-->

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Medidor de Consumo de Energia PMM2010

Acabo de colocar no ar a versão inicial do review de um aparelho que deve interessar fortemente muitos de meus leitores. O PMM2010 é um medidor de energia e wattímetro que vai fazer você querer ter um cartão de crédito internacional, se já não tiver um :)



A partir de hoje eu vou passar a publicar também posts relacionados com consumo de energia, onde vou contar o resultado de minhas medições e análise sobre o consumo de energia de diversos aparelhos.

49 comentários:

  1. Eu acabo de constatar que o cálculo de kWh/dia é feito na virada de cada 24H energizado e não sobre as últimas 24H.

    Resta saber se o valor que é colocado lá é o do último intervalo de 24H ou se é uma média de todos os intervalos.

    ResponderExcluir
  2. Muito, mas MUITO bom o review, cara. Imagine se o produto viesse com um manual de instruções com, nem que fosse, 10% dos detalhes que você traz no review...

    ResponderExcluir
  3. Jefferson, eu não entendo nada de elétrica, mas só quis escrever pra dizer que fiquei de queixo caído com o capricho e escopo do seu review. PQP, parabéns!

    PS: Arruma um bico de redator de manual por aí, que você fica milionário =).

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um Kill A Watt.
    Basicamente faz o mesmo que PMM2010, mas sem os ideogramas e gambiarras.

    Quase cheguei a importar, mas dai achei pra vender aqui no Brasil, um pouco mais caro, mas pra mim compensou.

    https://www.pluginformatica.com.br/loja/produto-10-5053-medidor_de_consumo_de_energia_kill_a_watt_p3_international_voltagem_110v__p4400

    ResponderExcluir
  5. Jefferson,

    Ótimo este seu review.

    Este aparelho parece ser realmente bem melhor que o Kill A Watt ( comprei no eBay ), que é para 110V e faz a mesma coisa, mas perde toda a informação ao desligar da tomada e não tem os cálculos maceteados, nada que não se resolva com uma calculadora.

    Eu teria curiosidade em verificar a precisão do Kill A Watt para medir FP, potência Ativa e aparente ( com o ferramental que tenho não dá para checar ), mas certamente deve ser menor que o desse seu aparelho ( pelo menos para tensão e corrente os valores foram bastante próximos ).

    ResponderExcluir
  6. Intruder e David,

    Eu "namorei" por muito tempo o Kill A Watt, mas o preço e a dificuldade para encontrar um modelo de 220V me fizeram empurrar a decisão de compra por anos. O PMM2010, mesmo requerendo gambiarras para ser usado, vale mais a pena para mim. O único recurso do KaW que realmente faz falta no PMM2010 é a resolução de 1W, mas eu preciso de um modelo para 220V.

    E, caramba... o KaW perde tudo ao desenergizar? Isso é tão... século passado... :)

    ResponderExcluir
  7. É, mas para o uso que dou nele é ótimo mesmo perdendo tudo ao tirar da tomada.

    Mas estes recurso de preservar as informações sobre o consumo é ótimo para funcionar como "relógio de luz", o que não me faz tanta falta.

    ResponderExcluir
  8. Eu finalmente entendi como funcionam as leituras de kWh/h, kWh/dia e kWh/mês. O review foi atualizado com as explicações.

    Intruder, qual é a tensão de rede aí em Salvador?

    ResponderExcluir
  9. Tem o Modelo Kill A Watt EZ que mantem a memória mesmo fora da tomada.

    ResponderExcluir
  10. Intruder,

    Aqui eu pago 0,49 por kWh, já incluídos os 25% de imposto.

    700kWh é seu consumo mensal ou trimestral?

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente é mensal ( é até maior que isso ).

    ResponderExcluir
  12. Intruder,

    Eu consumo cerca de 250kWh/mês, sozinho (temos um medidor só para mim) e não tenho nem ar condicionado, nem geladeira. O consumo das outras quatro pessoas da família, computado por outro medidor, é de 300kWh, com geladeira, ar condicionado, micro-ondas, uma TV por quarto, etc.

    Eu comprei esse medidor porque toda a lógica dizia que minha medição tinha que estar errada, porque eu sozinho não posso consumir quase a mesma coisa que o resto da casa. Depois de ter conferido, estou achando que o medidor do resto da família é que é generoso.

