.br/2/index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=57&Itemid=5 eu descubro q houve uma atualização para a BIOS em 19.04 deste ano, justamente um pouco antes de meus problemas começarem... Sugestivo?? É nada! Tem mais! Ao entrar no link de Download de Manuais, verifico q a PCWare lançou uma atualização para o manual desta MOB na mesma data em q foi lançada a nova BIOS e ainda uma outra atualização 2 meses e 5 dias depois, ou seja, em 24.06.10 (10 dias antes deste post). O q será q aconteceu com esta MOB para ter seu manual atualizado 2 vezes em tão curto espaço de tempo?? Isto é mais sugestivo ainda!!! Já que os caras lançaram a segunda atualização tão rapidamente que se esqueceram de apagar do site o link para o manual de 2 meses e 5 dias atrás!!!! Quem consultar o link poderá checar a duplicidade: http://www.pcwarebr.com.br/2/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=39&Itemid=5 mas eu guardei um screenshot com isto! É só me pedir!

    Como na época em q comprei estas máquinas numa super-oferta da Space BR no Comprafácil o preço estava excelente, indiquei para vários clientes esta oferta e 3 deles acabaram comprando... além das minhas 2 tenho mais 3 MOBs idênticas espalhadas por aí... Não é q semana passada um destes clientes me liga apavorado com uma tela azul da morte q lhe apareceu no meio de uma operação gráfica?!?! Eu guardei os códigos de erro da BSOD (F4 e 7B) e resolvi por telefone, sem aprofundar muito na questão, mandando desligar tudo da tomada e dando um Boot. Porém, somando as descobertas no site da PCWare a todos estes sintomas nas MOBs irmãs, fiquei encasquetado de que um time-bomb em massa estaria pipocando em todas as PW-945GCX de meu conhecimento. Um outro detalhe importante é q no link para download consta que desde q a BIOS foi disponibilizada houveram 4904 Acessos para baixá-la... isto entre 19.04.10 e hoje 04.07.10 ==> em 75 dias 4904 pessoas baixaram esta atualização ==> Uma média de 65 downloads por dia... Vamos convir que é gente atualizando a BIOS q não acaba mais! Desde quando um update de BIOS se tornou essa coqueluche?? E mais.. alguém sabe dizer pq a página inicial da PCWare está com o link FAQs desativado??

    Eu atualizo BIOS faz tempo, e normalmente ao baixar o arquivo com a BIOS vem somente o *.ROM pertinente e a gente deve procurar o programinha q escreve isto no chip. Depois de baixar a BIOS do site PCWare eu não abri o 945GCX-BIOS.rar (q já inclue o AFUDOS) e pensei q deveria procurar por minha conta, estranhando q o site da PCWare não fizesse nenhuma referência a isto. Naõ é q ao pesquisar por isto no Google acho inúmeros relatos de pessoas q tiveram problemas ao atualizar esta BIOS e choram as pitangas por ter perdido a MOB!

    ...

    ResponderExcluir
  21. Até no Notepad dá para abrir o novo 8B2427S3.ROM correspondente a esta atualização de 19.04.10 (embora o arquivo descompactado acuse que é de 24.11.08) e ainda assim a primeira palavrinha inteligível no texto será "Lenovobios". Após descartar a fonte de alimentação como possível problema, meu próximo passo será encontrar as diferenças entre os manuais disponibilizados e partir para a atualização da BIOS sendo q não tenho nada melhor para tentar.

    Vou experimentar os parâmetros para ignorar os alertas e forçar a atualização... e prometo q vou contar o desfecho... mas eu gostaria muito de alguma opinião gabaritada a respeito disto, especialmente dos seguintes assuntos:

    - Além do site PCWare, existe alguma (outra) fonte confiável do onde possa ser baixada a BIOS correta para esta Motherboard?


    - Quem guardou a última atualização antes de 19.04.10 sabe dizer se existem diferenças entre o arquivo disponibilizado atualmente e seu backup?


    - Alguém saberia me indicar qual a melhor Motherboard para aproveitar ao máximo as capacidades do excelente processador Intel Core 2 Duo E8400 @ 3.00GHz num Windows 7even x64 com 4 GB de Ram e q não seja do fabricante PCWare?? ; )

    Obrigado a todos pela atenção. Em 3 ou 4 dias estarei de volta. Ass: Miguel

    ResponderExcluir
  22. Vcs acham q seria interessante para a PCWare ter descoberto uma falha na arquitetura da MOB e depois fazer os usuários acreditarem q não funciona mais pq a atualização da BIOS foi mal feita pelo próprio usuário???

    ResponderExcluir
  23. Parece que o tópico continua mais atual que nunca.
    Esse mês (11/2010) um cliente me trouxe um pc Zmax com essa mal falada 945GCX.

