-->

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Como abrir um arquivo texto de 3.8GB...

...sem ter que esperar um dia inteiro!

Se você já tentou abrir um arquivo grande (uns 60MB ou mais) no Notepad ou no WordPad já percebeu que a experiência não é das melhores. Imagine então tentar visualizar o conteúdo de um arquivo de estúpidos 3.8GB!

Eu tive esse problema hoje. Estou investigando o problema de um cliente e cheguei até o arquivo drwtsn32.log, que deveria ter uns poucos MB mas chegou a absurdos 3.8GB em menos de 15 dias de instalação do XP. Só o tamanho exagerado do arquivo, cuja função é ajudar a rastrear problemas, já estava criando outros problemas: drwtsn32.exe estava praticamente travando o computador toda vez que era evocado e por isso nem chegava a alimentar o log do Visualizador de Eventos (eventvwr.msc). E eu precisava ver que aplicação estava fazendo isso com data e hora de quando começou para comparar com outros logs do Windows. E para isso eu tinha que visualizar o conteúdo daquele arquivo.

Só consegui com o freeware Large Text File Viewer. Quando o arquivo é aberto o programa começa a indexá-lo. Um processo que levou 2m58s para as 32.8 milhões de linhas do arquivo de 3.8GB, mas enquanto o arquivo está sendo indexado você já pode ir vendo a parte do arquivo que está pronta, por isso nem senti que o processamento estava ocorrendo em background. O consumo de memória é mínimo, reportado como 37MB de Virtual Size e 6.7MB de Working Set (Process Explorer) mesmo com um arquivo imenso desses aberto.

21 comentários:

  1. Anônimo8/5/08 17:23

    Fui surpreendido com esse arquivo uns meses atraz quando chegou praticamente a esse mesmo tamanho...(não lembro exatamente quanto, mas era bem grande)
    Não me lembro exatamente o que fiz, mas acho que eu deletei o arquivo e usei a milagrosa combinação kaspersky+icesword...dai acabou o problema... :)

    ResponderExcluir
  2. Muito boa dica, esse programa faz o que promete e é muito leve - nem necessita instalação.

    A busca dentro do arquivo aberto também foi bastante rápida, e me resolveu o problema.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Fantastico! Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/5/10 09:00

    Que maravilha!!! Realmente faz o que promete, consegui abrir um log de 3,6 gigas em minutos, sendo que o wordpad estava a 3 dias abrindo o arquivo, consumindo 2 gigas da ram e 90% do processamento. Acabo de fazer o teste com outro log de 12 gigas.. que maravilha!!! Sensacional!!! Vlw pela dica!

    ResponderExcluir
  5. SALVOU O DIA!!! Excelente dica!

    ResponderExcluir
  6. Ótima dica cara! salvou meu dia! Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Eu utilizo o programa Editplus para abrir arquivos gigantes. Ele possui um gerenciamento de memória interno para possibilitar a leitura.

    ResponderExcluir
  8. Funcionou tranquilo.. vlw's (:

    ResponderExcluir
  9. Perfeito... Valew

    ResponderExcluir
  10. Excelente ! O meu arquivo tinha 3.5 GB

    ResponderExcluir
  11. Salvou meu dia!

    ResponderExcluir
  12. certo. Vamos tentar com 8gb agora..

    ResponderExcluir
  13. Anônimo4/3/13 10:29

    tava com um arquivo txt de apenas 440MB e nao abria de jeito nenhum, valeu pela dica, salvou minha semana! hashuas

    ResponderExcluir
  14. Anônimo9/1/14 12:41

    Otima Dica, 6Gb abertos em um minuto. Valeu mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  15. Cara, sua dica vale ouro. Eu precisava abrir um arquivo com 640 MB gerado num programa meu e não conseguia nem com Notepad ou Worpad. Baixei este aplicativo e num piscar de olhos o arquivo abriu com suas 5.500.000 linhas de texto. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Então, eu tenho um arquivo aqui de 27gb, ele leu umas 4 bilhoes de linhas e depois fechou sozinho, alguém tem outra solução? valeu

    ResponderExcluir
  17. Saudações.
    Dica excelente. Programa funcionou muito bem para abrir um log de 8 GB.

    ResponderExcluir
  18. Guilherme Carvalho31/3/18 23:35

    Muito obrigado! Excelente programa!

    ResponderExcluir
  19. Top! apenas para extração das linhas de ficou devendo

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.