    E isso eu ainda vou medir.

    ResponderExcluir
  13. Meus "brinquedos" gastam realmente muita energia.

    ResponderExcluir
  14. Ola Jefferson, não sou engenheiro nem tecnico em elétronica, mas gosto do assunto.

    Estou pensando em comprar um Medidor PMM2010, para usar em um ar-condicionado de 7500 btus (acho que a potencia dele deve ser uns 1000w). Pelos teste que você fez, você acha que esse medidor aguenta esse ar-condicinado 8 horas por dia ?

    Obrigado pela atenção,

    ResponderExcluir
  15. Bruno,

    Deveria aguentar 24 horas por dia. Não vejo nenhum impedimento. Eu tenho um medindo um apartamento inteiro há meses, 24/7.

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de comprar este aparelho, mas nao estou encontrando, alguem sabe onde vende?

    ResponderExcluir
  17. Intruder A66/5/09 12:24

    O meu peguei no Ebay, o melhor lugar para comprar um desse é lá.

    ResponderExcluir
  18. Eu comprei esse chinês no dealextreme, mas dei azar de ter a encomenda extraviada DUAS vezes, nessa segunda vez foi rastreado e foram os correios brasileiros que aparentemente perderam...

    Não sei se o dealextreme vai tentar mandar novamente, acho que o erro foi ter escolhido o airmail normal, a única alternativa é tentar comprar por EMS, mas o frete sai mas caro que o aparelho... Enfim ... muito azar...

    ResponderExcluir
  19. Anônimo,

    Deve ser azar mesmo. Eu já perdi a conta de quanto aparelhos comprei (certamente mais de sete), sempre por correio normal, e sempre chegou.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pelo Review, se ainda precisar de ajuda com o Delphi, me procure. Interfaceamento de hardware com o Delphi é comigo mesmo.

    Tio Peroba

    ResponderExcluir
  21. Anônimo4/7/09 22:38

    Alguém sabe onde comprar o PMM2010 aqui no Brasil ?? e sem querer muito com boleto bancário ou depósito em uma Conta Corrente, pois não tenho cartão de crédito. A tensão onde moro é de 220V, o que impossibilita o aparelho da Kill. Um abraço a todos e Jefeferson Parabéns pelos Post's.
    Jayson Jr.

    ResponderExcluir
  22. Ola amigos
    Fiquei muito interessado no PMM2010 ate descobrir que ele não suporta mais do que 10 A
    Só meu chuveiro puxa 32 A, microondas 13 A, Aquecedor 12 A, e aí como ele vai medir o consumo mensal. Para medir o consumo de cada aparelho é so usar um Amperimetro alicate e multiplicar pela tensão local.

    ResponderExcluir
  23. "Para medir o consumo de cada aparelho é so usar um Amperimetro alicate e multiplicar pela tensão local."

    Isso mede potência instantânea e não consumo.

    ResponderExcluir
  24. Intruder A622/7/09 07:39

    Além de que você não sabe o fator de potência, que no caso pode fazer com que o consumo reativo seja o dobro ou mais que o consumo real.

    ResponderExcluir
  25. Ok o aparelho finalmente chegou, depois de dois extravios, pedi por EMS e chegou. Já estou usando pra tentar descobrir o que está gastando tanta energia aki em kza.

    Agora a pergunda de 1M de dólares: Pra que pexte serve o botão do meio??

    ResponderExcluir
  26. Ainda não tem função. O PMM2010 poderia ter uma função "timer" que não foi implementada ainda. Talvez o botão seja usado por ela.

    ResponderExcluir
  27. Outra pergunta pra tu Jefferson, suponha que deixei ele medindo o consumo da casa com a adaptação que vc mostrou. O que acontece se a corrente passar dos 10a de especificação do aparelho? vi a foto dele que vc mostrou e não achei nenhum fusivel...

    ResponderExcluir
  28. Eu coloquei um disjuntor. Se passar dos 10A vai desligar tudo. Eu não tenho chuveiro elétrico, forno micro-ondas ou ar-condicionado nesse apartamento. A corrente nunca chegou a 10A.