    Segundo o cliente o problema do desligamento apareceu desde o início, mas bastava um reset (no botão) ou desligar a alimentação que a máquina ligava 'normalmente'.

    Agora 'morreu' do nada, liga todas fans, tem energia nos conectores USB frontais e SATA não tem energia no painel traseiro e parei a checagem por ai.

    Alguma sugestão de BIOS?

    ResponderExcluir
  24. Elton, usa esta aki:

    http://www.pcwarebr.com.br/2/index.php?option=com_docman&task=doc_details&gid=57&Itemid=5

    Jefferson, vc viu os alertas nas páginas da PCWare como esta:

    http://www.pcwarebr.com.br/2/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=15&Itemid=5

    nos quais sugerem "A PCWARE não recomenda alterar o sistema operacional de sua placa-mãe 945GC para o Windows 7. A PCWARE não pretende lançar drivers ou softwares do Windows 7 para modelos de Motherboard não mencionados na tabela."???

    Eu instalei um Seven 64 bits da NVidia e a mobo funciona... só q estou com um probleminha de Express Root Port - 2771 que faz com que minha GEForce GT220 não seja reconhecida como tal...

    Acreditas q esses alertas tenham a ver com isto?

    ResponderExcluir
  25. Bons dias, só pra atualizar o tópico:
    - Essa pcware 945gcx não aceita hd Samsung 500gb modelo hd502hj/sra (HD novo e funcionando) ...

    O post demora à aparecer ficando na ridícula tela "PCWARE" , e depois de alguns minutos aparece a mensagem de erro de disco, press F1.

    Atualizei a bios, desabilitei IDE no setup,fiz várias alterações sem sucesso... enfim como último suspiro levei um pedaço de pernil com farofa na encruzilhada e acendi uma vela de 7 dias, quando a vela acabar testo novamente, por enquanto troquei essa placa tupiniquim da china por outra de melhor qualidade.

    ResponderExcluir
  26. Galera, to com uma placa dessas aqui e preciso atualizar o BIOS, baixei o arquivo de atualização com a data 19/04/2010 ao abrir o arquivo rom me deparo com "lenovo" aqui já comentado.
    Minha dúvida é: Alguém conseguiu atualizar esse BIOS com sucesso?
    Se sim... COMO?

    ResponderExcluir
  27. Olá amigos, li várias vezes este post antes de atualizar a bios da minha placa pcware pw-945gcx, e buscando pela internet encontrei várias versões desta bios que são compatíveis com a mesma.

    Gostaria de indicar aos colegas que vejam as versões disponíveis no site da MSI para esta placa:
    http://www.msi.com/product/mb/945GCM5-F-V2--FSB-1333-.html#/?div=BIOS
    Notem que existe uma versão datada de "2009-06-02", a qual utilizei com sucesso.

    Fiquei entusiasmado porque esta versão acima habilitou diversos recursos que antes tanto a original da placa como a última do site da pcware não habilitam, como por exemplo controles de multiplcador do processador, entre outras.

    No entanto, estranhei muito a data ser mais recente mas a versão ser inferior.

    Devo também reportar que meu mouse PS/2 parou de funcionar, mas eu só uso linux então não sei se pode ser alguma configuração que eu deva refazer em nível de SO.

    Enfim, recomendo que baixem a versão indicada no site que postei acima e utilizem para um upgrade sem medo (porém por sua conta e risco), podendo inicialmente usar a opção "/K" para atualizar apenas os blocos "não críticos".

    Abraços a todos e parabéns pelos comentários que me ajudaram bastante!

