-->

terça-feira, 3 de outubro de 2006

Você se conecta, mas nenhum site abre?

Neste exato momento, estou com esse problema. Já há várias horas que minha conexão com a OI Internet em Recife não me deixa navegar para lugar nenhum. E é a segunda vez em 15 dias que isso acontece. Na vez anterior, acho que a OI ficou assim por umas 24H.

Nesse caso específico, o problema é nos servidores DNS da OI, que não estão lá para traduzir os endereços que eu digito em números IP que o browser necessita para funcionar. É fácil constatar que o problema é de DNS: basta ter o número IP de alguns sites e tentar acessá-los pelo número.

Por exemplo:
  • GMAIL: 12.80.1.4
  • google.com.br: 216.239.39.104
  • www.youtube.com: 208.65.153.242

Se você consegue acessar pelo número, o problema é de DNS. Se nem pelo número vai, é porque o link do seu provedor deve ter caído.

Mas você pode estar se perguntando como é que eu estou conseguindo fazer esse post se nesse exato momento meu provedor está com problemas. É que quando isso acontece eu vou no Windows, em Propriedades do protocolo TCP-IP, e coloco o endereço de um servidor DNS de um outro provedor da minha cidade, que eu sei que funciona mesmo quando estou acessando pela OI. Isso se sobrepõe ao servidor DNS indicado automaticamente pela OI e minha conexão, sem nem precisar reiniciar o computador (usando o XP, pelo menos), volta a funcionar 100%.

O servidor DNS que uso é de um outro provedor de Recife que eu pago mensalmente para não perder o e-mail de lá e que quase nunca uso. Mas eles não tem como saber que sou um cliente, por isso esse pequeno artifício funcionaria para qualquer um.

Se você já teve esse problema alguma vez, eu recomendo que você descubra o número de um servidor DNS alternativo que funcione sobreposto ao seu servidor DNS habitual e deixe anotado em algum lugar. Quando você precisar dessa informação, é bom que esteja no seu computador e não na Internet :)

Nesta página da ABUSAR
, existe uma lista de servidores DNS, mas nenhum dos que testei funcionou comigo quando precisei. Só mesmo o servidor do meu provedor local. Imprima e guarde, porque pode ser útil um dia.

2 comentários:

  1. Tenho estes problemas as vezes. Principalmente ao trocar de provedor para a globo.com, descobri que eles bloqueiam alguns sites de torrent.
    Solução: bota opendns no google.
    Oferece um servidor DNS free com sistema anti-fraude para sites suspeitos. Bem interessante e grátis.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela dica!

    Já conferi e os servidores DNS são:

    * 208.67.222.222
    * 208.67.220.220

    ResponderExcluir

Siga as regras do blog ou seu comentário será ignorado.