    ResponderExcluir
  29. E Jefferson (pow ja tow abusando!), estou querendo fazer uma adaptação inspirada na sua, só que não quero mexer dentro do aparelho, tow pensando em fazer a adaptação direto na entrada e saída do aparelho.

    pela interpretação que fiz das suas fotos, eu pegaria o fase da casa(ou seção) e ligaria na entrada do aparelho(no buraco da fase, adaptando: fase casa->dado junção->tomada macho->entrada fase aparelho, leia-se 'gambiarra', mas deve ser seguro), daí eu pego a saida fase do aparelho e ligo devolta no quadro (no lugar estava ligado o fase da casa), e a saida neutro do aparelho eu simplesmente conecto na barra do neutro do quadro.

    Acredito que está certo assim né? a unica diferença para o seu esquema seria a ausencia do capacitor, qual seria o prejuízo da ausencia do capacitor?

    ResponderExcluir
  30. Eu não entendi isso:

    "eu pegaria o fase da casa(ou seção) e ligaria na entrada do aparelho(no buraco da fase, "

    No "buraco da fase" dá a entender que você vai ligar na tomada frontal, mas você tem que ligar é no plug.

    "a unica diferença para o seu esquema seria a ausencia do capacitor"

    Como assim? Se você conecta o aparelho à alimentação não tem jeito do capacitor estar "ausente", a não ser que você abra o aparelho e o remova.

    ResponderExcluir
  31. kkk, enrolei demais a descrição.Ok tomando a 1a foto abaixo de "adaptação 1" no seu texto, estou supondo a seguinte ligação (fingindo que não tem DR): fio branco-> fase da casa , fio vermelho->fase da rua , azul->neutro, é isso...

    Ah ok, o capacitor ja vem com o aparelho, pensei que vc que tivesse colocado...

    ResponderExcluir
  32. Anônimo5/9/09 08:41

    Caro Tomé...Verifiquei seu comentário sobre o medidor Kron até 20A e citanto a empresa Direl do Rio de Janeiro como a que você conseguiu as melhores condições para a compra.Fico muito feliz, pois sou sócio dessa Empresa e posso esclarever eventuais dúvidas...Abraços a todos ..Elias...

    ResponderExcluir
  33. Jefferson, sou de Piedade/PE, há tempos que procurava tal equipamento só hoje conseguir localizar no ML. devo usá-lo da seguinte forma; Tenho ar condicionado com um time mecânico Zienzle, por questão de economia o mesmo funciona durante a noite em intervalos pré definidos por mim, ou seja, durante toda a noite o ar condicionado só liga (funciona) durante 3 horas. Tendo esses parâmetros como referencia, segue a utilidade deste equipamento para mim. Devido o tempo que o ar condicionado fica parado o quarto “ESQUENTA” e quando o time é acionado o compressor permanece ligado todo o intervalo de tempo até que o time corte a energia novamente. Desta forma com esse aparelho irei verificar se realmente compensa ou não manté-lo com o time visto que o grande vilão do ar condicionado é o compressor, pois o mesmo em situações normais (SEM TIME) não trabalha (LIGA) continuamente. Devo fazer também os mesmos testes no freezer e geladeira visto que tenho um time ligado aos dois equipamentos por 24 horas. Mauro

    ResponderExcluir
  34. Caro Jefferson,
    Tenho pesquisado esse tipo de ferramenta (PMM2010 e KaW) e acabei em seu fórum. Após ler as informações ainda permaneceram algumas dúvidas, desculpe-me se lhe parecerem elementares. Uma vez que o KaW não faz leitura em 220V, a única opção seria o PM2010? Para determinar o eletrodoméstico ou aparelho "vilão" da conta de energia seria o aparelho certo? Quanto tempo demoraria esta leitura? Seria possível comparar um aparelho antigo, que teria um consumo maior com outro mais moderno, em tese mais econômico? Agradeceria muito a sua atenção. Grato, Davi - Curitiba.

    ResponderExcluir
  35. Respondendo na ordem:

    Sim. Sim. Dependendo do aparelho, um minuto ou um dia. Sim.