    ResponderExcluir
  28. Bom, cheguei meio "tarde" aqui, li todos os posts e resumindo: tenho essa 945gcx da pcware a um bom tempo (levando em consideração tudo o que li sobre ela e o suporte que nos é dado no site, diria que estou na verdade a tempo demais já com essa placa, não vejo a hora de trocar), acho que peguei ela em 2007 ou 2008, não tenho certeza se tive problemas de desligamento quando peguei um cd2 7500 mas acredito que sim e por isso atualizei a bios e me lembro que deu tudo certo, o logo da pcware que aparece quando você liga a máquina(tenho problemas de travamento nessa parte também, mas nada que um reset resolva) ficou com maior resolução e tava tudo bem, até eu ter pego um western digital caviar blue de 500gb e sata 3(até então usava um ide 80gb maxtor), li no site que a placa dá suporte a sata 2 então fiz o jumpeamento no hd para limite de 3bgps e formatei o hd e instalei o windows 7, o problema foi que o sistema ficava "engasgando", parecia que tava normal mas era tentar passar um arquivo(+/- 4gb)do pen drive ou do hd ide para o sata(ou arquivo do hd para outra pasta mesmo) que ele dava uma travada e depois quando voltava a taxa de transferencia era de 1mb/s, o computador estava claramente instavel, fiz algumas mudanças na bios e nada. decidi formatar de modo lento e por o xp, pra minha surpresa...o computador ficou normal(lembrando que eu não instalei nenhum driver adicional para o sata ser usado no xp, como não tenho muito conhecimento sobre o assunto acredito que deva estar sendo emulado, e reconhecido como ide, até pq na bios não tem nenhuma opção contendo o termo sata para que eu pudesse alterar e o hd sata tanto com o xp ou 7 era reconhecido como ide)
    usava o 7 no hd ide e ia tudo tranquilo, useio xp com o hd sata e as transferencias de arquivos grandes ocorreram sem problemas. gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido e porque meu hd sata está aparecendo na bios como "primary ide ...e não lembro o resto".minha fonte é uma seasonic 520w, memória 2gb markvision 667 caso alguém ache que possa ser algum dos dois(no caso acho dificil essa fonte ser a "fonte" do problema).
    atualizei o chipset com o windows 7 para ver se ia mas nada resolveu, só o xp resolveu, mas o xp não me interessa mais, estou pensando em atualizar a bios pois li em um outro forum sobre um problema em uma pcware 945gcx e o cara mencionou uma opção na bios que tinha o termo sata e na minha não encontrei nada e procurei em tudo. eu considerei que poderia ser o hd, mas já formatei 2x com o xp e por enquanto está "bom", só seven que trava.
    acho que vou baixar a bios do site da msi queo stanis mencionou, o problema é essas coisas sobre versão da placa que li aqui, vou tentar descobrir como saber isso, pois a minha é antiga. vou ficar nervoso(mais) se a placa morrer, mas não vou conseguir ficar no xp, acho que vou pagar para ver, se alguém ler isso e puder responder qualquer coisa sobre o assunto eu agradeço. ultima coisa, em uma das vezes tentando ligar os dois hds a placa simplesmente não iniciava, depois mesmo testado só com um ela não ia, fiz o clear cmos pelo jumper e não dava certo, tirei a bateria e esperei um pouco, ae coloquei de volta e a placa voltou. acredito ter feito o jumpeamento certo, afinal, não é uma coisa dificil mas só consegui retirando a bateria.
    abraços

    ResponderExcluir
  29. Estava com o mesmo problema, minha placa não desligava o cooler e ainda travava quando o Windows fazia logoff.
    Baixei a bios do site da Pcware e estava dando erro de id. Forcei a atualização com o comando " AFUDOS 8B2427S3.ROM /P /X" e funcionou. Agora ela desliga normalmente.

    Obrigada galera!

    ResponderExcluir
  30. Colegas, estou com esta placa PW945GCX da PC WARE e não estou conseguindo acessar a Bios nem por Decreto... Por tudo que li aqui neste ótimo blog, terei que fazer uma atualização da bios mas, aí que está o problema. Como faço isso se o PC não está funcionando normal???? Desculpem minha ignorância é que nunca fiz uma atualização de bios então.... Peço a gentileza de postarem um tuto pra que eu possa seguir...
    Agradeço antecipadamente a voceis.

    ResponderExcluir
  31. Paulo Sérgio8/1/12 18:08

    Essa placa PW-945GCX é mesmo amaldiçoada! Tenho duas placas dessa em meu conhecimento, uma minha mesmo, e outra de cliente, que começaram a dar problema com a controladora SATA. A minha quando está "fria" (primeira ligação do dia, por exemplo), ao iniciar pelo windows 7, leva uma eternidade para iniciar o sistema e, se o pc for desligado antes de concluir o processo de boot, ela corrompe a inicialização do mesmo. Na do meu cliente, ela simplesmente não aceita mais HD SATA, somente IDE. Recentemente, testando minha placa, descobri que a única forma de evitar que ela corrompa o sistema é desativando as portas USB. Agora, alguém saberia me dizer o que tem a ver USB com HD? Tá certo que pode ser um conflito, mas de uma hora pra outra?? Então, apesar de ser uma placa já antiga e certamente fora de mercado, é uma placa ainda muito presente e a PCWARE deveria se dignar a fornecer alguma explicação para o problema.

