-->

domingo, 9 de novembro de 2008

A MSI está complicando demais o download de BIOS.

Se você tem uma motherboard MSI, certifique-se de que pode encontrar o BIOS mais recente no site e guarde uma cópia. Eu peguei uma MSI PM8M3-V H para gravar o BIOS e fiquei surpreso ao não conseguir baixar os arquivos no site oficial. Para esse modelo só existe opção de baixar BIOS através do Live Update.

Maasssss... O Live Update só funciona em placas MSI e só baixa o BIOS da placa onde está rodando. Ou seja: para conseguir baixar o BIOS da PM8M3-VH morta a MSI quer que eu arrume outra placa igual funcionando, ou peça a alguém que tem uma para baixar por mim.

Procurando no Google eu encontrei diversos sites que supostamente teriam uma cópia do BIOS dessa placa, mas a maioria apenas faz um link para onde estava o BIOS no site da MSI ou tinha uma versão inadequada. Apelei até para o site russo, que tem alguns BIOS para download tradicional, mas só da versão 1.xx (a PM8M3-V H requer BIOS v3.xx).

Procurando mais eu encontrei o diretório desprotegido da MSI japonesa, com centenas de arquivos de BIOS. E por precaução estou baixando todos eles de uma vez usando o flashget. No meio deles eu encontrei um BIOS adequado para o meu caso, mas ainda assim não é a versão mais recente (lá a última versão é a 3.4 e eu sei que a versão mais recente é a 4.1).

Mas o que importa é que funciona. Com esse BIOS pelo menos eu já consegui recuperar a placa do cliente. Na pior das hipóteses, caso o cliente queira a versão mais recente possível, vai ter que levar assim mesmo, baixar a versão mais recente e depois trazê-la junto com o chip (eu coloquei um soquete na placa dele) para que eu grave outra vez.

Edit: O cliente disse que o que importa a ele é a placa "viva". A versão do BIOS é irrelevante.

Edit: Já baixei os arquivos do site japonês. No total são cerca de 1471 arquivos e 514MB. Se o flashget ficar empacando por volta de 95%, experimente determinar que cada download só possa ter uma thread (o default são cinco), tentar com outra versão do flashget ou um outro dia.

13 comentários:

  1. ahahahaha. tem mais! Saiba que o live update é bichado. Eu estou justamente com uma PM8M3-V aqui que o live updade ferrou tudo. O bios que ele baixou por incrive que pareça não é compativel com a placa, foi gravado e deu pau, a placa não inicializa o teclado corretamente. Os bios que achei no google por ser versa 1.x não serviram nesta placa de forma alguma.

    Também vou fazer um dump deste diretório da MSI e guardar aqui, tal como já fiz com aquele velho diretório da PCCHIPS onde tem os drivers das placas antigas.

    ResponderExcluir
  2. Ah.. me permita uma pergunta "preguiçosa". Como você determinou qual destes arquivos ai do diretório da msi.jp é adequado a sua placa?

    ResponderExcluir
  3. Luciano,

    Como você determinou qual destes arquivos

    Toda placa MSI tem dois códigos. Um que tenta descrever a placa e outro mais simples, meramente sequencial. O da PM8M3-V é MS-7211. Os dois códigos são impressos na placa.

    A MSI nomeia os arquivos com esse código mais simples seguido pela versão. Então eu só precisei pegar o arquivo 7211v34.zip.

    Tenha em mente que o diretório tem BIOS de outras coisas além de motherboards.

    aquele velho diretório da PCCHIPS

    Onde? Eu tenho uma penca de drivers e manuais PC Chips, mas espalhados. E seria bom ter quase tudo da PCChips em um só lugar. Se eu conheço esse diretório, não me lembro.

    ResponderExcluir
  4. Opa! Grato pela dica, agora fica facil achar o bios dessa placa MSI e recupera-la.

    Quanto a PCChips, não seja por isso.

    BIOS:
    http://pcchipsusa.com/support-newdownload2.asp

    BIOS2:
    http://pcchipsusa.com/support-pcchips-bios.asp

    DRIVERS:
    http://pcchipsusa.com/support-driver.asp

    A questão sobre estes links é que na pagina da PCCHIPS não tem acesso a estes link, pelo menos eu não consegui achar. Eu cheguei nestes links atraves do Google. Pelo visto devem ter tirado os links da pagina de downloads mas não apagaram os documentos do servidor.

    Obviamente antes que isso desapareça do servidor deles, eu tratei de pegar o WinHTTrack e fazer um mirror dessas paginas no meu micro.

    Nestas paginas só tem a velharia da PCChips, como SYS530, M812, etc... vale a pena guardar, principalmente a gente que descasca abacaxi.

    ResponderExcluir
  5. Luciano,

    Não me lembro se já havia sacado isso antes, mas...

    Bem vindo ao meu blog, Sturaro!

    ResponderExcluir
  6. Revoltante!!!!!

    Em pleno século 21 um fabricante de motherboards fica dificultando, mas DIFICULTANDO a vida dos usuários, escondendo e praticamente impossibilitando um download que eu acho que praticamente deveria ter um link na página inicial do site.

    ResponderExcluir
  7. perdoe minha ignorancia, mas não consigo acessar o site japones, poderia disponibilizar o link ?

    ResponderExcluir
  8. O link está no post. A MSI japonesa é que esvaziou o diretório.

    ResponderExcluir
  9. http://www.msi-computer.co.jp/support/bios/index.php?p=PM8M3-V2%20/%20PM8M3%20H-V

    A manha é a seguinte: retire a terminação /bios/ do endereço do site japones da MSI e abrirá normalmente: no canto superior direito há uma barra de buscas do Google; digite o nome do arquivo da BIOS (Ex: 7211v34.zip) e ele te levará justamente para esta página que eu coloquei lá em cima! Façam isso com qqer arquivo/bios e com certeza dará certo. Espero ter ajudado Jeferson e o "anonimo". Jefferson, se vc puder, Up um arquivo zip. no 4shared com todas as BIOS que vc conseguiu, ok? Seria de grande valia e ajuda atodos nós, descascadores de laranjas.
    Grande abraço a todos e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  10. Parabens Jefferson pelas dicas. Voce ajudou a resolver um problema que eu alem de outras pessoas estamos encontrando tentando acessar o site do fabricante para baixar a bios de uma placa simples mae. Imagine o que eles nao fariam se fosse uma informação relevante. Reforço a sugestão do Bruno se voce puder fazer um upload para o 4shared sera de grande ajuda para os demais internautas que precisam recuperar placas da MSI.Gto

    ResponderExcluir
  11. Prezado Jefferson, já está disponível no site acima a versão 3.5 da placa MSI PM8M3-V.
    Abcs Valeu pela dica do site.

    ResponderExcluir
  12. Cara, parabéns pela iniciativa. E Bruno muito obrigado pelo link. Deu tudo certo.

    "É assim que as mentes brilhantes se destacam."

    ResponderExcluir
  13. Anônimo4/3/13 14:55

    Rapaz, eu to com a pulga atrás da orelha. Tenho o mesmo exato problema que você, mas no link que encontreio para o modelo da placa mãe MSi me aparece Bios da AWARD, mas o CPUZ me fala que a BIOS é Phoenix. Tem algum palpite?

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.