    ResponderExcluir
  36. Jefferson tudo bem.
    Olha venho postar os resultados dos testes dos eletrodomésticos mencionados acima Freezer+Geladeira e o ar condicionado. Bem, o Freezer + Geladeira (SEM O TIMER) da Zienzle durante 24 horas consumiu 2,75kw/h. (COM O TIMER) programado por mim sem prejuízo algum quanto as resfriamento interno dos mesmos, consumiu 2,07kw/h, uma economia de 33%. Quanto ao Ar Condicionado, a diferença foi a seguinte; (SEM O TIMER) na regulagem de frio mínimo durante 6 horas, verificou-se um consumo de 2,42kw/h. Já (COM O TIMER) na mesma regulagem (frio mínimo)durante 3,5hs (três horas e meia) houve um consumo de 2,03kw/h, notando-se economia de energia de 20% sem comprometer o resfriamento do quarto. Como já tenho esse Timer a pelo menos quatro anos, acredito depois dos testes realizados que valeu cada centavos aplicado nele. Sem esse excelente aparelho PM2010 seria impossível chegar a esses números.Espero ajudar alguém com esses números. Valeu e até a próxima. Mauro.

    ResponderExcluir
  37. Pela natureza e meu bolso4/1/10 21:26

    Jefferson, parabens pelo "manual" postado.
    Como faço para comprar o PMN2010 ? Sou de Recife, por acaso vc tem algum para revenda ???

    ResponderExcluir
  38. Tiago Sgarbi23/2/10 22:47

    parabens pelo manual jefferson...
    antes a santa ifigenea inteira hj e nao achei nenhum produto parecido e entao decidi comprar esse...
    divido republica e coloquei ar condicionado no meu quarto, e para nao ter brigas na hora de dividir a conta estava a procura de um aparelho desse tipo...nesse eu consigo saber a qtidade de kwh gastos por mes pelo ar condicionado neh?
    obrigado

    ResponderExcluir
  39. Olá
    Jefferson, parabéns! Um excelente tutorial.
    Eu estou pensando em fazer algo semelhante utilizando um placa ARDUINO. Estou me baseando nesse site http://openenergymonitor.org/emon/node/42.

    Infelizmente estou com problemas. O fabricante do transfomador de corrente não envia para o Brasil.
    O circuito é simples mais é muito funcional. Só fato de ser não invasivo ajuda muito na hora de se efetuar medições.

    Ailton

    ResponderExcluir
  40. O circuito é simples mas também muito "grosseiro". Se na sua finalidade isos não é problema, tudo bem. Mas tendo um arduíno eu iria preferir interfacear diretamente com o CI da Analog Devices que faz medição. É capaz de sair mais barato para importar que o sensor se corrente.

    ResponderExcluir
  41. MhagnumDw29/4/10 00:30

    Jeff, já localizou outro medidor lá na DealExtreme? Procurei pelo termo "Power Consumption", mas só localizei o que você fala aqui.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  42. jefferson tentei ver o review mais link ta off tem como postar novamente

    ResponderExcluir
  43. Daqui funciona normalmente.

    ResponderExcluir
  44. WilsonMoreira30/7/10 15:51

    Olá pessoal!
    Depois de incomodar o Jefferson com perguntas de uma pessoa ignorante como sou, revelo minha grande satisfação com o resultado deste PMM2010!
    Feitas as modificações sugeridas no "review" está funcionando 100%!
    Devemos agradecer incansadamente ao Jefferson por este "Banquete". Grande cooperador, dedicado e evoluído. "Só não pode pisar no calo dele, rsrs."

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  45. É com muito desgosto que comunico-lhe que após ler seu super detalhado review, continuei procurando algum modelo de wattimetro aqui no Rio de Janeiro, e para a minha surpresa, ao "cair" no mercado livre, observei que há vários sendo vendidos iguais ao seu e aparebtemente (se não foi você mesmo quem fez), ROUBARAM SUAS IDÉIAS NA CARA DURA. É UMA VERGONHA. Muito obrigado e boa sorte.

    ResponderExcluir
  46. José,

    Eu vendo o aparelho, mas nunca vendi pelo Mercado Livre. Talvez passe a vender em breve.

    Eu só me incomodo se estiverem usando meus textos , minhas imagens ou qualquer outra coisa que *eu* tenha produzido. Se as pessoas apenas estiverem ganhando dinheiro com algo que aprenderam a fazer comigo, eu não me incomodo.

    ResponderExcluir
  47. E ai Jefferson

    Parabens pelo post6 apesar de ser um pouco das antigas rs...

    Entao to precisando urgente de um desses no Ebay nao encontro mais sera que ja tem um mais att

    ResponderExcluir
  48. E ai Jefferson Ja tem algum modelo mais recente pois nao estou mais encontrando desses pra comprar

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.