    ResponderExcluir
  32. Finalmente, descobri qual é o modelo original da ECS baseada na qual a PW-945GCX é "feita". A placa mãe é a 945GCT-M (V2.0), que pode ser encontrada nesse link:
    http://www.ecsusa.com/ECSWebSite/Product/Product_Detail.aspx?CategoryID=1&DetailID=817&DetailName=Feature&MenuID=24&LanID=0
    Se quiser comparar, dê uma olhada nessa foto do site da Digitron:
    http://www.digitron.com.br/2.0/components/com_virtuemart/shop_image/product/PW_945GCX_4a856786a650a.gif
    Então, para atualizar a bios, sem "matar" a placa mãe, é só baixar o bios do site da ECS acima, forçar a atualização da bios, e depois de reiniciar, caso seja apresentada uma mensagem sobre suporte do processador, aperte Y, depois DEL, salve as configurações e seja feliz. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  33. Encontrei uma outra placa mãe, que creio ser mais idêntica à malfadada PW-945GCX: 945GCT-M/1333(V3.0), cujos downloads podem ser encontrados no seguinte link:
    http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/Product_Detail.aspx?DetailID=830&CategoryID=1&MenuID=16&LanID=0
    Com a atualização anterior eu tive um problema com o reconhecimento do processador, que passou a funcionar com velocidade reduzida.
    Com essa bios, resolvi esse problema.

    ResponderExcluir
  34. caramba, estou fritando minha mente pra atualizar essa bagaça..
    pqp.

    ResponderExcluir
  35. Essa Mobo chegou em minhas mãos, e após trocar o processador Intel Celerom D430 pelo E3400 aconteceu o caso dos cooler. Notei que ela está com HD SATA e Gravador IDE. Instalei o Win7 HP x32 e ele roda sem problemas. O pior é que no site da PCWARE não tem nada de BIOS, arquivo nenhum.

    ResponderExcluir
  36. Usei a BIOS 8B2427S3.ROM para atualizar a PW945GCX, mas antes aconselho usar o aplicativo AFUWIN.exe para copiar o BIOS atual a título de segurança. Faça o Disquete de Boot e então use o comando AFUDOS 8B2427S3.ROM /P /X indicado pelo (A Silveira). Aqui tb deu 100% de correção nos Coolers parando com a fonte desligando. Visite tb o site www.bootdisk.com e obtenha outros Boots personalizados, uso um inicia o micro e prepara o drive de CD.

    ResponderExcluir
  37. Testado e aprovado a ultima dica do amigo Paulo Sérgio. Coloquei a BIOS ECS do link http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/Product_Detail.aspx?DetailID=830&CategoryID=1&MenuID=16&LanID=0
    e o comando AFUDOS 871827A1.ROM /P /X e funcionou td certinho. Observei que a 1ª tela da BIOS ficou mais rapida. Recomendo fazer o bakup antes (AFUDOS /o old.rom) letra ó.

    ResponderExcluir
  38. PERFECT!
    Fiz a atualização da BIOS recomendada pelo Paulo Sérgio e sacramentada pelo Douglas usando o AFUWIN e deu tudo certo. Agora a máquina desliga corretamente! Enquanto usava um Celeron D não tive problemas, mas foi trocar o processador para Core2Duo que não desligava mais. Parabéns!

    ResponderExcluir
  39. Primeiramente peço desculpas por desenterrar um assunto antigo para deixar aqui o meu relato de que a solução apontada pelo colega Paulo Sérgio (de usar o BIOS da ECS 945GCM-T/1333) funcionou aqui também. Resolveu meu problema com essa placa que era de o boot via USB ser muito lento. Saudações.

    ResponderExcluir
  40. PQP, placa do kapiroto, essa disgraça ainda existe em pleno 2015, peguei uma hoje e vasculhei a net para encontrar uma BIOS pra essa minzéria q não aceitava uma placa de vídeo ASUS GEFORCE 210, fiz a atualização citada pelo Paulo Sérgio, ela funciona em partes, da vídeo na parte do boot mas quando chega na hora de carregar o windows 8.1 tanto para instalar como para entrar no dito ja instalado ele aparece a bandeirinha e aparece 2 bolinha do circulo que fica rodando quando esta carregando mas logo para e tipo reinicia, o teclado pisca como no boot mas não aparece mais nada no vídeo. ja a placa anterior uma GF 9600 funciona normal.

    ResponderExcluir
  41. galera estou aqui com a famigerada 945gcm que não desliga com um 2duo, seguindo o exemplo do Paulo Sérgio o afuwin não funicona no W7 x64. e via dos todos os comandos dão errro! Alguma dica/?? Esse afuwin roda no xp??/

    ResponderExcluir
  42. testei o afuwin no xp e da erro id incorreto. alguma sugestão??? alguem tem uma bios que rode legal com o 2 duo para me passar? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego no app marque a opção "do not check Rom id"

      Excluir
    2. Obrigado viajemdamente,já havia tentado de tudo...mas sua dica foi oq realmente funcionou...!

      Excluir
  43. Como faz essa atualização ? já procurei e não soube fazer... ao iniciar com o AFUWIN ele mostra a seguinte mensagem Erro:Loading Driver e não vai... não sei como fazer esse disquete ou pendrive bootavel com o o AFUDOS para então instalar a rom... preciso da ajuda de vós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta você marcar a opção de Ignorar o ID e executar o botão Flash. Funcionou perfeitamente para mim.

      Excluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.